Bugatti Bolide tem os maiores travões de carbono alguma vez desenvolvidos - Revistacarros
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
  • Motosport
  • Motomais
  • Offroad Moto
  • Revistamotos
  • Calibre12
  • Mundonautico
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
Revistacarros


Bugatti Bolide tem os maiores travões de carbono alguma vez desenvolvidos

Ricardo Carvalho by Ricardo Carvalho
24/02/2024
in Atualidade, Destaques
A A
Bugatti Bolide tem os maiores travões de carbono alguma vez desenvolvidos

Share on FacebookShare on Twitter
FacebookXRedditEmailWhatsApp

Quando se fala do Bugatti Chiron e dos seus derivados próximos ou relacionados, como o Divo, Centodieci, Bolide e Mistral, muita da atenção centra-se no colossal motor W16 de 8,0 litros com quatro turbos, que, dependendo da aplicação, pode fornecer “quilos” de potência que se aproximam dos 2.000 CV.

No entanto, há mais nestes hipercarros do que apenas potência bruta. Veja-se o Bugatti Bolide, por exemplo. Este modelo único coloca um W16 trabalhado para fornecer até 1.825 CV quando funciona com combustível de corrida de 110 octanas, num monocoque personalizado que é ainda mais forte e rígido do que o do Chiron. Aqui, tudo se resume ao desempenho em pista, necessitando de travões maciços para domar a imensa potência e peso do motor.

Escondidos por detrás das rodas dianteiras do Bolide, a Bugatti afirma ter instalado os maiores travões de carbono alguma vez instalados num hipercarro de pista. Desenvolvidas pela Brembo, as pinças dianteiras possuem oito pistões para fixar quatro pastilhas de 25 mm nos rotores de carbono de 390×37,5 mm do automóvel. Os travões traseiros utilizam pinças de seis pistões e também têm quatro pastilhas, fixadas em rotores de carbono de 390 x 43 mm.


Não só são enormes, como a Bugatti afirma que todo o sistema de travagem está à altura dos padrões das classes mais elevadas das corridas, como a dos hipercarros de Le Mans e Fórmula 1. E graças à sua construção em carbono, cada disco pesa apenas 3,175 kg.

Related Post

Renault e Nissan reajustam a sua aliança

5 anos bastaram. Luca de Meo deixa o Grupo Renault

15/06/2025
Restyling do Tesla Model S e X está pronto

Restyling do Tesla Model S e X está pronto

14/06/2025
O que muda no BMW XM para 2025?

O que muda no BMW XM para 2025?

14/06/2025
Alfa Romeo e Maserati vão trabalhar juntas para sobreviver

Alfa Romeo e Maserati vão trabalhar juntas para sobreviver

14/06/2025

“Desenvolver o sistema de travagem para o Bugatti Bolide foi um desafio único e muito emocionante para a Divisão Performance da Brembo – e estamos orgulhosos do que conseguimos”, disse Mario Almondo, COO da Brembo Performance. “A utilização de compostos de carbono semelhantes aos da Fórmula 1 significou que, apesar do tamanho e da potência do Bolide, fomos capazes de produzir o design mais leve possível.”

Para manter os travões frescos, a Bugatti passou muito tempo a considerar a forma como o ar se move sobre o carro. A força descendente foi obviamente tida em conta, mas o fabricante também concebeu condutas de arrefecimento para alimentar os travões com ar, de modo a evitar o sobreaquecimento dos mesmos.

Além disso, os travões foram concebidos para funcionar com condutores de vários níveis de experiência, apresentando um modo de condução “WET” que permite aos computadores do Bolide fazer ajustes ao sistema de controlo para induzir a subviragem. Pode ver os resultados impressionantes desse trabalho no vídeo abaixo.

“Em colaboração com a Brembo, concebemos um sistema de travagem que não só satisfaz como ultrapassa as exigências extraordinárias do Bolide”, afirmou Emilio Scervo, CTO da Bugatti Rimac. “A nossa parceria deu origem a uma obra-prima – a sua tecnologia inovadora alinha-se perfeitamente com a nossa visão, para garantir que o sistema de travagem do Bolide é uma parte fundamental de outro pináculo no legado histórico da Bugatti.”
A Bugatti apenas produzirá 40 exemplares do Bolide, todos eles já vendidos a um preço de cerca de 4 milhões de dólares cada.

Tags: Bugati Bolidecarbono
Ricardo Carvalho

Ricardo Carvalho

Related Posts

Renault e Nissan reajustam a sua aliança
Atualidade

5 anos bastaram. Luca de Meo deixa o Grupo Renault

by Vitor Mendes
15/06/2025
Restyling do Tesla Model S e X está pronto
Atualidade

Restyling do Tesla Model S e X está pronto

by Ricardo Carvalho
14/06/2025
O que muda no BMW XM para 2025?
Atualidade

O que muda no BMW XM para 2025?

by Ricardo Carvalho
14/06/2025
Next Post
Skoda já produziu 200.000 unidades do elétrico Enyaq

Skoda já produziu 200.000 unidades do elétrico Enyaq

Jeep prepara cinco modelos, novos e renovados, para 2025

Jeep prepara cinco modelos, novos e renovados, para 2025

  • Trending
  • Comments
  • Latest
Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

13/03/2024
Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

13/05/2024
Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

12/02/2024
Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

19/02/2024

Toyota Corolla 2019: interior em 360 graus

0
Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

0
bmw serie 3 interior

BMW Série 3 2019: interior em 360 graus

0
tractor más rápido del mundo

Aí está o trator mais rápido do mundo: 1.000 CV e 217 km/h de velocidade máxima

0
Renault e Nissan reajustam a sua aliança

5 anos bastaram. Luca de Meo deixa o Grupo Renault

15/06/2025
Restyling do Tesla Model S e X está pronto

Restyling do Tesla Model S e X está pronto

14/06/2025
O que muda no BMW XM para 2025?

O que muda no BMW XM para 2025?

14/06/2025
Alfa Romeo e Maserati vão trabalhar juntas para sobreviver

Alfa Romeo e Maserati vão trabalhar juntas para sobreviver

14/06/2025

Sobre

Noticias do setor automóvel, novidades e ensaios.

Informação importante

Assinaturas
Contactos
Estatuto Editorial
Política de Privacidade
Termos e condições

Tags

100% elétrico Audi Bentley BMW BYD carros elétricos China Citröen CUPRA DS Automobiles Elétrico Elétricos Europa Ferrari FIAT Ford Honda Hybrid Hyundai KIA Lamborghini Lexus Mazda Mercado Mercedes-Benz Nissan Opel Peugeot PHEV Porsche Portugal Produção Renault Revista Carros & Motores SEAT Stellantis SUV tecnologia Tesla Toyota Vendas Videos Volkswagen Volvo Škoda

GRUPO V

Motosport
Motomais
Offroad moto
Revistacarros
Revistamotos
Calibre12
Mundonautico

© 2025 RevistaCarros

No Result
View All Result
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas

© 2025 RevistaCarros

Go to mobile version