Teste – Foton Tunland G7 – Para todo o serviço! - Revistacarros
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
  • Motosport
  • Motomais
  • Offroad Moto
  • Revistamotos
  • Calibre12
  • Mundonautico
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
Revistacarros


Teste – Foton Tunland G7 – Para todo o serviço!

Ricardo Carvalho by Ricardo Carvalho
04/07/2025
in Destaques, Ensaios
A A
Teste – Foton Tunland G7 – Para todo o serviço!

Share on FacebookShare on Twitter
FacebookXRedditEmailWhatsApp

A chinesa Foton chega ao mercado nacional de mangas arregaçadas, apresentando um carro de trabalho bem equipado quanto os modernos SUV, mas com capacidades todo-o-terreno que estes só podem sonhar em alcançar. E tudo isto com um motor Diesel de 163 CV.

FotonO estilo aventureiro nos automóveis veio para ficar, graças à moda dos SUV. As pick-ups também adotaram estas linhas exteriores que inspiram aventura e um estilo de vida mais ativo, com a vantagem de oferecerem capacidades reais para condução em todo-o-terreno. Estas características fazem delas veículos versáteis, ideais para quem precisa de espaço de carga, trabalha no campo ou pratica atividades desportivas ou lúdicas que envolvem o transporte de material volumoso. E a prova de que continuam a ter mercado é que as marcas não param de lançar versões atrativas, carregadas de equipamento e esteticamente apelativas.

FotonA mais recente proposta vem do Oriente, mais precisamente da China. Chama-se Tunland G7 e impõe-se desde logo pela sua presença robusta. O design exterior é marcado por uma grelha frontal preta com o logo cromado da Foton em destaque, num conjunto com mais de 5 metros de comprimento. E as dimensões avantajadas traduzem-se num interior igualmente generoso, com espaço para cinco pessoas viajarem com conforto razoável.

Leia também: Grupo JAP assume importação da marca FOTON para Portugal

Related Post

Porsche 911

Está tudo louco, ou este Porsche 911 é mesmo um achado por quase 3 milhões?

04/07/2025
Tesla

Lei, qual lei? Tesla testou inovação em Madrid sem autorização

04/07/2025
FIAT testa a troca de baterias nos 500 elétricos

FIAT testa a troca de baterias nos 500 elétricos

04/07/2025
Novo Polestar 7 vai ser produzido pela… Volvo

Novo Polestar 7 vai ser produzido pela… Volvo

04/07/2025

FotonEquipamento de topo

Os acessos são bons para todos os lugares, embora seja necessário levantar um pouco a perna para subir aos “aposentos”. Esta versão mais “aburguesada” da pick-up da Foton reflete bem o salto qualitativo nesta categoria de automóveis: volante multifunções, consola central iluminada, painel de bordo com desenho sofisticado e revestimentos de qualidade superior, almofadados nas portas, são alguns mimos.

FotonO sistema de infotainment inclui um ecrã tátil de 10,25 polegadas, compatível com smartphones, e na extensa lista de equipamentos de série não faltam sistemas ADAS, como alerta de colisão frontal, deteção de ângulo morto ou travagem automática de emergência, além de câmaras 360º, muito úteis nas manobras urbanas, dificultadas pelo limitado raio de viragem. A posição de condução também é boa para um carro tão alto.

FotonAinda em matéria de dimensões, destaque para a boa área de carga: a caixa tem 1.520 mm de comprimento e 44 cm de altura, sendo capaz de suportar quase uma tonelada de peso, enquanto a capacidade de reboque é de até 3 toneladas, ideal para quem procura na Foton um verdadeiro “mouro de trabalho”.

FotonPau para toda a obra

Em serviço ou lazer, a verdade é que debaixo do capô há músculo para quase todas as tarefas. A Tunland G7 recorre a uma mecânica possante de 2.0 litros a gasóleo, com 163 CV e 390 Nm de binário, capaz de prestações muito satisfatórias, bem ajudada pela caixa manual de 6 velocidades. O arranque é brusco e potente, antecipando força suficiente para enfrentar condições de terreno complicadas, sobretudo se ativarmos as quatro rodas motrizes (4H) no comando rotativo na consola central. Este botão permite ainda acionar a caixa de redutoras (4L), um modo em que se torna quase impossível ficar “entalado”. A elevada altura ao solo (21 cm), o bloqueio diferencial mecânico e os bons ângulos de ataque (28º) e de saída (19º) fazem o resto.

Por outro lado, em alcatrão, o comportamento é… o esperado. Quem procura este tipo de veículos TT tem outras prioridades, nomeadamente robustez e fiabilidade “à prova de bala”. A condução exige maior esforço e pressão nos pedais, volante e seletor da caixa, à boa maneira das pick-up, com o seletor a ser um pouco impreciso.

FotonNão é defeito, é feitio…

O motor turbodiesel também se faz ouvir sem grandes filtros. Quanto a consumos, é relativamente fácil atingir médias de 8,5 l/100 km, isto no melhor dos cenários. Tanto nos trilhos TT com 4×4 ativado como em autoestrada, a fatura aumenta.

