A guerra está aberta entre a Xiaomi e a Huawei... pelo carro elétrico - Revistacarros
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
  • Motosport
  • Motomais
  • Offroad Moto
  • Revistamotos
  • Calibre12
  • Mundonautico
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
Revistacarros


A guerra está aberta entre a Xiaomi e a Huawei… pelo carro elétrico

Ricardo Carvalho by Ricardo Carvalho
05/06/2025
in Atualidade, Destaques
A A
A guerra está aberta entre a Xiaomi e a Huawei… pelo carro elétrico

Share on FacebookShare on Twitter
FacebookXRedditEmailWhatsApp

A rivalidade entre Xiaomi e Huawei, anteriormente restrita aos smartphones, agora estende-se ao mercado dos carros elétricos.

Entre declarações ácidas, recordes de vendas e estratégias industriais diametralmente opostas, os dois gigantes tecnológicos chineses cristalizam a atenção de um mercado automóvel em plena transformação. Por trás da guerra de palavras, está em jogo a conquista da liderança na mobilidade conectada do futuro, com números de vendas que já assustam o mercado chinês e ambições globais claramente declaradas.

O aparecimento da Xiaomi no mercado dos automóveis elétricos mudou o jogo. Em março de 2024, a Xiaomi lançou oficialmente o seu primeiro sedan elétrico, o SU7, seguido de perto pelo SUV YU7, mostrado em maio de 2025 e com uma carreira internacional em ascensão. O sucesso foi imediato: mais de 28.000 entregas em maio, oitavo mês consecutivo acima de 20.000 unidades, e uma produção que ultrapassou a marca de 200.000 veículos em menos de um ano. O SU7 impõe-se como um dos poucos elétricos a manter uma forte procura um ano depois do seu lançamento.

Huawei
Face a este crescimento, a Huawei, que não produz diretamente os seus próprios automóveis, mas reúne um ecossistema de marcas através da sua aliança HIMA (Harmony Intelligent Mobility Alliance), multiplica as parcerias com grandes fabricantes chineses: Seres (Aito), Chery (Luxeed), BAIC (Stelato), JAC (Maextro) e SAIC (Shangjie).

Related Post

Honda quer fabricar os híbridos “mais eficientes do mundo”

Honda quer fabricar os híbridos “mais eficientes do mundo”

06/06/2025
Adamastor já vendeu oito Furia

Adamastor já vendeu oito Furia

06/06/2025
Honda diz que vai descontinuar o Civic Type R na Europa

Honda diz que vai descontinuar o Civic Type R na Europa

06/06/2025
Galaxy

Este é o novo Galaxy A7 e não é um smartphone

06/06/2025

A Huawei fornece a tecnologia, o design, a interface e o sistema operativo HarmonyOS, mas deixa a produção e a comercialização a cargo dos seus parceiros. Esta estratégia de “aliança profunda” permite-lhe cobrir rapidamente o mercado, mas dilui a força da sua marca: nenhum destes carros ostenta diretamente o logótipo da Huawei, o que complica a construção de uma identidade forte face à simplicidade do marketing da Xiaomi.

A tensão aumentou durante o último salão automóvel de Shenzhen. Richard Yu, presidente da divisão de produtos de consumo da Huawei, minimizou publicamente a qualidade dos carros da Xiaomi, apontando o seu sucesso “apenas à força do marketing”: “Uma empresa de outro setor, que tem apenas um modelo, já vendeu como pãezinhos quentes. Mesmo que os seus produtos não sejam tão bons, vendem muito bem.”

Sem nunca mencionar a Xiaomi, Yu insistiu na superioridade técnica e qualitativa dos modelos do ecossistema Huawei, ao mesmo tempo que lamentou o seu menor sucesso comercial: “Os nossos produtos são melhores em todos os aspetos: qualidade, experiência, desempenho… mas não conseguimos vender tanto, nem mesmo uma fração das vendas deles.”

A resposta não se fez esperar. Lu Weibing, presidente do grupo Xiaomi, respondeu na rede social Weibo, citando o Prémio Nobel Mo Yan: “A calúnia é, em si mesma, uma forma de admiração.” Defendeu a competitividade dos seus modelos, salientando que o sucesso do SU7 e as expectativas em torno do YU7 assentam na força do produto, no modelo económico e na metodologia da Xiaomi. Lei Jun, fundador do grupo, retomou a mesma citação ao publicar os números das entregas de maio, antes de a eliminar, prova de que a batalha também se trava no terreno da imagem e da comunicação.

Seja a Xiaomi ou a Huawei, como aqui com o interior do Aito M9, os dois gigantes da indústria móvel apostam na ultraconectividade e na tecnologia do seu sistema operativo para seduzir o público.

