Já nasceu a fábrica Ferrari do futuro - Revistacarros
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
  • Motosport
  • Motomais
  • Offroad Moto
  • Revistamotos
  • Calibre12
  • Mundonautico
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
Revistacarros


Já nasceu a fábrica Ferrari do futuro

Ricardo Carvalho by Ricardo Carvalho
22/06/2024
in Atualidade, Destaques
A A
Já nasceu a fábrica Ferrari do futuro

Share on FacebookShare on Twitter
FacebookXRedditEmailWhatsApp

O futuro da Ferrari é térmico, híbrido e elétrico porque “cada motor é capaz de garantir as emoções de condução típicas de um Ferrari”, segundo a empresa do Cavalo Empinado. E os Ferrari que pertencem a este futuro nascerão no novo e-building de Maranello.

Uma nova fábrica para uma nova abordagem à produção, que acaba de ser inaugurada na presença do Presidente da República Italiana, Sergio Mattarella, e que entrará gradualmente em funcionamento até ao final do ano.

Um local com 25 metros de altura e uma superfície de 42.000 metros quadrados, para cuja construção foram investidos cerca de 200 milhões de euros. Para além dos números, a nova fábrica corresponde à definição de Fábrica 4.0: automatizada, digitalizada e eficiente.

No mundo automóvel, muitas fábricas novas estão a ser construídas desta forma, mas o projeto Ferrari e-building é único no sentido em que estamos a falar de uma fábrica capaz de montar qualquer modelo da gama. Este não é um pormenor insignificante, considerando que estamos a falar de carros especiais, produzidos em séries limitadas e caracterizados por um nível muito elevado de personalização por parte do cliente.

Related Post

Restyling do Tesla Model S e X está pronto

Restyling do Tesla Model S e X está pronto

14/06/2025
O que muda no BMW XM para 2025?

O que muda no BMW XM para 2025?

14/06/2025
Alfa Romeo e Maserati vão trabalhar juntas para sobreviver

Alfa Romeo e Maserati vão trabalhar juntas para sobreviver

14/06/2025
GTI

Afinal o primeiro GTi elétrico é o Peugeot 208

13/06/2025

A digitalização total dos processos abre, portanto, novas oportunidades para a Ferrari racionalizar a produção, o que deve favorecer a qualidade, a flexibilidade e, portanto, a velocidade de desenvolvimento de novos modelos, dependendo da demanda do cliente e da evolução do processo de transição tecnológica.

E, deste ponto de vista, um dos aspetos mais inovadores é o facto do e-bulding poder produzir qualquer modelo da gama Ferrari, do 296 ao 12Cilindri, passando pelo Purosangue e pelo Roma… enquanto se aguarda o futuro Ferrari elétrico. Depois há a componente dos recursos humanos, que começa com a qualidade do ambiente de trabalho em termos de conforto acústico, temperatura, zonas verdes e conforto visual com a combinação correta de iluminação natural e artificial.

E, claro, a ergonomia dos postos de trabalho, facilitada por robots “colaborativos” que ajudarão os trabalhadores, adaptando o seu comportamento às suas necessidades físicas e operacionais.

O e-building inclui também um espaço dedicado à formação dos trabalhadores na eletrificação da marca, com especial incidência nos motores eléctricos e na química das baterias e em processos como a montagem: uma reciclagem do pessoal que começou há dois anos.
Como já foi referido, o primeiro modelo elétrico da marca será fabricado no e-building, a partir de 2025. Ainda não se sabe nada de oficial em termos de especificações técnicas, mas um aspeto interessante da estratégia de produção foi adiantado: componentes-chave, como o motor ou as baterias de alta tensão, serão construídos lá.

Tags: Ferrari e-Building
Ricardo Carvalho

Ricardo Carvalho

Related Posts

Restyling do Tesla Model S e X está pronto
Atualidade

Restyling do Tesla Model S e X está pronto

by Ricardo Carvalho
14/06/2025
O que muda no BMW XM para 2025?
Atualidade

O que muda no BMW XM para 2025?

by Ricardo Carvalho
14/06/2025
Alfa Romeo e Maserati vão trabalhar juntas para sobreviver
Atualidade

Alfa Romeo e Maserati vão trabalhar juntas para sobreviver

by Ricardo Carvalho
14/06/2025
Next Post
Honda lança N-VAN e: um mini-EV comercial para o mercado japonês

Honda lança N-VAN e: um mini-EV comercial para o mercado japonês

Adamastor Furia é o novo superdesportivo “Made in Portugal”

Portugal-Turquia: quem ganha nos carros?

  • Trending
  • Comments
  • Latest
Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

13/03/2024
Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

13/05/2024
Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

12/02/2024
Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

19/02/2024

Toyota Corolla 2019: interior em 360 graus

0
Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

0
bmw serie 3 interior

BMW Série 3 2019: interior em 360 graus

0
tractor más rápido del mundo

Aí está o trator mais rápido do mundo: 1.000 CV e 217 km/h de velocidade máxima

0
Restyling do Tesla Model S e X está pronto

Restyling do Tesla Model S e X está pronto

14/06/2025
O que muda no BMW XM para 2025?

O que muda no BMW XM para 2025?

14/06/2025
Alfa Romeo e Maserati vão trabalhar juntas para sobreviver

Alfa Romeo e Maserati vão trabalhar juntas para sobreviver

14/06/2025
GTI

Afinal o primeiro GTi elétrico é o Peugeot 208

13/06/2025

Sobre

Noticias do setor automóvel, novidades e ensaios.

Informação importante

Assinaturas
Contactos
Estatuto Editorial
Política de Privacidade
Termos e condições

Tags

100% elétrico Audi Bentley BMW BYD carros elétricos China Citröen CUPRA DS Automobiles Elétrico Elétricos Europa Ferrari FIAT Ford Honda Hybrid Hyundai KIA Lamborghini Lexus Mazda Mercado Mercedes-Benz Nissan Opel Peugeot PHEV Porsche Portugal Produção Renault Revista Carros & Motores SEAT Stellantis SUV tecnologia Tesla Toyota Vendas Videos Volkswagen Volvo Škoda

GRUPO V

Motosport
Motomais
Offroad moto
Revistacarros
Revistamotos
Calibre12
Mundonautico

© 2025 RevistaCarros

No Result
View All Result
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas

© 2025 RevistaCarros

Go to mobile version