A BYD acaba revelar um dos seus projetos mais ambiciosos, um motor boxer turbo de 2.0 litros de quatro cilindros, desenvolvido exclusivamente para híbridos plug-in.
O novo motor, revelado num vídeo que mostra a desmontagem do propulsor, com comentários técnicos do professor Xu Min, da Universidade de Xangai, representa um passo importante na estratégia da BYD, já que se trata do primeiro motor do género para um modelo eletrificado de produção.

O modelo escolhido para estrear o novo motor da BYD foi o Yangwang U7, sendo que a marca chinesa lembra que em comparação com os motores em linha, o layout do motor boxer oferece uma altura vertical significativamente menor e melhor cancelamento da vibração inerente, melhorando o desempenho em termos de ruído e vibração
Este novo motor boxer 2.0 foi desenvolvido especificamente para a plataforma e4 híbrida do construtor chinês e a sua função principal é gerar eletricidade para o sistema de propulsão elétrica, ao contrário dos motores boxers utilizados pela Porsche e Subaru, que atuam diretamente na tração do veículo. No entanto, sob certas condições, também pode fornecer binário diretamente ao eixo traseiro. A BYD anunciou que todo o sistema oferece uma potência máxima de 272 cv e 380 Nm de binário.
O grande destaque técnico deste motor está na sua altura total de apenas 420 mm, possibilitada por soluções como cárter seco, lubrificação sob medida e um sistema de arrefecimento otimizado para o layout horizontal. Este design ultracompacto permite manter um centro de gravidade baixo e libertar mais espaço no compartimento dianteiro. Já em termos acústicos, o novo motor da BYD anuncia um ruído ao ralenti superior em apenas 1dB face aos motores elétricos, o que é praticamente impercetível.
A marca chinesa anunciou ainda que a potência do motor a potência do motor pode ser ajustada dinamicamente com base no estado de carga da bateria, permitindo dessa forma uma gestão de energia mais inteligente na condução híbrida.















