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A Citroën está a celebrar os 30 anos do Jumper, o modelo de maiores dimensões da sua atual gama de veículos ligeiros comerciais.

O nome que sucedeu a modelos comerciais icónicos como o TUB e o Type H é já uma presença contínua no mercado há 30 anos e prepara-se para sofrer uma grande atualização com o lançamento da nova geração, a qual continuará a apostar em motores térmicos, elétricos a bateria, bem como, no futuro próximo, em tecnologia de pilha de combustível a hidrogénio.

Lançado originalmente em 1994, o Jumper desde cedo se destacou pela sua capacidade de carga, mas também pela facilidade de condução e ergonomia correta que o aproximava dos automóveis de passageiros da época. Graças às várias configurações de carroçaria, bem como aos motores a gasolina e Diesel, a Citroën chegou a propor um total de 58 variações distintas.

O Jumper viria a ser atualizado em 2002 com um novo design, equipamento e motorizações, mas uma geração integralmente nova foi lançada apenas quatro ano depois. Não só foi modernizado em áreas fulcrais como o estilo, motorizações e dotação de equipamento, como também cresceu, oferecendo mais espaço de carga para os profissionais.

Em 2014, o Jumper inovou ao disponibilizar, pela primeira vez, sistemas de assistência ao condutor, bem como tecnologia Start & Stop que reduziu em cerca de 0,5 lt/100 km o consumo de combustível dos motores HDi. Dez anos depois, a estrela da gama é o ë-Jumper, a versão 100% elétrica equipada com um motor de 270 cavalos e que promete uma autonomia máxima de 420 quilómetros.

 

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