Citroën comemora os 90 anos do mítico Traction Avant - Revistacarros
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
  • Motosport
  • Motomais
  • Offroad Moto
  • Revistamotos
  • Calibre12
  • Mundonautico
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
Revistacarros


Citroën comemora os 90 anos do mítico Traction Avant

Ricardo Carvalho by Ricardo Carvalho
27/04/2024
in Atualidade, Destaques
A A
Citroën comemora os 90 anos do mítico Traction Avant

Share on FacebookShare on Twitter
FacebookXRedditEmailWhatsApp

A Citroën está a celebrar o 90º aniversário do Traction Avant, modelo apresentado a 18 de abril de 1934, em Paris.

Concebido para deixar uma impressão duradoura, tinha como objetivo relançar a marca francesa e realçar o espírito inovador de um construtor que foi o primeiro a importar a produção de automóveis em série para a Europa, em 1919, e que até então tinha inventado, entre outras coisas, o conceito Autochenille, em 1921, a carroçaria totalmente em aço, em 1924, e o motor flutuante, em 1932.


Lançado com a denominação comercial “7”, em referência à sua potência fiscal, passou, rapidamente, a ser referido como Traction Avant, fruto de uma das inovações que acabava de introduzir.

O Traction Avant era inigualável, na medida em que reunia, num único modelo, todas as soluções técnicas mais modernas da época, como a tração às rodas da frente, a estrutura monocoque, os travões hidráulicos e a suspensão independente nas quatro rodas. Foi, à data, considerado o automóvel com melhor comportamento em estrada, o mais seguro e o mais confortável. Ao longo da sua carreira, viria a beneficiar de múltiplos desenvolvimentos tecnológicos, ficando apelidado de “automóvel das 100 patentes”.

Related Post

Peugeot mostra 308 renovado que mantém gama eletrificada

Peugeot mostra 308 renovado que mantém gama eletrificada

26/08/2025
Capa

Revista Carros & Motores de setembro chega amanhã às bancas

26/08/2025
Teste – Mercedes-Benz EQE 350+ – Dom da eficiência

Teste – Mercedes-Benz EQE 350+ – Dom da eficiência

26/08/2025
Jeep Cherokee está de regresso e traz versão híbrida

Jeep Cherokee está de regresso e traz versão híbrida

26/08/2025

O seu estilo aerodinâmico caraterístico, inspirado nos veículos do tipo “Streamline”, rapidamente o tornou num modelo emblemático da Citroën, que resistiu ao teste do tempo, até evocando imagens de resistentes ou de gangsters, perpetuadas em inúmeros filmes. Venderam-se 760 mil exemplares do Traction Avant, numa produção que terminaria em 1957.

Continua a ser um emblema da Marca, encarnando a sua promessa de design e de conforto ao serviço da mobilidade do maior número possível de pessoas. Estes valores refletem-se, hoje, no novo ë-C3, que demonstra a inovação para tornar a mobilidade elétrica acessível, e no C5 X, que reúne todos os elementos para fazer de cada viagem um momento de absoluta serenidade.

Quando, no início de 1933, foi tomada a decisão de substituir os Citroën 8, 10 e 15, apresentados em outubro de 1932, André Citroën quis surpreender a concorrência, lançando um automóvel totalmente revolucionário. O seu objetivo era estar, pelo menos, dois anos à frente da concorrência e, ao mesmo tempo, proteger-se dos efeitos da crise económica mundial do início dos anos 30, cujos efeitos começavam a fazer-se sentir fortemente na Europa. O novo automóvel deveria, por conseguinte, ser particularmente notável e apresentar o maior número possível de inovações técnicas.

O caderno de encargos incluía uma carroçaria monobloco totalmente em aço, que eliminava o chassis e baixava consideravelmente o centro de gravidade, tração às rodas dianteiras, um motor flutuante com válvulas à cabeça e camisas de cilindros amovíveis, travões hidráulicos, suspensão independente nas quatro rodas com barra de torção e uma caixa de velocidades automática. No entanto, devido à falta de tempo para o seu desenvolvimento, esta última foi abandonada quando, em 1934, os primeiros automóveis entraram em produção.

