A Alpine acaba de lançar o seu segundo veículo elétrico, o SUV A390.
Mas esse é apenas um dos muitos veículos elétricos que o construtor francês planeia lançar nos próximos anos.
A marca lançará um novo carro desportivo elétrico para suceder ao A110, e promete que será muito potente.
Numa entrevista à Auto Express, o CEO Philippe Krief e o diretor do Grupo Renault, Luca de Meo, revelaram mais detalhes sobre o próximo carro desportivo elétrico. A dupla observou que ele tem um peso alvo de cerca de 1450 kg e deve ter um alcance de aproximadamente 560 km no ciclo WLTP.
Mais importante ainda, este novo carro desportivo será potente. Quando questionado sobre a potência que o novo carro desportivo EV poderá produzir, Krief respondeu: «Muita! Haverá potência suficiente, posso garantir.»
O A110 que está a sair de produção produz até 296 cavalos na sua versão mais potente, mas esperamos que o EV seja ainda mais potente.
A Alpine apresenta duas configurações: configurações com dois e três motores, com a configuração de dois motores a enviar potência exclusivamente para as rodas traseiras e a configuração de três motores a oferecer tração integral.
O carro desportivo será o primeiro veículo da linha a usar a Alpine Performance Platform (APP) de 800 volts da montadora, que será lançada no Salão do Automóvel de Paris no próximo ano. A arquitetura APP servirá de base para “três ou quatro modelos”, observa de Meo, com motores elétricos montados nas próprias rodas. Os motores montados nas rodas, diz de Meo, ajudarão a baixar o centro de gravidade do carro e darão ao carro proporções de motor central.
Como mencionado, a Alpine pretende atingir um peso bruto de cerca de 1.450 kg para o seu carro desportivo elétrico — ou quase o mesmo peso de um Porsche Cayman a gasolina. Será um pouco mais pesado que o A110, que pesa cerca de 1.088 kg, mas relativamente leve para um veículo elétrico a bateria (BEV).
Não sabemos quando a Alpine planeia lançar o seu novo carro desportivo elétrico, mas, se tivermos sorte, poderemos ver o coupé já no próximo ano, juntamente com a nova arquitetura APP da marca em Paris. Quanto à possibilidade deste novo carro desportivo chegar aos EUA, continuamos com esperança.