O presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou através da plataforma Truth Social, que os veículos pesados importados para os Estados Unidos, vão passar a estar sujeitos a uma tarifa de 25% a partir de 1 de novembro.
A medida agora anunciada pelo presidente dos EUA, visa proteger as empresas americanas da concorrência estrangeira, e apoiar os fabricantes de veículos pesados norte-americanos como Peterbilt, Kenworth, Freightliner e Mack Trucks.
Recorde-se que desde a chegada de Donald Trump à Casa Branca, que a administração norte-americana lançou uma ofensiva protecionista total, nomeadamente através de tarifas impostas com base no país ou região de origem das mercadorias, em vez de impostos determinados com base na natureza dos produtos importados.
Além disso, os acordos comerciais já firmados com o Japão e a União Europeia, os Estados Unidos concordaram com tarifas de 15% sobre veículos ligeiros, mas não está claro se agora vão enfrentar tarifas de 25% sobre os veículos pesados.
De acordo com a “Reuters”, o México é o maior exportador de veículos pesados para os Estados Unidos. Um estudo divulgado em janeiro revelou que as importações mexicanas triplicaram desde 2019, chegando a cerca de 340.000 unidades atualmente, segundo as estatísticas do governo.