A ACCIONA Energía vai desenvolver a implementação, operação e manutenção de 24 novos pontos de carregamento para veículos elétricos em Portugal, através de um concurso promovido pela Mobi.E, a entidade nacional de mobilidade elétrica.
Os novos carregadores vão ficar localizados na Trofa, Ourém, Mirandela, Paços de Ferreira, Fundão, Sertã, Carregal do Sal, Constância, São João da Pesqueira e Tábua, e vão permitir ampliar a infraestrutura de carregamento elétrico em Portugal, prevendo-se que estejam operacionais no início de 2026.
A adjudicação do concurso é mais um marco para o negócio de carregamento elétrico da ACCIONA Energía, após a recente aquisição da Cable Energía, o operador da rede Shell Recharge em Espanha e Portugal, que se encontra fora das estações de serviço Shell.
A compra acrescentou cerca de 400 pontos de carregamento operacionais à rede da empresa em toda a Península Ibérica, que inclui unidades na Guarda, Ermesinde, Vila Real, Porto e Lisboa, bem como um pipeline de mais de 300 carregadores à espera de ligação à rede ou em construção.
Recorde-se que a rede pública de carregamento elétrico em Portugal expandiu-se rapidamente nos últimos anos, ultrapassando as metas nacionais e da União Europeia, com o registo de níveis recorde de utilização em 2024, com mais de seis milhões de carregamentos e acima de 280 000 utilizadores registados.
Leia também:















