A Dacia revelou esta segunda-feira, um protótipo de um minicarro elétrico que promete tornar a mobilidade mais acessível, com um preço que pode ser inferior a 15.000 euros.
O “Hipster Concept”, é um exercício que antecipa um modelo de baixo custo da Dacia, que poderá entrar em produção se a União Europeia concordar em criar um novo segmento de modelos compactos.
O protótipo apresentado pela Dacia conta com apenas 3 metros de comprimento, ou seja, 62 cm mais curto que o Leapmotor T03, o menor automóvel do mercado europeu, a que se junta 1,53 metros de altura e 1,55 metros de largura.
Além disso, o Hispter pesa menos de 800kg, incluindo a bateria, ou seja, é 20% mais leve que o Spring, o que resulta da abordagem ecológica global da Dacia: menos peso significa menos matérias-primas e menos energia utilizada no fabrico. Significa também menos massa para mover, portanto, menos consumo energético.
A ambição por trás do “Dacia Hipster Concept” é reduzir, para metade, a pegada de carbono ao longo de todo o ciclo de vida do automóvel, em comparação com os melhores automóveis elétricos atualmente disponíveis.
Esteticamente, o Hipster apresenta um design cubico, marcado por linhas simples e fluidas, com destaque para a secção frontal que apresenta faróis horizontais e um visual robusto.
Já na traseira, o portão da bagageira estende-se a toda a largura e abre em duas partes para facilitar o acesso, além disso, conta com uma capacidade de 70 litros, que podem chegar até 500 litros com os bancos traseiros rebatidos.
O interior segue de perto as formas cúbicas da carroçaria, particularmente com janelas e pára-brisas muito verticais, para aproveitar, ao máximo, o espaço disponível. A secção dianteira envidraçada do tejadilho proporciona luz, contribuindo para a sensação de espaço. Para reduzir custos e peso, as janelas laterais são deslizantes.
A posição dos bancos do condutor e do passageiro da frente é idêntica à do Dacia Sandero. O acesso aos bancos traseiros é facilitado pela ampla abertura da porta e pelo banco do passageiro dianteiro que se inclina para a frente.
Equipado, de série, apenas com o essencial, o interior pode ser personalizado, utilizando a gama de acessórios YouClip desenvolvida pela Dacia. Os 11 pontos de fixação YouClip estão distribuídos pelo painel de instrumentos, painéis das portas e bagageira. Podem acomodar vários acessórios, tais como suportes para copos, apoios de braços, luzes de teto, etc.
O smartphone assume um papel determinante na conectividade, podendo não só ser usado como chave digital para destrancar e ligar o automóvel. Assim que o condutor se senta ao volante, a base funciona como um ecrã multimédia para apresentar a sua aplicação de navegação favorita. Também serve como sistema de áudio do Dacia Hipster Concept, ligado a um altifalante Bluetooth portátil compatível com o YouClip.
“O Hipster é um concept que mostra a davisão ousada da Dacia para mobilidade urbana e acessível”, disse a CEO da Dacia, Katrin Adt, que recentemente deixou a Mercedes-Benz. “Se surgir a oportunidade de produzi-lo em massa, estamos prontos.”