A norte-americana Ford, e a chinesa Geely estão em negociações avançadas para uma possível parceria com vista à produção na Europa dos modelos do grupo chinês.
Segundo avança a “Reuters”, que cita fontes próximas das duas empresas, as negociações visam a possibilidade da Geely utilizar a capacidade produtiva da Ford na Europa para produzir veículos para o mercado europeu. O local provável para isso acontecer é a fábrica da Ford em Valência, Espanha, segundo as fontes contactadas pela “Reuters”.
Recorde-se que atualmente a Ford, apenas produz na fábrica de Valência, o SUV compacto Kuga, cujas vendas na Europa atingiram 98.376 unidades em 2025, segundo a empresa de pesquisa de mercado “Dataforce“.
A acontecer, a parceria com a Ford iria permitir à Geely produzir os seus veículos na União Europeia, contribuindo desta forma para que o construtor automóvel chinês evitasse as elevadas tarifas da União Europeia sobre veículos elétricos fabricados na China.
As mesmas fontes adiantaram ainda que a Ford e a Geely também estão a analisar uma possível estrutura para tecnologias de veículos partilhados, incluindo condução autónoma.
Segundo as mesmas fontes, a Ford terá enviado recentemente uma delegação à China para avançar nas negociações, após reuniões em Michigan, nos EUA, entre quadros superiores da Geely e responsáveis da Ford.
Leia também:
Ford quer utilizar baterias da BYD nos modelos híbridos
















