Conduzir com vento: conselhos para circular com segurança - Revistacarros
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
  • Motosport
  • Motomais
  • Offroad Moto
  • Revistamotos
  • Calibre12
  • Mundonautico
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
Revistacarros


Conduzir com vento: conselhos para circular com segurança

Henrique Lopes by Henrique Lopes
04/03/2020
in Atualidade, Destaques
A A
Conduzir com vento: conselhos para circular com segurança

Share on FacebookShare on Twitter
FacebookXRedditEmailWhatsApp

Nunca é demais recordar alguns conselhos básicos acerca da condução sob condições meteorológicas adversas e os procedimentos a tomar para enfrentar estas situações.

Com vento forte há um maior risco de acidente. Os estudos apontam que 5% dos acidentes ocorridos devido ao mau tempo estiveram associados a este fenómeno atmosférico.

O perigos de conduzir com vento

Os dias de vento forte diminuem a aderência ao asfalto, sendo mais fácil perder o controlo do automóvel, especialmente se tiver tração traseira, quando as rodas de trás tendem a avançar para as da frente. Numa situação em que o pavimento foge, o melhor para combater a ação das fortes rajadas será utilizar a caixa de velocidades nas mudanças mais altas e com uma pressão suave no acelerador.
Além de fazer deslizar mais ou menos o automóvel, o vento forte pode destabilizar a viatura e, em casos extremos, provocar o capotamento. Também será de levar em conta que não é o mesmo conduzir um automóvel grande (tipo SUV, monovolume ou todo-o-terreno) ou um ligeiro, como um urbano ou utilitário.
Igual precaução deve ser levada em conta com o surgimento de obstáculos na via. Certos objetos podem voar pelos e caírem para o meio da estrada, ou, pior, acertar no automóvel. E os ventos cruzados, com mudanças repentinas de direção, podem dar grandes sustos.

Quando se devem aumentar as precauções?

Existem três situações que obrigam a cuidados especiais:
Ao sair de um túnel ou zona protegida. Os primeiros abundam nas nossas estradas, assim como nalgumas obras de arte ou grandes edifícios. Pode ser que se conduza ao abrigo da sua proteção, mas, de repente, é possível ser sujeito a grandes rajadas de vento. Deve-se prestar atenção para não apanhar os condutores desprevenidos, fazendo-os sair da sua trajetória.
Ao ultrapassar veículos volumosos. Ao passar ao lado de um camião ou autocarro, por exemplo, pode ser que o vento fique bloqueado. De repente, reaparece com mais força, pelo que se deve estar atento e não deixar que interrompa o regresso à faixa de rodagem.
Pontes e viadutos. Outros elementos muito comuns nas vias onde se circula a alta velocidade (como vias rápidas e autoestradas). Nesses locais, o vento contínuo ou as rajadas podem causar alguns sobressaltos. Há que ter mais cuidados.

Related Post

Teste – Polestar 4 Long Range Dual Motor – O menino bonito

Teste – Polestar 4 Long Range Dual Motor – O menino bonito

16/06/2025
Existem 19 destes Nissan restomod e um está à venda

Existem 19 destes Nissan restomod e um está à venda

16/06/2025
Xiaomi

Xiaomi SU7 Ultra arrasa Rimac Nevera em Nürburgring

16/06/2025
BMW M5 da Mansory é um sonho alimentado a carbono

BMW M5 da Mansory é um sonho alimentado a carbono

16/06/2025

Como proceder com vento muito forte

Antecipação ao perigo. Durante a condução, observar com atenção a vegetação e as árvores ao longo do trajeto ou as mangas de vento. Graças ao seu movimento é possível saber a direção do vento e a sua intensidade. O mesmo acontece com a poeira ou se estão objetos a voar.
Agarrar com firmeza o volante. Não deixar que se mova, agarrando com força para oferecer resistência às rajadas. Não faça movimentos bruscos que possam dar origem as desvios. É de recordar que nestes casos o vento lateral é o mais perigoso, podendo atirar a viatura para fora da estrada.
Reduzir a velocidade. Não circular a alta velocidade, caso o perigo seja claro, como é óbvio. Os especialistas defendem que se deve circular numa relação de caixa de velocidades mais baixa para se ter uma maior capacidade de reação e manobra.
Não travar bruscamente. Qualquer movimento repentino, com muita força, pode ser um problema acrescido numa situação já de si complicada.
Circular no meio da faixa. Sempre que o restante tráfego permita, nas vias fora das localidades, o automóvel deve circular o mais próximo possível das linhas divisórias da faixa de rodagem, Se ocorrer um golpe de vento, o veículo não acaba na valeta.
Cuidado com reboques e equipamentos. Tentar evitá-los, pois a sua carga poderá sair disparada e embater no veículo ou ficar imobilizada na estrada.
Se chover… Pode ser que, em pleno temporal, o vento seja acompanhado de chuva. O asfalto estará mais escorregadio, tornando a condução ainda mais perigosas. Deve-se manter a distância de segurança (mais do que nunca) e ter mais precauções para conduzir com água.

