Um relatório internacional alerta que os SUV aumentam significativamente o risco de morte e ferimentos graves em atropelamentos, especialmente entre crianças.
Os SUV, veículos que parecem reis da estrada devido ao seu tamanho e presença, continuam a gerar polêmica. Embora muitos condutores os escolham pelo conforto e pela sensação de segurança que oferecem no interior, há um lado negro que não podemos ignorar: o seu impacto na segurança rodoviária e no ambiente.
De acordo com meios de comunicação internacionais, com base num estudo recente, foram colocados em cima da mesa os riscos que estes veículos representam, especialmente para os utilizadores mais vulneráveis da estrada.
Uma análise detalhada realizada pela London School of Hygiene & Tropical Medicine em colaboração com o Imperial College de Londres revelou um dado preocupante: ser atropelado por um SUV aumenta o risco de morte em comparação com um carro convencional. Segundo os investigadores, esse risco é 44% maior. E quando se trata de crianças, o número é ainda mais impactante: menores de dez anos têm 130% mais risco de morrer em um acidente com um SUV em comparação com outro tipo de carro.
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Este aumento no risco está relacionado com o design dos SUV. A sua parte frontal mais alta e rígida protege os ocupantes, mas é letal para peões e ciclistas. Não é de admirar que estes veículos representem 54% das vendas de carros novos na Europa, embora a um custo elevado para a segurança nas estradas.
O estudo, publicado em 30 de abril de 2025, analisou mais de 680.000 colisões ao longo de 35 anos nos Estados Unidos e na Europa. As conclusões são claras: os SUV não só são mais mortais, como também causam mais ferimentos graves em acidentes. As crianças têm 28% mais probabilidades de sofrer ferimentos graves quando são atingidas por um SUV.
Com 45% das colisões nos Estados Unidos envolvendo um SUV e 20% na Europa, fica claro que esses veículos estão a travar os avanços na segurança rodoviária. O estudo sugere que trocar os SUV por veículos convencionais poderia reduzir as mortes de peões e ciclistas entre 8% e 17%, dependendo da região.
Diante desse problema, algumas cidades começaram a tomar medidas para restringir o uso de SUV em áreas urbanas. Essas medidas vão desde a imposição de impostos especiais até restrições de estacionamento e limitações de acesso. Os autores do estudo defendem uma revisão urgente das regulamentações que controlam esses veículos, uma vez que sua popularidade não afeta apenas a segurança rodoviária, mas também o meio ambiente.
Elsa Robinson, coautora do estudo, destaca que esses veículos são especialmente perigosos para as crianças e alerta que sua crescente popularidade coloca em risco os objetivos de segurança rodoviária e ambiental. Os SUV, com todas as suas vantagens, também trazem consigo um conjunto de perigos que não podemos ignorar.
O debate sobre os SUV é mais do que uma questão de segurança rodoviária; é também um problema ambiental. Estes veículos, com o seu tamanho e peso, são normalmente mais poluentes e contribuem significativamente para as emissões de gases com efeito de estufa. Num mundo onde combater as alterações climáticas é crucial, é urgente reconsiderar a utilização e a regulamentação dos SUV.