A Hyundai aproveitou a presença no Salão Automóvel de Bruxelas, na Bélgica, para apresentar o seu primeiro monovolume 100% elétrico, o Staria Electric, que promete rivalizar com o ID.Buzz e o Kia PV5.
O Staria é um modelo que existe na gama da Hyundai há algum tempo, movido a motores de combustão, mas agora surge com um conjunto motopropulsor totalmente elétrico que aproveita o melhor da conhecida plataforma E-GMP, a mesma que serve de base para modelos como o Ioniq 5 bem como o EV9.

No entanto, o Staria Electé alimentado por uma bateria de 84 quilowatts-hora que beneficia de uma arquitetura de 800 volts, para permitir um carregamento mais rápido do que as baterias de 400 volts usadas por seus concorrentes. Além disso, a Staria elétrica conta com um motor elétrico de 215 cv de potência, que aciona o eixo dianteiro, o que faz do monovolume elétrico da Hyundai o único veículo elétrico com tração dianteira e bateria de 800 volts no portfólio da marca sul-coreana
A Hyundai revelou que a bateria do Staria permite carregamento rápido em corrente continua carregando de 10 a 80% em cerca de 20 minutos. Já autonomia anunciada no ciclo WLTP é de 400 km.
O Staria Electric estará disponível inicialmente com sete e nove lugares, e o seu interior promete atender a todas as necessidades de empresas de transporte familiar e de passageiros. Para isso apresenta-se com bancos deslizantes, piso plano, amplas superfícies envidraçadas e portas laterais deslizantes elétricas.
Nota ainda para os dois ecrãs 12,3 polegadas que contam com o mais recente sistema de infoentretenimento ccNC do Hyundai Motor Group, que oferece atualizações de software remotas e conectividade sem fios com Apple CarPlay e Android Auto.

O monovolume elétrico da Hyundai conta ainda com a função V2L, interior e exterior, portas USB de alta potência (100 W) e Digital Key. Além disso, apresenta uma capacidade de reboque de até 2 toneladas.

A Hyundai confirmou que o novo Staria Electric vai ser lançado na Coreia e na Europa no primeiro semestre de 2026, seguindo-se outros mercados.
Leia também:
















