A Grande Extinção: Como a China enterrou centenas de fabricantes de automóveis - Revistacarros
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
  • Motosport
  • Motomais
  • Offroad Moto
  • Revistamotos
  • Calibre12
  • Mundonautico
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
Revistacarros


A Grande Extinção: Como a China enterrou centenas de fabricantes de automóveis

Vitor Mendes by Vitor Mendes
21/06/2025
in Atualidade, Destaques
A A
China

Share on FacebookShare on Twitter
FacebookXRedditEmailWhatsApp

“Fiquei chocado”, declarou Maxime Picat, diretor da Stellantis para a Ásia, ao descrever o colapso das construtoras ocidentais na China. O desabafo ecoou por toda a Europa e resume uma crise ainda mais profunda: o desaparecimento em massa de fabricantes chinesas de veículos elétricos (EVs). Impulsionadas por subsídios e ambições globais, mais de 500 startups surgiram nas últimas décadas. Hoje, estima-se que 90% faliram, foram absorvidas ou estão em agonia terminal, deixando para trás fábricas fantasmas e “cemitérios de carros”.

Um cenário da carnificina industrial?

Saturação insustentável: O governo chinês incentivou a criação de centenas fabricantes de EVs para dominar a nova indústria global. O resultado? Capacidade para produzir até cinco vezes mais veículos do que a procura real…! Nanjing, epicentro do boom elétrico, abriga 30 fábricas abandonadas – uma delas, da Yinlong, consumiu 1,6 mil milhões de dólares para nunca operar.

Related Post

Nem mais uma morte! Citroën ordena a recolha imediata de 400 mil carros por defeito

Nem mais uma morte! Citroën ordena a recolha imediata de 400 mil carros por defeito

21/06/2025
Golf GTI

325 CV a combustão! Este é Golf GTI mais potente de sempre

21/06/2025
solução portuguesa tecnologia empresa ranking deloitte

Solução portuguesa para veículos elétricos domina ranking europeu de tecnologia

21/06/2025
Rei de Marrocos tem 600 carros e gasta 6 milhões/ano só em manutenção. Mas há mais…!

Rei de Marrocos tem 600 carros e gasta 6 milhões/ano só em manutenção. Mas há mais…!

20/06/2025

A BYD, líder de mercado, desencadeou uma guerra de preços agressivos para eliminar concorrentes. Empresas como a Evergrande New Energy Auto chegaram a perder fortunas por veículo vendido. A Neta, outra marca a operar no ocidente, viu suas vendas despencarem 98% em janeiro de 2025.

Da glória ao colapso

Neta: o símbolo da crise. Após vender 60.000 unidades em 2024, demitiu todo o seu departamento de P&D, enfrenta 400 disputas judiciais e credores acampados na sua sede. O plano de sobrevivência? Apostar no Brasil e Tailândia – onde vendeu apenas 129 carros em abril de 2025…

Entre as causas apontadas pelos principais especialistas do setor, os subsídios mal direcionados. Províncias inteiras financiaram fábricas sem estudos de impacto reais. Mas também o modelo de negócio: startups dependiam de terceiros para design e produção, sem nenhum controlo sobre custos ou tecnologia.

Tudo a somar a estratégia dos “gigantes” que sufocaram os rivais com descontos, tornando insustentável a operação de pequenos players. Ou à falta de inovação real: marcas (como Yuanhang) ofereciam carros com “designs genéricos e interiores medíocres”.

Alguns estudos atribuem culpas também ao fenómeno das vendas diretas, modelo que a Europa tende a importar. Na China, os fabricantes cortaram com o número de concessionárias, mas falharam em substituir sua rede de serviços – crucial para a confiança do consumidor.

Cemitérios de EVs 

Terrenos em Xangai e Pequim acumulam milhares de carros abandonados, muitos de empresas que faliram sem usar os veículos.

