A Bugatti apresentou o Veyron F.K.P. Hommage, um “one-off” produzido pelo programa Solitaire, para homenagear Ferdinand Karl Piech, o responsável pela criação do superdesportivo de Molsheim há 20 anos.

Quando o Veyron estreou no Salão Automóvel de Tóquio de 1999, desenhado por Jozef Kabaň sob a direção de Hartmut Warkuß, apresentou uma filosofia estética radicalmente diferente. Na altura, muitos dos superdesportivos seguiam as formas em cunha inclinadas para a frente, popularizadas por Gandini.
Com 1.000 cv de potência, a linguagem de design confiante, influenciada pela Bauhaus, envelheceu notavelmente bem, mantendo-se contemporânea duas décadas depois. Construído sobre a mais alta evolução da plataforma W16 da Bugatti, o FKP Hommage apresenta o motor quad-turbo de 1.600 cv, introduzido pela primeira vez no Chiron Super Sport, o mesmo superdesportivo o que realizou as ambições de velocidade de Piëch, ultrapassando os 480 km/h. Isso representa o pináculo do desenvolvimento do W16: turbocompressores maiores, intercoolers aprimorados, sistemas de arrefecimento atualizados e uma caixa de velocidades reforçada capaz de lidar com os 1600 Nm de binário máximo.

O exterior exibe uma evolução subtil, porém significativa. Mantendo a postura inclinada para trás e a linha de cintura descendente do Veyron. A grelha em ferradura tridimensional, flui organicamente para a carroçaria, em vez da abordagem bidimensional original.
As jantes, com dimensões atualizadas, 20 polegadas no eixo dianteiro e 21 polegadas no traseiro, utilizam a mais recente tecnologia de pneus Michelin, aprimorando tanto o desempenho quanto o equilíbrio visual.
No interior, o volante e a consola central em alumínio são feitos a partir de uma peça única. A Bugatti dotou ainda este modelo único de revestimentos em tecidos especialmente desenvolvidos para o efeito na capital francesa. Nota ainda para o relógio de 41mm da Audemars Piguet Royal Oak Tourbillon, embutido no tablier a pedido do futuro proprietário deste especial FKP Hommage.
O relógio apresenta um engenhoso mecanismo de corda automática: uma gôndola que gira em torno de um eixo diagonal várias vezes por hora, alimentada pelo próprio carro, sem necessidade de ligação elétrica.
O FKP Hommage que será apresentado na Ultimate Supercar Garage, no âmbito do Rétromobile Paris, que terá lugar de 29 de janeiro a 1 de fevereiro de 2026, junta-se a Brouillard como a segunda criação do Programa Solitaire, a iniciativa exclusiva da Bugatti que cria até duas obras-primas personalizadas por ano.

Leia também:




















