O Salão do Automóvel Híbrido e Elétrico (SAHE) no Porto, foi o palco escolhido para a estreia ibérica do Polestar 5, que chega em abril ao mercado nacional, com preços que arrancam nos 122.600 euros.
O Grand Tourer de quatro portas da marca sueca, tem por base o protótipo Precept, apresentado pela primeira vez em 2020, e promete rivalizar com o Porsche Taycan e o Audi e-tron GT, apresentando-se com uma secção frontal baixa, o SmartZone visto pela primeira vez no Precept, que é ladeado por faróis de lâmina dupla com tecnologia Pixel LED de série.
A relação entre as rodas e as linhas do capô é especialmente próxima, um feito que Stephan Larsson, Product Manager da Polestar diz ter sido possibilitado pela plataforma do automóvel e exclusivo para o design da suspensão dianteira do segmento.
Revestimentos em preto brilhante ou Shade ao longo da secção inferior das portas reduzem a altura visual para 142 cm, enquanto a estufa de vidro combina com o perfil em forma de asa e a linha elegante do teto.
Na traseira, o Polestar 5 utiliza uma barra de luzes aerodinâmica especialmente projetada, com detalhes de ventilação e difusor integrado para melhorar o fluxo de ar. Com vidros sem moldura e maçanetas retráteis, o Polestar 5 apresenta-se com um coeficiente aerodinâmico de Cx0,24 para o Polestar 5 Dual motor.
No interior, o Polestar 5 destaca-se pelos bancos dianteiros, desenvolvidos em colaboração com a Recaro, que combinam um ponto interior de anca baixo com um apoio lateral reforçado e o conforto sueco típico.
Os bancos são revestidos, de série, em MicroTech Charcoal, com a opção de couro Nappa da Bridge of Weir em Charcoal ou em Zinc. Este couro, proveniente de subprodutos naturais da indústria alimentar, é livre de crómio e tem a garantia de bem-estar animal, acrescentando ainda ventilação e função de massagem ao aquecimento e aos ajustes elétricos também de série.
O habitáculo apresenta materiais de fibra natural em todo o interior, com destaque para a trama exclusiva Polestar desenvolvida com a BComp nos encostos dos bancos dianteiros. Equipada com ampliTex para maior resistência, esta alternativa de base biológica à fibra de carbono, é feita de linho, e é até 40% mais leve que o plástico utilizando 50% menos de materiais de origem fóssil.
Nota ainda para a bagageira com uma capacidade para 365 litros, enquanto na frente existe um espaço para arrumação com 62 litros de capacidade.
O Polestar 5 está equipado com um painel de instrumentos com um ecrã de 9’’, montado diretamente na coluna de direção que é ajustável eletricamente, garantindo que esteja perfeitamente posicionado na linha de visão, independentemente da posição escolhida, bem como um head-up display 9,5’’, que disponibiliza um conjunto de informações para o condutor.
O Polestar 5 apresenta-se ainda como o modelo mais desenvolvido da marca sueca, contando para isso com um chassi de alumínio que permite adotar soluções semelhantes de um superdesportivo, a que se junta uma bateria de 112 kWh, integrada na carroçaria, que opera a 800 V e pode ser recarregada em corrente contínua de até 350 kW, de 10% a 80% em 22 minutos.
Disponível em duas versões com tração integral, o novo modelo 100% elétrico da Polestar apresenta a variante Dual Motor com 748 cv e 812 Nm, que permite acelerar de 0 a 100 em 3,9 segundos e anunciar uma autonomia de até 670 km segundo o ciclo WLTP (atualmente em homologação).
Já a variante Performance é a versão mais poderosa do Polestar 5, com 884 cv e 1015 Nm de binário máximo, que reduz o tempo de aceleração de 0 a 100 km/h, para 3,2 segundos, e anuncia uma autonomia de 565 km. Nas duas versões a velocidade máxima é limitada eletronicamente a 250 km/h
A Polestar anunciou que o novo Grand Tourer totalmente elétrico já pode ser encomendado, com preços que arrancam nos 122.600 euros para a variante Dual Motor, enquanto a versão Perfomance tem um preço que começa nos 145.400 euros, e que as primeiras entregas estão previstas para a primavera de 2026.
Leia também: