A Comissão Europeia está a rever as tarifas sobre os veículos 100% elétricos da VW produzidos na China, que podem ser substituídas por uma quota anual de importações e um mecanismo de preço mínimo.
A decisão afeta principalmente as marcas Seat e Cupra do grupo VW, tendo em conta que o Cupra Tavascan, o SUV elétrico da marca é produzido exclusivamente na China, o que levou a marca do Grupo VW a alertar que as tarifas representam uma série ameaça aos seus negócios.
Recorde-se que a Comissão Europeia estabeleceu tarifas aos elétricos fabricados na China em outubro de 2024, devido a apoios estatais que distorciam a concorrência.
Já este ano, no início do segundo trimestre, a Comissão indicou que estaria disposta a suspender as tarifas caso os fabricantes se comprometessem com um preço mínimo no mercado europeu que fosse equivalente ao efeito da aplicação das tarifas.
A VW Anhui, a joint venture formada em 2017 entre a chinesa JAC Motors e a VW com sede em Hefei, Anhui, produz e exporta os veículos da VW para a Europa, e apresentou uma proposta que, segundo a Comissão, aparenta cumprir os requisitos exigidos, pelo que foi iniciado um processo de análise.
Caso seja aceite a revisão das tarifas, a comissão poderá conceder uma isenção da tarifa de 20,7% dentro de alguns meses, segundo um comunicado da Seat.














