Se construir hipercarros fosse fácil, todos o fariam (embora, ultimamente, pareça que isso é mais verdadeiro do que nunca).
Mas Jim Glickenhaus adora um desafio. O ex-cineasta e colecionador de Ferraris que se tornou empresário lançou a Scuderia Cameron Glickenhaus em 2004 com o sonho de competir no Campeonato Mundial de Resistência da FIA. Em 2021, esses sonhos se tornaram realidade com o carro de corrida SCG 007 LMH, construído especificamente para esse fim.
O 007 LMH continuaria a ter o seu quinhão de sucesso nas pistas. Conquistou a pole position em Monza e Spa e subiu ao pódio em Le Mans e Sebring. Infelizmente, a SCG retirou-se do WEC, mas isso significa que a empresa pode agora concentrar mais a sua atenção no que é mais importante para os consumidores: carros de estrada.
Conheça o SCG 007s.
Baseado no mesmo carro de corrida 007 LMH que disputou Le Mans, Monza, Sebring e tantas outras corridas durante a sua carreira, o 007s transfere as suas habilidades na pista para um carro de corrida totalmente legal para uso nas ruas.
Leia também: James Glickenhaus mistura super carro com carro de ralis
Tudo começa com o motor. O V8 biturbo de 6,2 litros do 007s transmite uns impressionantes 1000 CV.
A suspensão foi projetada com pistas como Le Mans em mente, com suspensão dianteira dupla e traseira pushrod, com barras estabilizadoras ajustáveis que podem ser reguladas de acordo com a pista ou o seu estilo de condução preferido.
As rodas de alumínio forjado com bloqueio central são ótimas para mudanças rápidas, por exemplo, se quiser colocar um par de pneus de corrida. E o 007s ainda possui macacos pneumáticos integrados, o que significa que você poderá fazer a maioria dessas mudanças rapidamente.
A aerodinâmica está praticamente inalterada em relação ao carro de corrida, com algumas atualizações. A parte dianteira ainda tem um difusor considerável com aletas em cada canto, uma vela vertical maior que se estende da parte traseira da cabine e um spoiler enorme. A SCG afirma que, mesmo com pneus slick, a aerodinâmica avançada permite que o 007s “funcione no limite da aderência”.
Mas não pense que a credibilidade de corrida dos 007 significa que não podem ser usados todos os dias. Eles têm portas ativadas hidraulicamente para facilitar a entrada e saída, um elevador dianteiro para que não se arranhe o nariz e, sim, até ar condicionado.
O SCG 007s faz a sua estreia pública na Villa d’Este deste ano, no Lago Como, Itália, antes de chegar aos clientes, esperamos que ainda este ano. Ainda não sabemos quanto custa, mas esperamos pagar uma pequena fortuna por tanto pedigree de corrida.