Após a remodelação no verão de 2024, a gama Audi e-tron GT tornou-se mais desportiva, perdendo a sua versão de acesso… que agora regressa à lista de preços, completamente renovada sob a denominação e-tron GT quattro.
Este novo Audi oferece mais potência, maior autonomia e recarga ultrarrápida. Quanto ao preço, no mercado alemão já pode ser encomendado por 108.900 euros, cerca de 17.000 euros menos do que o anterior modelo de acesso à gama após a remodelação. Para Espanha, será necessário esperar um pouco mais para descobrir os preços.
Esteticamente, o e-tron GT quattro é praticamente indistinguível do S, exceto pela ausência do distintivo «S» na parte traseira. Mantém-se o estilo esculpido, musculoso mas elegante, com proporções desportivas e o mesmo espaço para bagagem: 405 litros na parte traseira mais 77 litros no “frunk” dianteiro.
Leia também: Audi quattro renasce pelas mãos da ABT com 530 CV
Tal como os restantes modelos da gama, este e-tron GT será fabricado na fábrica de Bollinger Hofe, em Neckarsulm, sede da divisão Audi Sport GmbH: uma garantia em termos de qualidade de construção e atenção ao detalhe.
O novo Audi e-tron GT quattro marca o regresso da variante base, que na geração anterior tinha encerrado a sua carreira com 476 CV (530 CV com overboost), mas que agora é capaz de desenvolver até 504 cv de potência máxima (585 CV com Launch Control), transmitidos ao solo através do sistema de tração integral de série.
A nova versão de acesso completa, portanto, uma oferta que também inclui o S e-tron GT (591 CV), o RS e-tron GT (680 CV) e o RS e-tron GT Performance (748 CV). Todos eles têm em comum a plataforma elétrica J1 desenvolvida em conjunto com a Porsche e uma configuração técnica que privilegia o desempenho e a eficiência.
Apesar de ser a versão menos potente, o e-tron GT quattro está equipado com uma bateria de 105 kWh brutos (97 kWh líquidos) com eficiência melhorada, capaz de percorrer até 622 km no ciclo WLTP, superando até mesmo a autonomia declarada do S e-tron GT (565-609 km).
Os avanços são evidentes mesmo no campo da carga rápida. O novo modelo de acesso suporta uma potência máxima de 320 kW, 50 kW a mais que o modelo que substitui. Além disso, agora é capaz de ganhar 285 km em apenas 10 minutos, de acordo com dados oficiais da Audi.
E o desempenho? Com o Launch Control ativado, passa de 0 a 100 km/h em 4,0 segundos, um décimo mais rápido que o seu antecessor.