O Mini Countryman é normalmente considerado um SUV focado em estrada, mas graças aos especialistas em todo-o-terreno Delta4x4 e à equipa vencedora do Dakar, X-Raid, foi reinventado em algo muito mais extremo, mas ainda assim legal para uso em estradas.
Esta conversão radical, atualmente apresentada como um conceito digital, poderá vir a ser concretizada em número limitado, caso haja interesse suficiente.
As duas empresas apresentaram recentemente um pacote de afinação Mini Countryman X-Raid, que incluía uma série de melhorias, como novas rodas, pneus, uma suspensão elevada e alguns autocolantes laranja apelativos. No entanto, estes ajustes foram apenas um aquecimento, e em breve mergulharam na criação de uma versão inspirada nos guerreiros do deserto vencedores de ralis da X-Raid.
De acordo com a X-Raid, a ideia começou como uma piada de 1 de abril, mas rapidamente evoluiu para um projeto real. O destaque do exterior são as extensões dos para-lamas dianteiros e traseiros, que adicionam 200 mm de largura ao SUV compacto. Uma barra de proteção protege o para-choques dianteiro de pequenas colisões, enquanto LEDs extras na grelha e no teto transformam a noite em dia.
O rack de teto oferece espaço extra para equipamentos de overlanding, como esteiras para neve, um pneu sobressalente de tamanho normal e dois tanques. Além disso, a Delta4x4 adicionou compartimentos de armazenamento no estilo Defender nas janelas traseiras e cintos decorativos no capô e na porta traseira. Como toque final, a carroçaria é revestida em um tom cinza fosco com detalhes em laranja.
Por baixo do Mini Countryman, as coisas parecem ainda mais sérias. Agora, ele roda com jantes de liga leve Delta4x4 Hanma de 18 polegadas envoltas em pneus todo-o-terreno reforçados da Loder. Combinado com uma suspensão ajustada para ralis que adiciona 50 mm de distância ao solo, este SUV está pronto para mais do que apenas estradas de cascalho ocasionais.
A X-Raid não mencionou quaisquer melhorias de desempenho, mas a julgar pela renderização, o modelo base parece ser o Mini Countryman SE All4 totalmente elétrico. Esta versão vem com uma configuração AWD de motor duplo que produz 313 CV (230 kW) e é alimentada por uma bateria de 66,5 kWh, proporcionando uma autonomia de 341 km. Dito isto, as modificações são provavelmente compatíveis com qualquer variante do Countryman, incluindo a versão híbrida com motor turbo de 2,0 litros.
Embora o veículo ainda seja um conceito, a X-Raid e a Delta4x4 sugeriram a possibilidade de uma «produção em pequena escala» se a procura dos clientes for suficientemente elevada. Esperemos que as imagens rendidas tenham impacto junto dos proprietários mais aventureiros do Mini Countryman, levando a versão inspirada no Dakar para a estrada. Apesar da sua postura selvagem, a empresa confirmou que se trata de um “pacote legal para circular na estrada”.