Huawei
A dinâmica comercial da Xiaomi é impressionante: o SU7, o primeiro sedan elétrico da marca, ultrapassou 200.000 unidades produzidas em menos de um ano, com picos de encomendas espetaculares desde o lançamento do modelo Ultra (mais de 10.000 em duas horas).

A divisão automóvel da Xiaomi gerou 4 mil milhões de euros de receitas em 2024, com uma margem bruta de 20,4% no último trimestre. O YU7, o primeiro SUV da marca, está prestes a entrar em produção, com uma meta de 350.000 entregas em 2025. A Xiaomi aposta na integração total do seu ecossistema: conectividade, IA, atualizações OTA, gestão domótica a partir do veículo, tudo foi pensado para atrair uma clientela jovem.

A Huawei, por seu lado, conta com a força de seus parceiros: em maio de 2025, a aliança HIMA retomou a liderança das vendas com 44.454 veículos vendidos, contra pouco mais de 28.000 da Xiaomi. Mas o domínio da Aito (Seres) dentro da aliança cria uma dependência arriscada, e a multiplicação de marcas sob a bandeira HIMA complica a compreensão da oferta. A Huawei aposta no poder do seu sistema HarmonyOS, na conectividade e na ascensão tecnológica para se impor, mas ainda precisa convencer sobre a coerência do seu portfólio e a força da sua imagem junto ao grande público.

A “guerra” entre a Xiaomi e a Huawei não se limita a um duelo de números ou declarações. Insere-se num mercado chinês em ebulição, onde mais de uma centena de marcas disputam a preferência dos consumidores e onde a inovação tecnológica se tornou a chave para a sobrevivência. A China representa agora quase 50% das vendas mundiais de carros elétricos, e os dois grupos pretendem exportar o seu modelo para a Europa, onde o YU7 da Xiaomi já foi anunciado como um rival direto do Tesla Model Y.

Por enquanto, nem a Xiaomi nem a Huawei lançaram os seus modelos no mercado português, mas a sua chegada é aguardada com certa atenção, para não dizer tensão por parte de alguns atores tradicionais.

Tags: HuaweiXiaomi
Ricardo Carvalho

Ricardo Carvalho

Related Posts

Honda quer fabricar os híbridos “mais eficientes do mundo”
Atualidade

Honda quer fabricar os híbridos “mais eficientes do mundo”

by Ricardo Carvalho
06/06/2025
Adamastor já vendeu oito Furia
Atualidade

Adamastor já vendeu oito Furia

by Ricardo Carvalho
06/06/2025
Honda diz que vai descontinuar o Civic Type R na Europa
Atualidade

Honda diz que vai descontinuar o Civic Type R na Europa

by Ricardo Carvalho
06/06/2025
Next Post
Volvo volta a inventar o cinto de segurança

Volvo volta a inventar o cinto de segurança

O Renault 5 mais barato chegou! O que traz de diferente?

O Renault 5 mais barato chegou! O que traz de diferente?

  • Trending
  • Comments
  • Latest
Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

13/03/2024
Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

13/05/2024
Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

12/02/2024
Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

19/02/2024

Toyota Corolla 2019: interior em 360 graus

0
Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

0
bmw serie 3 interior

BMW Série 3 2019: interior em 360 graus

0
tractor más rápido del mundo

Aí está o trator mais rápido do mundo: 1.000 CV e 217 km/h de velocidade máxima

0
Honda quer fabricar os híbridos “mais eficientes do mundo”

Honda quer fabricar os híbridos “mais eficientes do mundo”

06/06/2025
Adamastor já vendeu oito Furia

Adamastor já vendeu oito Furia

06/06/2025
Honda diz que vai descontinuar o Civic Type R na Europa

Honda diz que vai descontinuar o Civic Type R na Europa

06/06/2025
Galaxy

Este é o novo Galaxy A7 e não é um smartphone

06/06/2025

Sobre

Noticias do setor automóvel, novidades e ensaios.

Informação importante

Assinaturas
Contactos
Estatuto Editorial
Política de Privacidade
Termos e condições

Tags

100% elétrico Audi Bentley BMW BYD carros elétricos China Citröen CUPRA DS Automobiles Elétrico Elétricos Europa Ferrari FIAT Ford Honda Hybrid Hyundai KIA Lamborghini Lexus Mazda Mercado Mercedes-Benz Nissan Opel Peugeot PHEV Porsche Portugal Produção Renault Revista Carros & Motores SEAT Stellantis SUV tecnologia Tesla Toyota Vendas Videos Volkswagen Volvo Škoda

GRUPO V

Motosport
Motomais
Offroad moto
Revistacarros
Revistamotos
Calibre12
Mundonautico

© 2025 RevistaCarros

No Result
View All Result
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas

© 2025 RevistaCarros

Go to mobile version