Para além destas inovações técnicas, o Traction, que não dispunha de chassis, foi dotado de uma carroçaria baixa e aerodinâmica, tanto pelas suas linhas como pelo seu fundo plano. Por fim, o motor e a caixa de velocidades, formando um grupo propulsor compacto, permitiam que, para além do centro de gravidade muito baixo, fosse posicionado o máximo de peso à frente. Os primeiros jornalistas e condutores ficaram de imediato impressionados, elogiando o novo Citroën.


Nunca um automóvel tinha oferecido uma condução tão segura e fácil em todas as situações. O seu comportamento estabelecia uma nova referência. O motor era vivo, os travões potentes e a segurança perfeita. Todas estas qualidades, constantemente melhoradas, como por exemplo, a adoção da direção de cremalheira, a partir de junho de 1936, deram ao Traction uma vantagem técnica sobre os restantes automóveis da época. O resultado foi uma carreira brilhante e excecionalmente longa, que só terminaria em julho de 1957.

 

Tags: Citroën Traction Avant
Ricardo Carvalho

Ricardo Carvalho

Related Posts

Peugeot mostra 308 renovado que mantém gama eletrificada
Atualidade

Peugeot mostra 308 renovado que mantém gama eletrificada

by Ricardo Carvalho
26/08/2025
Capa
Atualidade

Revista Carros & Motores de setembro chega amanhã às bancas

by Ricardo Carvalho
26/08/2025
Teste – Mercedes-Benz EQE 350+ – Dom da eficiência
Atualidade

Teste – Mercedes-Benz EQE 350+ – Dom da eficiência

by Ricardo Carvalho
26/08/2025
Next Post
Este Toyota Tacoma esconde a mecânica de um Tesla Model 3. Quem diria!

Este Toyota Tacoma esconde a mecânica de um Tesla Model 3. Quem diria!

Mercedes-Benz em testes com nova geração do CLA

Mercedes-Benz em testes com nova geração do CLA

  • Trending
  • Comments
  • Latest
Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

13/03/2024
Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

13/05/2024
Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

12/02/2024
Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

19/02/2024

Toyota Corolla 2019: interior em 360 graus

0
Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

0
bmw serie 3 interior

BMW Série 3 2019: interior em 360 graus

0
tractor más rápido del mundo

Aí está o trator mais rápido do mundo: 1.000 CV e 217 km/h de velocidade máxima

0
Peugeot mostra 308 renovado que mantém gama eletrificada

Peugeot mostra 308 renovado que mantém gama eletrificada

26/08/2025
Capa

Revista Carros & Motores de setembro chega amanhã às bancas

26/08/2025
Teste – Mercedes-Benz EQE 350+ – Dom da eficiência

Teste – Mercedes-Benz EQE 350+ – Dom da eficiência

26/08/2025
Jeep Cherokee está de regresso e traz versão híbrida

Jeep Cherokee está de regresso e traz versão híbrida

26/08/2025

Sobre

Noticias do setor automóvel, novidades e ensaios.

Informação importante

Assinaturas
Contactos
Estatuto Editorial
Política de Privacidade
Termos e condições

Tags

100% elétrico Audi Baterias Bentley BMW BYD carros elétricos China Citröen CUPRA Elétrico Elétricos Europa Ferrari FIAT Ford Honda Hybrid Hyundai KIA Lamborghini Lexus Mazda Mercado Mercedes-Benz Nissan Opel Peugeot PHEV Porsche Portugal Produção Renault Revista Carros & Motores SEAT Stellantis SUV tecnologia Tesla Toyota Vendas Videos Volkswagen Volvo Škoda

GRUPO V

Motosport
Motomais
Offroad moto
Revistacarros
Revistamotos
Calibre12
Mundonautico

© 2025 RevistaCarros

No Result
View All Result
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas

© 2025 RevistaCarros

Go to mobile version