Afinal como nasceu o novo Opel Manta GSe ElektroMOD? - Revistacarros
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
  • Motosport
  • Motomais
  • Offroad Moto
  • Revistamotos
  • Calibre12
  • Mundonautico
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
Revistacarros


Afinal como nasceu o novo Opel Manta GSe ElektroMOD?

Ricardo Carvalho by Ricardo Carvalho
24/08/2021
in Atualidade, Destaques
A A
Afinal como nasceu o novo Opel Manta GSe ElektroMOD?

Share on FacebookShare on Twitter
FacebookXRedditEmailWhatsApp

No início, havia apenas o automóvel. Mais precisamente, um Opel Manta vermelho alaranjado com tejadilho em vinil preto, integrado na coleção Opel Classic.

Um típico representante da euforia de cor da década de 1970! Um ícone de estilo. Em estado original e, de uma forma geral, em boas condições, mas um pouco desgastado. Ainda por restaurar e talvez destinado a ser dador de peças. Entretanto, a ofensiva “E” da Opel estava em pleno andamento com novos modelos como o Opel Mokka-e. E assim, uma coisa levou à outra. Afinal de contas, há uma forte tendência atual para os ‘restomods’, veículos clássicos com motorização e equipamentos modernos. Então porque não dar ao Manta uma nova vida elétrica?

A ideia tomou rapidamente forma. O Manta, já com 50 anos, tornou-se um filho dos nossos tempos – elétrico, sem emissões e tão emocional como uma verdadeira lenda deve ser. O Opel Manta GSe ElektroMOD nasceu, no início, apenas na mente dos seus criadores.

Este grande entusiasmo chegou rapidamente aos membros da administração da Opel. Foi dada luz verde quase espontaneamente para o desenvolvimento deste projeto invulgar, atrevido e deslumbrante, e a ideia de um vistoso ElektroMOD tornou-se realidade em poucos meses. Isto já tinha acontecido anteriormente, de forma semelhante, na Opel, quando um grupo de entusiastas, em colaboração com o antigo responsável de ‘design’ Erhard Schnell, concebeu um emocionante coupé desportivo por sua própria iniciativa. Esse projeto começou em 1963 e deu ao mundo automóvel o estudo Experimental GT apenas dois anos mais tarde, o qual evoluiu posteriormente para o Opel GT, fabricado entre 1968 e 1973. Mas esta é outra história.

Related Post

Teste – Polestar 4 Long Range Dual Motor – O menino bonito

Teste – Polestar 4 Long Range Dual Motor – O menino bonito

16/06/2025
Existem 19 destes Nissan restomod e um está à venda

Existem 19 destes Nissan restomod e um está à venda

16/06/2025
Xiaomi

Xiaomi SU7 Ultra arrasa Rimac Nevera em Nürburgring

16/06/2025
BMW M5 da Mansory é um sonho alimentado a carbono

BMW M5 da Mansory é um sonho alimentado a carbono

16/06/2025

No caso do Manta GSe ElektroMOD, a equipa de desenvolvimento preservou o fascínio original do modelo e, ao mesmo tempo, introduziu sofisticadas inovações no projeto. O expressivo Pixel-Vizor com a mais recente tecnologia LED, o ‘cockpit’ totalmente digital e, claro, a motorização elétrica alimentada a bateria.

A Opel Classic tinha recebido o carro em 1988, diretamente do seu proprietário original, uma senhora de Wiesbaden. A carroçaria do Manta praticamente não apresentava ferrugem. A proprietária tinha comprado o seu Manta novo, em 1974, e utilizou-o durante catorze anos. O carro recebeu a sua nova pintura amarela néon nas oficinas da Opel, depois de ter sido eletrificado e de ter passado na inspeção da TÜV.

Sem apoios de cabeça, os bancos originais do Manta A não poderiam ter lugar num automóvel moderno. Assim, o Manta GSe ElektroMOD recebeu novos bancos Recaro, semelhantes aos do desportivo Opel ADAM S. No entanto, não foi uma troca simples e, tal como muitos dos novos componentes, tiveram de ser quase feitos à medida na Oficina Opel Concept para poderem ser instalados no Manta.

O proprietário original do Manta A tinha escolhido, na época, uma transmissão automática, a qual que ainda se encontrava em bom estado. No entanto, era uma raridade para um Manta dos anos 70 e a equipa queria utilizar a clássica caixa manual de quatro velocidades que, à época, equipava a maioria das unidades. Assim, conceberam um adaptador que permite acoplar a caixa de velocidades Opel a uma embraiagem maior. Depois precisaram de um veio de transmissão mais longo, que encontraram no armazém de peças Opel Classic. O sistema de travagem foi adaptado ao aumento das ‘performances’ do veículo. Foram instalados travões maiores no eixo dianteiro e o eixo traseiro deixou os travões de tambor e recebeu travões de disco.