Alerta de mudança de faixa de rodagem: aliado contra o vento

Este assistente de condução, incluído de série em muitos automóveis novos, pode ser uma grande aliado quando se conduz com vento forte. O sistema de segurança ativa deteta qualquer variação na trajetória do veículo e avisa o conductor para evitar saídas da via ou colisões com outros veículos.
Funciona da seguinte forma: graças a um conjunto de sensores pré-instalados, o automóvel lê as marcas rodoviárias e informa a centralina do sistema. Se o automóvel for sujeito a uma forte rajada de vento que o faça desviar da sua trajetória, sem que estejam ativos os indicadores de mudança de direção, os sensores captam essas alterações e o sistema interpreta que o condutor não se está a desviar conscientemente, emitindo um alerta sonoro e um outro visual no painel de instrumentos.
Nos modelos um pouco mais antigos, este sistema faz vibrar o volante e inclusivamente o assento de condutor para o alertar e para que corrija a sua trajetória. Mas nas últimas gerações, este assistente já se consegue movimentar o volante para ajudar o condutor a manter-se na sua faixa.

Henrique Lopes

Henrique Lopes

Related Posts

Teste – Polestar 4 Long Range Dual Motor – O menino bonito
Atualidade

Teste – Polestar 4 Long Range Dual Motor – O menino bonito

by Ricardo Carvalho
16/06/2025
Existem 19 destes Nissan restomod e um está à venda
Atualidade

Existem 19 destes Nissan restomod e um está à venda

by Ricardo Carvalho
16/06/2025
Xiaomi
Atualidade

Xiaomi SU7 Ultra arrasa Rimac Nevera em Nürburgring

by Ricardo Carvalho
16/06/2025
Next Post
Goodyear mostra protótipo de pneu “recharge”

Goodyear mostra protótipo de pneu "recharge"

Novo Porsche 911 Turbo S chega aos 650 CV

Novo Porsche 911 Turbo S chega aos 650 CV

  • Trending
  • Comments
  • Latest
Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

13/03/2024
Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

13/05/2024
Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

12/02/2024
Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

19/02/2024

Toyota Corolla 2019: interior em 360 graus

0
Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

0
bmw serie 3 interior

BMW Série 3 2019: interior em 360 graus

0
tractor más rápido del mundo

Aí está o trator mais rápido do mundo: 1.000 CV e 217 km/h de velocidade máxima

0
Teste – Polestar 4 Long Range Dual Motor – O menino bonito

Teste – Polestar 4 Long Range Dual Motor – O menino bonito

16/06/2025
Existem 19 destes Nissan restomod e um está à venda

Existem 19 destes Nissan restomod e um está à venda

16/06/2025
Xiaomi

Xiaomi SU7 Ultra arrasa Rimac Nevera em Nürburgring

16/06/2025
BMW M5 da Mansory é um sonho alimentado a carbono

BMW M5 da Mansory é um sonho alimentado a carbono

16/06/2025

Sobre

Noticias do setor automóvel, novidades e ensaios.

Informação importante

Assinaturas
Contactos
Estatuto Editorial
Política de Privacidade
Termos e condições

Tags

100% elétrico Audi Bentley BMW BYD carros elétricos China Citröen CUPRA DS Automobiles Elétrico Elétricos Europa Ferrari FIAT Ford Honda Hybrid Hyundai KIA Lamborghini Lexus Mazda Mercado Mercedes-Benz Nissan Opel Peugeot PHEV Porsche Portugal Produção Renault Revista Carros & Motores SEAT Stellantis SUV tecnologia Tesla Toyota Vendas Videos Volkswagen Volvo Škoda

GRUPO V

Motosport
Motomais
Offroad moto
Revistacarros
Revistamotos
Calibre12
Mundonautico

© 2025 RevistaCarros

No Result
View All Result
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas

© 2025 RevistaCarros

Go to mobile version