A Associação Automóvel de Portugal (ACAP) acaba de lançar uma plataforma online, intitulada “Recall“, em parceria com o Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT) e o apoio da Direção-Geral do Consumidor (DGC), que permite aos proprietários verificarem facilmente se o seu veículo está abrangido por alguma ação de recolha (recall), bastando para isso introduzir a matrícula ou o número de identificação (VIN).
De utilização gratuita, a plataforma permite aos utilizadores indo ao condutor verificar se o seu automóvel está identificado como alvo de uma ação de “recall” pelo fabricante.
Caso assim seja, o proprietário do veículo deve contactar um concessionário oficial da marca, que assegurará a reparação sem custos. O facto de a pesquisa não indicar nenhuma ação de recall, contudo, não significa que o veículo não possa ser incluído numa ação futura.
Por isso, a ACAP aconselha que os “condutores devem consultar a plataforma antes de cada inspeção periódica, garantindo que o veículo está sempre em conformidade e evitando situações inesperadas”. Desta forma, esta medida “contribui para o cumprimento das inspeções obrigatórias, para a redução de riscos na estrada e para a proteção do meio ambiente”.














