A Alfa Romeo decidiu criar uma edição radical e limitada do Giulia Quadrifoglio, que combina excelência italiana, máxima performance com 520 cv e total exclusividade.

O Giulia Quadrifoglio Luna Rossa, apresentado no Salão Automóvel e Bruxelas, é o primeiro fruto da colaboração entre a Alfa Romeo e a Luna Rossa, uma referência na vela de competição. Produzido a partir de um Alfa Romeo Giulia Quadrifoglio montado em Cassino, Itália, cada unidade e posteriormente transformada no Bottegaduoriserie, novo centro criativo que reúne as competências de personalização e de alta performance da Alfa Romeo, através de um processo artesanal.
Desenvolvido a pensar na performance pura, o Luna Rossa é o Quadrifoglio mais eficiente em termos aerodinâmicos alguma vez concebido. O novo kit de carbono não é um detalhe visual, tendo sido inteiramente concebido para gerar estabilidade a velocidades muito elevadas. A 300 km/h, a berlina italiana desenvolve cerca de 140 kg de força descendente, quase cinco vezes mais do que o Giulia Quadrifoglio de série.

Sob o capot, não temos surpresas e o condutor pode contar com icónico motor 2.9 twin-turbo V6 com 520 cv, combinado com um diferencial autoblocante mecânico. Esta solução otimiza a transferência de binário, aumentando a estabilidade, a agilidade e a velocidade em curva. O resultado é um automóvel que não só acelera intensamente, mas também aborda todas as curvas com precisão, incorporando a síntese perfeita entre aerodinâmica, mecânica e paixão italiana.
Visualmente, esta série especial é imediatamente distintiva. A carroçaria tem um acabamento numa cor aplicada à mão que evoca o efeito metálico do aço e os reflexos do casco do veleiro Luna Rossa AC75, que participou na 37.ª America’s Cup, em Barcelona, em 2024. Os logótipos da marca Alfa Romeo na dianteira e na traseira foram modificados especificamente para esta série especial: pela primeira vez na história da marca, surgem sobre um fundo vermelho.
As jantes de 19″ também apresentam uma nova cor que reproduz um tom vermelho do interior, enquanto o tejadilho, o escudo e as capas dos espelhos são em fibra de carbono exposta, acentuando inequivocamente a natureza prestigiada e desportiva da nova série especial Giulia Luna Rossa. Por fim, algumas das dez unidades apresentam uma pintura bicolor que enfatiza o contraste entre o tom metálico e os detalhes em vermelho.
No interior, o mundo Luna Rossa continua com bancos Sparco especiais com um revestimento exclusivo inspirado nos materiais e gráficos dos coletes salva-vidas usados pela tripulação do veleiro.

Por seu lado, o painel do tablier surge com uma película ultrafina, uma das múltiplas camadas que compõem uma vela original do Luna Rossa, fornecida pela equipa para ser maquinada e integrada no automóvel, de modo a trazer um fragmento autêntico da história do veleiro para o habitáculo.
Tudo isto é ainda mais realçado pelos acabamentos interiores em fibra de carbono, incluindo o túnel central e o revestimento dos bancos, embelezados com o logótipo Luna Rossa, transformando o modelo numa verdadeira peça de coleção.

Apesar deste Giulia Luna Rossa ser o Quadrifoglio mais radical da Alfa Romeo é bom lembrar que a marca de Arese conta ainda com Giulia GTA e o Alfa Romeo Giulia GTAm, capazes de debitar 540 cv de potência.
No entanto, este Quadrifoglio Luna Rossa é uma obra de exclusividade e por isso, a Alfa Romeo vai produzir apenas 10 unidades, o que coloca este modelo exclusivo que encarna na perfeição a filosofia da marca do Biscione: criar objetos únicos e tecnologicamente avançados, profundamente enraizados na excelência italiana.


















