O Ministério do Comércio da China afirmou esta quinta-feira que as negociações com a União Europeia (UE) sobre um plano de preço mínimo para veículos elétricos fabricados na China foram retomadas e vão continuar na próxima semana.
A UE impôs em outubro de 2024 tarifas de até 45,3% sobre os automóveis elétricos importados da China, após a Comissão Europeia ter realizado uma investigação para apurar se os fabricantes chineses de veículos elétricos estavam se beneficiar de subsídios injustos que poderiam levar a um excesso de oferta na Europa.
No entanto, a China insiste que os seus fabricantes são mais competitivos do que os seus concorrentes europeus e Pequim tem pressionado Bruxelas para que aceite um plano de preço mínimo em vez de tarifas.
“A China saúda o renovado compromisso da UE em retomar as negociações sobre o compromisso de preços e aprecia o seu retorno ao caminho da resolução de divergências através do diálogo”, disse He Yadong, porta-voz do Ministério do Comércio de Pequim, citado pela “Reuters”.
















