O programa independente de avaliação da segurança de viaturas na Europa, Euro NCAP, realizou a última bateria de testes do ano, e destacou a prestação do Mercedes-Benz CLA, que alcançou uma avaliação máxima de cinco estrelas.
Construído sobre a plataforma MMA (Mercedes Modular Architecture), projetada principalmente para veículos elétricos, o CLA obteve um desempenho de segurança destaque, em todas as categorias, alcançando uma avaliação de 94% na proteção de ocupantes adultos, 89% na proteção de crianças, a que se juntou uma pontuação de 93% na categoria de utilizadores vulneráveis da estrada, e 85% em matéria de sistema de assistência e segurança.
O Mercedes CLA não foi o único modelo a alcançar cinco estrelas nesta última bateria de testes da Euro NCAP de 2025, já que o Mazda CX-5, Deepal S05, Exlantix ET, Geely Starray EM-i, Hyundai NEXO, Kia EV4, MG4 EV Urban, Mitsubishi Eclipse Cross, VW T-Roc e Porsche Cayenne, também alcançaram uma avaliação máxima, no entanto, o Mercedes CLA, foi o modelo que registou a pontuação mais elevada em todas as categorias.
“O desempenho de segurança excecional com cinco estrelas, reforça o compromisso de longa data da Mercedes com o desenvolvimento de veículos seguros”, refere o comunicado do Euro NCAP.
O Euro NCAP também destacou o desempenho da mais recente geração do Hyundai Nexo, um SUV movido a hidrogénio. O modelo provou ser “mais do que competitivo com outros SUVs movidos a combustíveis convencionais”. Para os consumidores, a garantia de que “um automóvel movido a hidrogénio pode ser tão seguro quanto um veículo elétrico ou com motor a combustão deve tranquilizar aqueles interessados em adotar precocemente essa fonte de energia alternativa”.














