O novo FIAT Qubo L, sucessor do Doblò, nomenclatura que hoje identifica exclusivamente veículos comerciais, vai chegar ao mercado neste primeiro trimestre e passa a ser o único modelo da gama FIAT com motores Diesel. Uma escolha que pode surpreender, numa era em que as opções elétricas e híbridas parecem ser as únicas viáveis.

Concebido para satisfazer as diversas necessidades das famílias atuais, combinando a praticidade, flexibilidade e desempenho, o Qubo L oferece uma solução única para a vida familiar, cidade e as aventuras ao ar livre.
O novo modelo vai estar disponível em duas configurações, 5 lugares (4,40 m) e 7 lugares (4,75 m) —, a versão de 7 lugares oferece três bancos ajustáveis individualmente na segunda fila e dois bancos extraíveis sobre calhas na terceira fila, com 144 combinações de bancos possíveis. O modelo também oferece 27 compartimentos de arrumação e até 3 metros de profundidade de carga, graças a um banco do passageiro dianteiro rebatível, ideal para transportar itens mais longos ou volumosos.

Além disso, a generosa por traseira promete facilitar as operações de carregar e descarregar carga volumosa, quer esteja a transportar equipamento de aventura, material desportivo ou a bagagem da família.
A variante de 5 lugares destaca-se pela sua capacidade de arrumação já que oferece uma bagageira particularmente espaçosa, com capacidade superior a 700 litros.
Diesel, transmissão manual ou automática
A gama de motorizações inclui motores Diesel, que estão disponíveis em dois níveis de potência, com 100 e 130 cv, com transmissão automática ou manual. Já a versão a gasolina conta com um motor 110 cv e a variante 100% elétrica, apenas disponível na versão de 5 lugares, conta com um motor de 136 cv.

O Qubo L está equipado com o Extended Grip Control melhora a capacidade do veículo para lidar com várias condições de condução. Ao ajustar a resposta do motor e otimizar a tração, esta funcionalidade garante melhor estabilidade e controlo, permitindo conduzir com confiança, quer esteja a circular em caminhos lamacentos, estradas com neve ou cascalho.
Apesar de não ter anunciado ainda os preços do novo Qubo L, a FIAT revelou que o novo modelo vai chegar ao mercado nacional ainda neste primeiro trimestre.
Leia também:


