Um levantamento publicado pela empresa EVboosters, referência no setor da mobilidade elétrica, entre 2018 e 2025, 400 fabricantes chineses de veículos elétricos cessaram operações. Eis alguns nomes relevantes que colapsaram ou saíram do mercado:

  1. HiPhi (Human Horizons) – Produção paralisada em 2024 devido a problemas financeiros e operacionais.

  2. WM Motor – Entrou em processo de falência após não conseguir capital e perder confiança de investidores.

  3. Byton – Encerrou atividades antes de iniciar produção em massa, por turbulência interna e superextensão.

  4. Singulato Motors – Uma das marcas pioneiras que desapareceu rapidamente sob pressão financeira.

  5. LeEco EV – Colapsou devido a dívidas massivas associadas à sua empresa-mãe tecnológica.

  6. Levdeo – Não conseguiu transitar de veículos elétricos de baixa velocidade para modelos de dimensão normal.

  7. Bordrin Motors – Declarada falida em 2021 após choques da COVID dizimarem a procura.

  8. Saleen China – Projeto colapsado em meio a escândalos financeiros e legais.

  9. Qiantu Motors – Não escalou o seu carro desportivo elétrico K50 para volumes sustentáveis.”

O que se questiona agora é o risco de um efeito dominó financeiro. Veja-se a crise com risco de falência da Neta, que arrastou 90 processos de execução e uma cadeia de fornecedores não pagos. 

Lições para o futuro? Especialistas acreditam que apenas marcas com escala global (BYD), inovação real (NIO) ou parcerias estratégicas (Leapmotor, apoiada pela Stellantis) resistirão. Agora é o próprio governo chinês  promove uma consolidação forçada, reduzindo subsídios e pressionando fusões. E a pergunta é: irá a Europa a tempo de reposicionar-se?

Fontes: EVBoosters/CAAM – China Association of Automobile Manufacturers/Bloomberg/InsideEVs/Automobility Ltd

Leia ainda: Teste – Alpine A290 GTS – Missão possível

Tags: ChinaMercado Automóvel
Vitor Mendes

Vitor Mendes

Related Posts

Nem mais uma morte! Citroën ordena a recolha imediata de 400 mil carros por defeito
Atualidade

Nem mais uma morte! Citroën ordena a recolha imediata de 400 mil carros por defeito

by Vitor Mendes
21/06/2025
Golf GTI
Atualidade

325 CV a combustão! Este é Golf GTI mais potente de sempre

by Vitor Mendes
21/06/2025
solução portuguesa tecnologia empresa ranking deloitte
Atualidade

Solução portuguesa para veículos elétricos domina ranking europeu de tecnologia

by Vitor Mendes
21/06/2025
Next Post
Golf GTI

325 CV a combustão! Este é Golf GTI mais potente de sempre

Nem mais uma morte! Citroën ordena a recolha imediata de 400 mil carros por defeito

Nem mais uma morte! Citroën ordena a recolha imediata de 400 mil carros por defeito

  • Trending
  • Comments
  • Latest
Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

13/03/2024
Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

13/05/2024
Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

12/02/2024
Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

19/02/2024

Toyota Corolla 2019: interior em 360 graus

0
Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

0
bmw serie 3 interior

BMW Série 3 2019: interior em 360 graus

0
tractor más rápido del mundo

Aí está o trator mais rápido do mundo: 1.000 CV e 217 km/h de velocidade máxima

0
Nem mais uma morte! Citroën ordena a recolha imediata de 400 mil carros por defeito

Nem mais uma morte! Citroën ordena a recolha imediata de 400 mil carros por defeito

21/06/2025
Golf GTI

325 CV a combustão! Este é Golf GTI mais potente de sempre

21/06/2025
China

A Grande Extinção: Como a China enterrou centenas de fabricantes de automóveis

21/06/2025
solução portuguesa tecnologia empresa ranking deloitte

Solução portuguesa para veículos elétricos domina ranking europeu de tecnologia

21/06/2025

Sobre

Noticias do setor automóvel, novidades e ensaios.

Informação importante

Assinaturas
Contactos
Estatuto Editorial
Política de Privacidade
Termos e condições

Tags

100% elétrico Audi Baterias Bentley BMW BYD carros elétricos China Citröen CUPRA Elétrico Elétricos Europa Ferrari FIAT Ford Honda Hybrid Hyundai KIA Lamborghini Lexus Mazda Mercado Mercedes-Benz Nissan Opel Peugeot PHEV Porsche Portugal Produção Renault Revista Carros & Motores SEAT Stellantis SUV tecnologia Tesla Toyota Vendas Videos Volkswagen Volvo Škoda

GRUPO V

Motosport
Motomais
Offroad moto
Revistacarros
Revistamotos
Calibre12
Mundonautico

© 2025 RevistaCarros

No Result
View All Result
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas

© 2025 RevistaCarros

Go to mobile version