Carlos Tavares diz que podia ter feito as "coisas" de outra forma - Revistacarros
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
  • Motosport
  • Motomais
  • Offroad Moto
  • Revistamotos
  • Calibre12
  • Mundonautico
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
Revistacarros


Carlos Tavares diz que podia ter feito as “coisas” de outra forma

Ricardo Carvalho by Ricardo Carvalho
04/06/2025
in Atualidade, Destaques
A A
Carlos Tavares diz que podia ter feito as “coisas” de outra forma

Share on FacebookShare on Twitter
FacebookXRedditEmailWhatsApp

Olhando para trás, os erros do passado costumam ser muito mais claros. No entanto, Carlos Tavares nega ter sido despedido após confrontar a estrutura da Stellantis.

Pelo contrário, decidiu sair por conta própria, no que descreveu como uma conversa “muito madura” com o presidente John Elkann, que também ocupa o mesmo cargo na Ferrari. Tavares, ex-chefe do conglomerado automóvel de 14 marcas, demitiu-se em dezembro de 2024, apesar de ter um contrato de CEO válido até o início de 2026.

Tavares
Durante o seu tempo na Stellantis, Tavares admitiu que poderia ter feito “toneladas de coisas” de forma diferente. O que mais lamenta é não ter conseguido o apoio dos concessionários norte-americanos ao seu programa, muito centrado na redução de custos. Mas numa entrevista à Automotive News, disse que o passado “não importa” porque a “empresa é rentável”. Mesmo assim, o lucro líquido caiu 70% no ano passado em comparação com 2023.

“Não tenho nada contra ninguém. Mesmo contra aqueles que me tornaram a vida mais difícil quando era CEO da Stellantis. A certa altura, chega-se a uma encruzilhada e alguém decide que é hora de seguir caminhos diferentes. Não há problema nenhum.”

Related Post

OSRAM

Esta é a primeira lâmpada LED retrofit da OSRAM com aprovação ECE1

05/06/2025
O Renault 5 mais barato chegou! O que traz de diferente?

O Renault 5 mais barato chegou! O que traz de diferente?

05/06/2025
Volvo volta a inventar o cinto de segurança

Volvo volta a inventar o cinto de segurança

05/06/2025
A guerra está aberta entre a Xiaomi e a Huawei… pelo carro elétrico

A guerra está aberta entre a Xiaomi e a Huawei… pelo carro elétrico

05/06/2025

Após uma busca de seis meses, a Stellantis finalmente nomeou um novo CEO na semana passada. O antigo chefe da Jeep, Antonio Filosa, assumirá o cargo em 23 de junho. Tavares descreveu o seu sucessor como uma «escolha lógica e credível», mas reconheceu os desafios que ele terá pela frente, especialmente em meio ao «caos» causado pela guerra tarifária.

Filosa também herda a complexa tarefa de gerir um extenso portfólio de marcas, várias das quais estão a obter maus resultados. Ainda não se sabe se todas elas permanecerão sob a alçada da Stellantis. Embora tenham circulado rumores sobre uma venda da Maserati, estes foram rapidamente desmentidos. O relançamento da Lancia teve um início fraco, enquanto marcas como a DS Automobiles e a Abarth também não estão propriamente a florescer.

Nos Estados Unidos, reativar a Chrysler deve ser uma prioridade, em vez de permitir que ela estagne como marca de monovolumes. Também é crucial reparar as relações tensas com os concessionários. E com a saída de Tavares, mais modelos V8 para a América poderiam ajudar a reparar algumas das divergências. Tavares confia que Filosa «receberá o apoio adequado do Conselho de Administração» quando tomar essas decisões.

Leia também: Stellantis tenta salvar Maserati e muda produção de dois modelos

A transição de liderança chega num momento em que, segundo Tavares, a indústria automóvel está em «modo de sobrevivência». Apenas algumas semanas antes de se demitir, ele alertou que os fabricantes de automóveis tradicionais só poderão sobreviver se conseguirem a paridade de custos entre carros elétricos e a gasolina. No final, Tavares optou por se afastar durante um período de grande turbulência, criando espaço para Filosa tentar conduzir o barco da Stellantis.

Não há dúvida de que o novo CEO tem um grande desafio pela frente. Deve reconstruir o que esteve mal nos últimos anos e, ao mesmo tempo, contornar as tarifas, a concorrência feroz e a crescente pressão regulatória na Europa para acelerar o processo de eletrificação.

Tags: Carlos TavaresStellantis
Ricardo Carvalho

Ricardo Carvalho

Related Posts

OSRAM
Atualidade

Esta é a primeira lâmpada LED retrofit da OSRAM com aprovação ECE1

by Ricardo Carvalho
05/06/2025
O Renault 5 mais barato chegou! O que traz de diferente?
Atualidade

O Renault 5 mais barato chegou! O que traz de diferente?

by Ricardo Carvalho
05/06/2025
Volvo volta a inventar o cinto de segurança
Atualidade

Volvo volta a inventar o cinto de segurança

by Ricardo Carvalho
05/06/2025
Next Post
PIEP vai desenvolver nova estrutura para espelhos de automóveis

PIEP vai desenvolver nova estrutura para espelhos de automóveis

Toyota já mostrou um vislumbre do novo Celica às concessões

Toyota já mostrou um vislumbre do novo Celica às concessões

  • Trending
  • Comments
  • Latest
Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

13/03/2024
Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

13/05/2024
Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

12/02/2024
Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

19/02/2024

Toyota Corolla 2019: interior em 360 graus

0
Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

0
bmw serie 3 interior

BMW Série 3 2019: interior em 360 graus

0
tractor más rápido del mundo

Aí está o trator mais rápido do mundo: 1.000 CV e 217 km/h de velocidade máxima

0
OSRAM

Esta é a primeira lâmpada LED retrofit da OSRAM com aprovação ECE1

05/06/2025
O Renault 5 mais barato chegou! O que traz de diferente?

O Renault 5 mais barato chegou! O que traz de diferente?

05/06/2025
Volvo volta a inventar o cinto de segurança

Volvo volta a inventar o cinto de segurança

05/06/2025
A guerra está aberta entre a Xiaomi e a Huawei… pelo carro elétrico

A guerra está aberta entre a Xiaomi e a Huawei… pelo carro elétrico

05/06/2025

Sobre

Noticias do setor automóvel, novidades e ensaios.

Informação importante

Assinaturas
Contactos
Estatuto Editorial
Política de Privacidade
Termos e condições

Tags

100% elétrico Audi Bentley BMW BYD carros elétricos China Citröen CUPRA DS Automobiles Elétrico Elétricos Europa Ferrari FIAT Ford Honda Hybrid Hyundai KIA Lamborghini Lexus Mazda Mercado Mercedes-Benz Nissan Opel Peugeot PHEV Porsche Portugal Produção Renault Revista Carros & Motores SEAT Stellantis SUV tecnologia Tesla Toyota Vendas Videos Volkswagen Volvo Škoda

GRUPO V

Motosport
Motomais
Offroad moto
Revistacarros
Revistamotos
Calibre12
Mundonautico

© 2025 RevistaCarros

No Result
View All Result
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas

© 2025 RevistaCarros

Go to mobile version