A suspensão é firme à frente, mas mostra-se mais branda no eixo traseiro, para que o Manta tenha sempre muita tração disponível. Afinal, é o Manta A mais potente de todos os tempos, à exceção de algumas versões modificadas e de competição. A potência do motor síncrono de 108 kW (147 cv) é transmitida ao asfalto através da clássica configuração de tração traseira. A bateria de iões de lítio de 31 kWh foi instalada o mais à frente possível na bagageira, para obter uma boa tração e um baixo centro de gravidade. Mesmo assim, o Manta GSe ainda oferece espaço suficiente para duas semanas de férias para quatro pessoas.

Após a conversão para ElektroMOD, este Manta GSe especial passou a pesar 1137 kg, cerca de 175 kg mais do que o original, mas ainda muito menos do que muitos automóveis modernos com um motor de combustão convencional. Quando conduzido normalmente, o GSe consegue uma autonomia de 200 quilómetros, mas com uma condução “mais leve”, pode conseguir ainda mais. E claro, o e-Manta pode recuperar energia como qualquer outro automóvel elétrico Opel. Para ativar a regeneração de energia, tudo o que o condutor tem de fazer é acionar um interruptor.

Estar ao volante do Manta GSe ElektroMOD é fascinante. Não só a sensação visual da combinação entre tradição e modernidade, mas também a experiência de condução. Ao rodar a chave de ignição, o motor arranca em total silêncio, obviamente. O condutor pode então selecionar a quarta mudança e simplesmente arrancar, o que o motor elétrico faz sem qualquer esforço, devido ao elevado binário disponível. Por outro lado, o condutor pode optar por efetuar manualmente as passagens da caixa de quatro velocidades Opel, tal como foi originalmente concebida. O Manta GSe acelera a um ritmo bastante vivo. A velocidade máxima está limitada, eletronicamente, a 150 km/h.

Tags: EletroMODGSeOpel Manta
Ricardo Carvalho

Ricardo Carvalho

Related Posts

Teste – Polestar 4 Long Range Dual Motor – O menino bonito
Atualidade

Teste – Polestar 4 Long Range Dual Motor – O menino bonito

by Ricardo Carvalho
16/06/2025
Existem 19 destes Nissan restomod e um está à venda
Atualidade

Existem 19 destes Nissan restomod e um está à venda

by Ricardo Carvalho
16/06/2025
Xiaomi
Atualidade

Xiaomi SU7 Ultra arrasa Rimac Nevera em Nürburgring

by Ricardo Carvalho
16/06/2025
Next Post
Edição número 100 da Carros & Motores chega amanhã às bancas

Edição número 100 da Carros & Motores chega amanhã às bancas

Porsche atualiza gama Taycan com novas cores e mais tecnologia

Porsche atualiza gama Taycan com novas cores e mais tecnologia

  • Trending
  • Comments
  • Latest
Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

13/03/2024
Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

13/05/2024
Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

12/02/2024
Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

19/02/2024

Toyota Corolla 2019: interior em 360 graus

0
Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

0
bmw serie 3 interior

BMW Série 3 2019: interior em 360 graus

0
tractor más rápido del mundo

Aí está o trator mais rápido do mundo: 1.000 CV e 217 km/h de velocidade máxima

0
Teste – Polestar 4 Long Range Dual Motor – O menino bonito

Teste – Polestar 4 Long Range Dual Motor – O menino bonito

16/06/2025
Existem 19 destes Nissan restomod e um está à venda

Existem 19 destes Nissan restomod e um está à venda

16/06/2025
Xiaomi

Xiaomi SU7 Ultra arrasa Rimac Nevera em Nürburgring

16/06/2025
BMW M5 da Mansory é um sonho alimentado a carbono

BMW M5 da Mansory é um sonho alimentado a carbono

16/06/2025

Sobre

Noticias do setor automóvel, novidades e ensaios.

Informação importante

Assinaturas
Contactos
Estatuto Editorial
Política de Privacidade
Termos e condições

Tags

100% elétrico Audi Bentley BMW BYD carros elétricos China Citröen CUPRA DS Automobiles Elétrico Elétricos Europa Ferrari FIAT Ford Honda Hybrid Hyundai KIA Lamborghini Lexus Mazda Mercado Mercedes-Benz Nissan Opel Peugeot PHEV Porsche Portugal Produção Renault Revista Carros & Motores SEAT Stellantis SUV tecnologia Tesla Toyota Vendas Videos Volkswagen Volvo Škoda

GRUPO V

Motosport
Motomais
Offroad moto
Revistacarros
Revistamotos
Calibre12
Mundonautico

© 2025 RevistaCarros

No Result
View All Result
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas

© 2025 RevistaCarros

Go to mobile version