Ainda assim, aplauda-se o equilíbrio da dinâmica, fruto da correta capacidade de processamento das suspensões, sobretudo no eixo posterior que, mantendo o arcaico esquema de eixo rígido com molas de lâminas, consegue manter a traseira bem agarrada à estrada, favorecendo a sensação de segurança. No entanto, o conforto fica algo comprometido quando o veículo está vazio. Já o sistema de travagem, ao contrário, não mostra dificuldades para imobilizar um veículo tão pesado. Uma agradável surpresa!

FotonTexto Vítor Mendes
Fotos Paulo Calisto

CONCLUSÃO

A chinesa Foton entra em Portugal pela mão do Grupo JAP, com uma gama diversificada de veículos comerciais. Esta Tunland G7, pelo preço competitivo, apresenta-se repleta de bons argumentos, desde a imagem aos conteúdos, passando por uma mecânica Diesel competente e muito bem aproveitada por uma transmissão manual de 6 relações. O conjunto revela ímpeto forte e desempenho interessante. Trata-se de uma pick-up à séria, para o bem e… para o mal.

FICHA TÉCNICA
FOTON TUNLAND G7

TIPO DE MOTOR                        Diesel, 4 cilindros em linha, turbo

CILINDRADA                                1.968 cm3

POTÊNCIA                                     163 CV às 3.600 rpm

BINÁRIO MÁXIMO                     390 Nm entre as 1.800 e as 2.600 rpm

TRANSMISSÃO                            4×4 inserível, caixa manual 6 velocidades

V.MÁXIMA                                   160 km/h (limitada)

ACELERAÇÃO                               8,8 s (0 a 100 km/h)

CONSUMO (WLTP)                    7,4 l/100 km (misto)

EMISSÕES CO2 (WLTP)             220 g/km (misto)

DIMENSÕES (C/L/A)                  5.340 / 1.940 / 1.870 mm

PNEUS                                                          265/60 R18

PESO                                              2.005 kg

ZONA DE CARGA                        1.520 / 1.580 / 440 mm

PREÇO                                                          40.652 €

GAMA DESDE                              40.652 €

I.CIRCULAÇÃO (IUC)                  446,95 €

LANÇAMENTO                            Fevereiro de 2025

Tags: Foton Tunland G7JAP
Ricardo Carvalho

Ricardo Carvalho

Related Posts

Porsche 911
Atualidade

Está tudo louco, ou este Porsche 911 é mesmo um achado por quase 3 milhões?

by Vitor Mendes
04/07/2025
Tesla
Atualidade

Lei, qual lei? Tesla testou inovação em Madrid sem autorização

by Vitor Mendes
04/07/2025
FIAT testa a troca de baterias nos 500 elétricos
Atualidade

FIAT testa a troca de baterias nos 500 elétricos

by Ricardo Carvalho
04/07/2025
Next Post
Tesla

Lei, qual lei? Tesla testou inovação em Madrid sem autorização

Porsche 911

Está tudo louco, ou este Porsche 911 é mesmo um achado por quase 3 milhões?

  • Trending
  • Comments
  • Latest
Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

13/03/2024
Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

13/05/2024
Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

12/02/2024
Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

19/02/2024

Toyota Corolla 2019: interior em 360 graus

0
Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

0
bmw serie 3 interior

BMW Série 3 2019: interior em 360 graus

0
tractor más rápido del mundo

Aí está o trator mais rápido do mundo: 1.000 CV e 217 km/h de velocidade máxima

0
Porsche 911

Está tudo louco, ou este Porsche 911 é mesmo um achado por quase 3 milhões?

04/07/2025
Tesla

Lei, qual lei? Tesla testou inovação em Madrid sem autorização

04/07/2025
Teste – Foton Tunland G7 – Para todo o serviço!

Teste – Foton Tunland G7 – Para todo o serviço!

04/07/2025
FIAT testa a troca de baterias nos 500 elétricos

FIAT testa a troca de baterias nos 500 elétricos

04/07/2025

Sobre

Noticias do setor automóvel, novidades e ensaios.

Informação importante

Assinaturas
Contactos
Estatuto Editorial
Política de Privacidade
Termos e condições

Tags

100% elétrico Audi Baterias Bentley BMW BYD carros elétricos China Citröen CUPRA DS Automobiles Elétrico Elétricos Europa Ferrari FIAT Ford Honda Hybrid Hyundai KIA Lamborghini Lexus Mazda Mercado Mercedes-Benz Nissan Opel Peugeot PHEV Porsche Produção Renault Revista Carros & Motores SEAT Stellantis SUV tecnologia Tesla Toyota Vendas Videos Volkswagen Volvo Škoda

GRUPO V

Motosport
Motomais
Offroad moto
Revistacarros
Revistamotos
Calibre12
Mundonautico

© 2025 RevistaCarros

No Result
View All Result
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas

© 2025 RevistaCarros

Go to mobile version