A Audi está a alargar a sua oferta de motorizações para os modelos Q5 e A6 com um novo motor Diesel V6 de três litros, que debita 299 cv e 580 Nm de binário, dotado de tecnologia de 48 V.
A tecnologia MHEV plus, é composta pelo motor elétrico, pelo alternador/motor de arranque acionado por correia e por uma bateria de fosfato de ferro e lítio.

A principal função do alternador/motor de arranque é dar início ao funcionamento do motor e fornecer energia elétrica à bateria. O gerador (motor elétrico) permite uma condução parcialmente elétrica, o que significa que, em tráfego urbano lento, durante manobras de estacionamento ou em circulação fluida fora das zonas urbanas, o veículo pode circular exclusivamente em modo elétrico.
Para isso, o motor elétrico disponibiliza, ainda, 230 Nm adicionais de binário e até 24 cv de potência extra durante o arranque e em manobras de ultrapassagem. Em fase de desaceleração, é capaz de recuperar até 25 kW de energia, que é devolvida à bateria.
Desta forma, o compressor elétrico elimina o atraso de resposta do turbocompressor (turbo lag), proporcionando elevados níveis de binário a baixas rotações do motor. O resultado, segundo a Audi “é um consumo de combustível significativamente inferior face à geração anterior do motor”. A capacidade de resposta na fase inicial de aceleração também foi substancialmente melhorada: nos primeiros 2,5 segundos, o veículo percorre mais do que o comprimento de um automóvel adicional. Enquanto o alternador/motor de arranque liga o motor e o assiste na subida de rotações, o motor elétrico e o compressor elétrico fornecem o binário necessário para a aceleração. Durante este processo, o compressor elétrico reforça o aumento da pressão de sobrealimentação, ao passo que o gerador transmite o primeiro impulso direto de binário para as rodas.
Além disso, este novo V6 TDI está homologado para a utilização de combustível HVO, ou seja, biodiesel, permitindo desta forma anunciar uma redução entre 70 a 95% nas emissões de CO2 face às do gasóleo de origem fóssil.
















