Já se passaram três anos desde que a Apple revelou a versão actualizada do CarPlay projetada para assumir o controlo de todos os ecrãs do carro.
O lançamento estava previsto para o ano passado, mas 2025 chegou sem que nenhum veículo assumisse este novo software. A Aston Martin só anunciou no mês passado que iria oferecer o CarPlay Ultra, mas não parece que muitas outras irão oferecê-lo em breve.
De acordo com um novo relatório do Finantial Times, os construtores que a Apple havia inicialmente afirmado que iriam oferecer a versão atualizada do CarPlay não têm planos para o fazer. Entre elas estão a Mercedes-Benz, a Audi, a Polestar ou a Volvo.
A Renault, outro construtor de automóveis que a Apple havia listado originalmente, teria dito à gigante da tecnologia que ela não deveria “tentar invadir os nossos próprios sistemas”. A Ford e a Nissan, juntamente com as suas respectivas marcas de luxo, também foram destacadas, mas ambas disseram ao FT que não tinham nada a compartilhar sobre a tecnologia.
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As montadoras provavelmente estão repensando quanto controle desejam abrir mão de seus ecrãs para a Apple, e não porque estão tentando reinventar o sistema de infoentertenimento. Os ecrãs são a principal interface do utilizador nos veículos modernos e representam uma oportunidade de monetização que muitas montadoras ainda estão tentando descobrir. A General Motors seguiu o caminho extremo e decidiu abandonar o CarPlay dos seus carros por completo.
No entanto, nem todos os construtores têm medo de oferecer opções aos seus consumidores. A Porsche ainda planeia oferecer o CarPlay Ultra em seus modelos futuros, e a Kia, a Hyundai e a Genesis disseram à publicação que seus carros integrariam a tecnologia, mesmo que não fizessem parte do anúncio original da Apple.
Se um número suficiente de pessoas gostar do CarPlay Ultra, a demanda pode não deixar muita escolha para as empresas que resistem, a não ser oferecê-lo. A Apple já está no topo da batalha do entretenimento informativo e provavelmente continuará vencendo.