A Hyundai Motor Company apresentou o novo camião Hyundai XCIENT Fuel Cell Classe 8 na Advanced Clean Transportation (ACT) Expo 2025 em Anaheim, Califórnia, demonstrando o seu compromisso contínuo de expandir o seu negócio de hidrogénio na América do Norte.
Durante a exposição, de 28 de abril a 1 de maio, a empresa demonstrou a pretensão de consolidar a liderança na transição global da energia do hidrogénio e reforçar a sua posição de mercado no sector dos veículos comerciais na América do Norte. Este objetivo será alcançado aproveitando a vasta experiência e as sólidas capacidades operacionais do Hyundai Motor Group (HMG) para criar um ecossistema mais limpo e mais resistente através da sua marca comercial de hidrogénio HTWO.
Na conferência de imprensa da ACT Expo da Hyundai, Ken Ramirez, Vice-Presidente Executivo e Diretor Global de Veículos Comerciais e Hidrogénio da Hyundai Motor Company, enfatizou o compromisso da empresa em fornecer soluções reais, prontas para o fabrico em massa, que fazem avançar a indústria, com tecnologia, fiabilidade e capacidade de produção.
“Na Hyundai Motor, estamos a redefinir o futuro da logística sem emissões nocivas ao ambiente, com soluções inovadoras que dão prioridade à segurança, eficiência e sustentabilidade”, afirmou Ramirez. “Ao alavancar tecnologias de ponta, como as funcionalidades dos Sistemas Avançados de Assistência ao Condutor (ADAS) e ao estabelecer parcerias estratégicas para melhorar as operações e as infraestruturas, estamos a capacitar os nossos parceiros de frota para operar num cenário em rápida mudança e liderar a transição para um futuro mais inteligente e sustentável.”
O alto responsável da Hyundai destacou ainda as capacidades do HMG em toda a cadeia de valor do hidrogénio – da produção ao armazenamento, transporte e utilização – para construir um ecossistema mais sustentável e resiliente, liderando a mudança para um futuro energético sustentável.
Em linha com o seu compromisso de expandir a logística limpa (zero emissões) através da mobilidade do hidrogénio, a Hyundai Motor apresentou o novo camião pesado Hyundai XCIENT Fuel Cell juntamente com o seu sistema líder de células de combustível. Este modelo foi apresentado pela primeira vez como um concept na ACT Expo 2024 e foi concebido especificamente para o mercado norte-americano.
O novo Hyundai XCIENT Fuel Cell é o primeiro veículo pesado movido a hidrogénio produzido em série no mundo, promovendo o transporte comercial com emissões zero.
Lançado em 2020, o Hyundai XCIENT Fuel Cell foi implantado em 13 países, registando mais de 13 milhões de quilómetros de condução acumulada na Suíça, onde foi inicialmente lançado, destacando a dedicação da Hyundai ao transporte sustentável, auxiliada por parcerias público-privadas.
O novo Hyundai XCIENT apresenta um sistema de célula de combustível de hidrogénio atualizado e, desde 2021, tem sido submetido a testes rigorosos em diversos climas e diferentes tipos de utilização na América do Norte.
Esses testes, combinados com a colaboração contínua com operadores de frotas, garantiram que o veículo atendesse a várias necessidades do cliente, incluindo transporte portuário e logística de média distância.
Especificações do Hyundai XCIENT Fuel Cell:
– Alimentado por um sistema de pilha de combustível de hidrogénio de 180 kW;
– Equipado com duas pilhas de 90 kW, assegurando uma produção de energia fiável;
– Equipado com uma bateria de 72 kWh;
– Inclui um motor elétrico de 350 kW, que proporciona um binário máximo de 2.237 Nm;
– Oferece uma autonomia máxima de 725 km em condições ótimas;
– Contém 10 depósitos de hidrogénio (capacidade total combinada de aproximadamente 68 kg);
– Inclui uma variante de trator Classe 8 adaptada à América do Norte;
– Peso bruto combinado de até 37,2 toneladas, adequado para aplicações pesadas.
O design interior do camião Hyundai XCIENT Fuel Cell foi melhorado para maior comodidade e conforto do condutor. As melhorias no interior incluem um painel de instrumentos totalmente digital de 12,3 polegadas, que oferece aos condutores informações claras e concisas num único olhar, e um sistema de infoentretenimento com ecrã tátil de 12,3 polegadas com botões físicos integrados na consola central para conveniência e ergonomia do condutor.
O novo modelo está também equipado com um conjunto abrangente de Sistemas Avançados de Assistência ao Condutor (ADAS) concebidos para melhorar a segurança e minimizar a fadiga do condutor.