A BYD, fabricante líder mundial de veículos eletrificados, anunciou que alcançou um marco histórico ao atingir a produção de 14 milhões de veículos de novas energias a nível global.
Um feito alcançado na nova fábrica da BYD no Brasil, com a produção do primeiro veículo com tecnologia Super Híbrida Plug-in compatível com biocombustível natural.

Desenvolvida especificamente para o mercado brasileiro, a mais recente inovação da BYD faz a sua estreia no Song Pro COP30, uma edição especial que será doada à próxima cimeira climática da ONU no Brasil, a ter lugar entre 10 e 21 de novembro de 2025.
O novo modelo está dotado de uma nova tecnologia desenvolvida por uma centena de engenheiros chineses e brasileiros, durante dois anos, e conta com um motor a combustão que pode funcionar com qualquer proporção de gasolina e etanol, o combustível verde mais popular do Brasil, prometendo um alto desempenho e eficiência.
“Há dois anos, numa visita ao Brasil, percebi o potencial do etanol. Decidimos então que traríamos a tecnologia híbrida plug-in da BYD, mas com um motor flexível desenvolvido por e para este país”, disse Wang Chuanfu, fundador e CEO da BYD.
Já o presidente da BYD Brasil, Tyler Li, lembrou que a estreia da tecnologia que equipa o Song Pro COP 30, é um passo importante para a consolidação do Brasil como líder global em mobilidade sustentável. “O etanol é uma das maiores vantagens estratégicas do Brasil na transição energética. Incorporá-lo à nossa arquitetura DM-i representa um avanço histórico: valorizamos a matriz energética renovável nacional, além de oferecer aos consumidores um veículo com maior eficiência, menor impacto ambiental e alinhado com a realidade energética do país”.
Recorde-se que a nova fábrica da BYD no Brasil iniciou a produção em julho, após ter sido construída num prazo recorde de apenas 15 meses. A fábrica tem capacidade para produzir 150.000 veículos por ano na primeira fase e 300.000 em fase posterior, e já emprega mais de 1.500 pessoas. Trata-se da maior fábrica de veículos elétricos da América Latina e a maior fábrica da BYD fora da Ásia. Quando estiver concluído, o complexo ir produzir os principais modelos da marca para toda a região.
















