Chama-se Stella Terra, é um veículo 100% elétrico concebido por um grupo de 22 estudantes da Universidade Tecnológica de Eindhoven, nos Países Baixos e distingue-se dos mais vulgares elétricos por estar equipado com inúmeros painéis solares, bem como por ter atravessado o Deserto do Saara sem ter feito quaisquer paragens para carregar as suas baterias.
O inovador todo-o-terreno foi desenvolvido pela Solar Team Eindhoven e pode circular em estradas públicas, dispondo de uma velocidade máxima de 145 km/h e pesando apenas 1200 kg. Os primeiros testes superaram as expetativas, tendo a equipa concluído que a autonomia num dia de sol é cerca de 710 quilómetros, ficando-se pelos 660 quilómetros num dia nublado. Em ambiente fora de estrada, a autonomia foi de 550 quilómetros.
Segundo adiantou a equipa, a tecnologia do Stella Terra está entre cinco a dez anos à frente da proposta atualmente no mercado. Isto porque os seus conversores de energia solar em energia elétrica são muito mais eficientes do que os atualmente disponíveis. Também a bateria é responsável pelos excelentes resultados desta primeira fase de testes, sendo mais leve do que as baterias comuns.
A Solar Team Eindhoven foi criada há 10 anos com o objetivo de criar soluções de mobilidade eficientes baseadas na energia solar e que ajudem o mercado e a sociedade a acelerar a transição para um futuro mais sustentável, tanto em termos de mobilidade como de energia. De dois em dois anos as equipas variam e apresentam os seus novos projetos.
A evolução tem sido notória e o reconhecimento é global, uma vez que a equipa venceu quatro vezes consecutivas o World Solar Challenge na Austrália. Outros projetos incluem, por exemplo, a autocaravana movida a energia solar Stella Vita.