No início deste mês, a Skoda revelou uma versão moderna da moto Laurin & Klement Slavia B de 1899.
Agora, a marca mudou o foco para outra peça do seu património, o Favorit, o seu último modelo desenvolvido de forma independente antes da aquisição pelo Grupo Volkswagen em 1991.
Desenvolvido com recursos limitados e criado sob o controlo comunista, o Favorit poderia facilmente ter sido mais um carro barato, feio e fácil de esquecer. No entanto, quando foi lançado no verão de 1987, o carro foi um sucesso e ajudou a impulsionar a Skoda “para a sua identidade moderna”.
O hatchback de cinco portas foi supostamente lançado com um motor de quatro cilindros de 1,3 litros que produzia apenas 63 CV (46 kW). Apesar da sua potência modesta, o Favorit seria exportado para vários países e a marca afirmou que demonstrava que os seus engenheiros eram capazes de “criar um carro atraente e de alta qualidade que chamava a atenção em todo o mundo”.
Hoje, o designer da Skoda, Ljudmil Slavov, criou uma versão moderna do Favorit. Desenvolvido ao longo de aproximadamente 120 horas, o conceito homenageia o design original de Bertone, ao mesmo tempo que apresenta uma estética moderna e sólida.
Leia também: Skoda já produziu 5 milhões de Fabia desde 1999
Essa não foi a única mudança, pois Slavov decidiu «atualizar a ideia original para os dias de hoje», transformando-o num pseudo crossover elétrico. Na prática, é um pouco semelhante ao Hyundai Ioniq 5 e ao Kia EV6.
Curiosamente, o designer decidiu não incorporar o Tech-Deck Face da Skoda. Parece a decisão certa, já que o original tinha uma dianteira relativamente simples. Ela é vagamente replicada no conceito, com faróis LED estreitos acompanhados por coberturas parcialmente translúcidas. Estas últimas pretendem lembrar os grandes faróis usados no modelo clássico.
Outras características notáveis incluem maçanetas “compartilhadas” e rodas côncavas. Elas são combinadas com um teto flutuante, um elegante pilar C e o emblema “SKODA” iluminado na traseira.
Slavov também imaginou um conceito de corrida, com para-choques exclusivos e revestimento robusto. Também podemos ver um difusor proeminente, um spoiler traseiro maior e um capô de libertação rápida.