Este preparador colocou uma PDK num Porsche 911 arrefecido a ar - Revistacarros
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
  • Motosport
  • Motomais
  • Offroad Moto
  • Revistamotos
  • Calibre12
  • Mundonautico
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
Revistacarros


Este preparador colocou uma PDK num Porsche 911 arrefecido a ar

Ricardo Carvalho by Ricardo Carvalho
09/05/2024
in Atualidade, Destaques
A A
Este preparador colocou uma PDK num Porsche 911 arrefecido a ar

Share on FacebookShare on Twitter
FacebookXRedditEmailWhatsApp

O preparador holandês KC Performance faz restomods um pouco diferentes. O seu fundador explica como colocou uma PDK num 911 arrefecido a ar.

E não se tratou de uma troca completa da cadeia cinemática. O seu 993 mantém o “flat-six” refrigerado a ar original, embora modificado para funcionar com a nova transmissão. A KC Performance constrói todo o tipo de restomods para além de Porsche para particulares, mas também trabalha com outras oficinas. A sua experiência em eletrónica moderna para motores 911 refrigerados a ar levou-a por este caminho específico.


Kazimir von Hooijdonk, um dos co-fundadores da KC Performance, sentiu que alguns 911 antigos de maior potência deixavam um pouco a desejar. Quando se aumenta a potência, é necessária uma embraiagem mais forte e, quase sempre, isso significa uma ação mais pesada do pedal. Ele não é um fã e suspeita que os clientes também não o sejam.

Uma pena, na sua opinião. Os carros são feitos para serem apreciados. A oficina tem muita experiência na troca de caixas automáticas de oito velocidades ZF em carros mais antigos, pelo que a ideia de combinar a excelente e moderna transmissão de dupla embraiagem da Porsche com um 911 arrefecido a ar pareceu natural. As vantagens são as mesmas que escolher a PDK em vez de uma manual num carro novo – maior desempenho, mais facilidade de utilização e, em menor grau, melhores relações de caixa.

Related Post

Teste – Polestar 4 Long Range Dual Motor – O menino bonito

Teste – Polestar 4 Long Range Dual Motor – O menino bonito

16/06/2025
Existem 19 destes Nissan restomod e um está à venda

Existem 19 destes Nissan restomod e um está à venda

16/06/2025
Xiaomi

Xiaomi SU7 Ultra arrasa Rimac Nevera em Nürburgring

16/06/2025
BMW M5 da Mansory é um sonho alimentado a carbono

BMW M5 da Mansory é um sonho alimentado a carbono

16/06/2025


Mas a adaptação é complicada. A KC Performance concebe e fabrica a sua própria placa adaptadora para acoplar o motor e a transmissão. Von Hooijdonk diz que qualquer boa oficina com um engenheiro que domine o SolidWorks pode conceber coisas deste género, mas não há muitas que consigam fazer um trabalho CNC suficientemente preciso para fabricar efetivamente a peça de alumínio. A KC Performance também instala um novo volante motor com um sensor de posição da cambota integrado e um corpo do acelerador controlado eletronicamente. O acelerador em si é uma peça Porsche, mas o pedal vem de um BMW Série 3 da geração E90. A KC Performance tem um grande negócio com a BMW, pelo que está familiarizada com o extenso catálogo de peças do fabricante automóvel. O pedal do E90 encaixou perfeitamente.

Ainda assim, há muito mais no projeto do que simplesmente aparafusar tudo, e é aqui que a experiência da KC Performance ajuda. Para além do acelerador eletrónico, a KC Performance equipou o motor com injeção de combustível moderna e ignição eletrónica, para além de uma série de outros sensores. Uma ECU pós-venda com um mapa personalizado dirige as conversações entre o motor e a transmissão. Isto permite obviamente que todo o sistema funcione, mas também proporciona uma grande flexibilidade.


É possível criar mapas de aceleração “confortáveis” e “desportivos” e, se abandonar o controlador de transmissão Porsche de origem, pode até configurar a forma como a própria transmissão muda de velocidade.
Foram necessárias 1.500 horas para que KC realizasse esta primeira troca PDK, mas agora que o trabalho árduo foi feito, os futuros carros levarão muito menos tempo. Von Hooijdonk diz que até mesmo a criação de mapas de motor e transmissão deve levar apenas algumas horas no dinamômetro, já que a KC Performance já tem uma base para trabalhar graças a este 993. Mesmo assim, não é barato. O valor ronda os 50.000 euros, dependendo da configuração pretendida.

No final do dia, o que importa é a facilidade de condução. “Penso que a diferença entre nós e muitas empresas é que queremos que seja capaz de o fazer todo o dia, todos os dias, e de o levar para o trabalho sem falhas”, afirma von Hooijdonk.
.

Ricardo Carvalho

Ricardo Carvalho

Related Posts

Teste – Polestar 4 Long Range Dual Motor – O menino bonito
Atualidade

Teste – Polestar 4 Long Range Dual Motor – O menino bonito

by Ricardo Carvalho
16/06/2025
Existem 19 destes Nissan restomod e um está à venda
Atualidade

Existem 19 destes Nissan restomod e um está à venda

by Ricardo Carvalho
16/06/2025
Xiaomi
Atualidade

Xiaomi SU7 Ultra arrasa Rimac Nevera em Nürburgring

by Ricardo Carvalho
16/06/2025
Next Post
Hipercarros elétricos? A opinião curiosa do CEO da Rimac

Hipercarros elétricos? A opinião curiosa do CEO da Rimac

Sabia que há marcas que comercializam esta configuração dos seus furgóes?

Sabia que há marcas que comercializam esta configuração dos seus furgóes?

  • Trending
  • Comments
  • Latest
Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

13/03/2024
Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

13/05/2024
Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

12/02/2024
Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

19/02/2024

Toyota Corolla 2019: interior em 360 graus

0
Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

0
bmw serie 3 interior

BMW Série 3 2019: interior em 360 graus

0
tractor más rápido del mundo

Aí está o trator mais rápido do mundo: 1.000 CV e 217 km/h de velocidade máxima

0
Teste – Polestar 4 Long Range Dual Motor – O menino bonito

Teste – Polestar 4 Long Range Dual Motor – O menino bonito

16/06/2025
Existem 19 destes Nissan restomod e um está à venda

Existem 19 destes Nissan restomod e um está à venda

16/06/2025
Xiaomi

Xiaomi SU7 Ultra arrasa Rimac Nevera em Nürburgring

16/06/2025
BMW M5 da Mansory é um sonho alimentado a carbono

BMW M5 da Mansory é um sonho alimentado a carbono

16/06/2025

Sobre

Noticias do setor automóvel, novidades e ensaios.

Informação importante

Assinaturas
Contactos
Estatuto Editorial
Política de Privacidade
Termos e condições

Tags

100% elétrico Audi Bentley BMW BYD carros elétricos China Citröen CUPRA DS Automobiles Elétrico Elétricos Europa Ferrari FIAT Ford Honda Hybrid Hyundai KIA Lamborghini Lexus Mazda Mercado Mercedes-Benz Nissan Opel Peugeot PHEV Porsche Portugal Produção Renault Revista Carros & Motores SEAT Stellantis SUV tecnologia Tesla Toyota Vendas Videos Volkswagen Volvo Škoda

GRUPO V

Motosport
Motomais
Offroad moto
Revistacarros
Revistamotos
Calibre12
Mundonautico

© 2025 RevistaCarros

No Result
View All Result
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas

© 2025 RevistaCarros

Go to mobile version