Há muito aguardado, finalmente a Toyota estreia o novo RAV4, o SUV híbrido de tamanho médio que, na sua sexta geração, muda completamente em todos os aspetos, mas sem deixar de ser fiel aos motores parcialmente eletrificados.
Assim, tal como o seu antecessor, o SUV japonês será movido exclusivamente por sistemas híbridos e híbridos plug-in, que proporcionam mais eficiência ao conjunto (e não mais potência).
O novo Toyota RAV4, que chegará aos concessionários ao longo de 2026, pretende consolidar a sua liderança no segmento SUV, com mais de 15 milhões de unidades vendidas em todo o mundo desde 1994, 2,5 milhões delas na Europa.
A nossa recriação e as imagens antecipadas dos últimos dias deram-nos pistas valiosas sobre o estilo do novo Toyota RAV4 e agora temos a confirmação. O SUV japonês foi completamente redesenhado, por um lado para se aproximar visualmente (sobretudo na frente) do C-HR e do Prius e, por outro, para dar uma sensação ainda mais robusta e, ao mesmo tempo, desportiva (com o acabamento GR SPORT).
Na parte dianteira, destacam-se os grupos óticos em forma de «C» e a grelha redesenhada, semelhante à do renovado Corolla Cross, que conferem presença ao carro na estrada. Na lateral, as passagens das rodas são ainda mais quadradas do que na geração atual, enquanto na parte traseira as linhas conferem maior verticalidade para maximizar o espaço interior e ampliar a perceção do tamanho.
Como previsto, o Toyota RAV4 2025 estará disponível em duas versões estéticas: padrão e GR SPORT, esta última caracterizada por um estilo mais desportivo, com jantes de liga leve de 20 polegadas e design específico, vias alargadas em 20 mm, grelha redesenhada e spoiler traseiro, entre outras alterações. Na galeria de fotos abaixo, você encontra fotos bem organizadas de ambas as opções.
Quanto às dimensões, a Toyota não divulgou nenhuma informação, mas a sensação é que o RAV4 2025 ganhará alguns centímetros de comprimento e ultrapassará os 4,60 metros do seu antecessor.
No interior, o novo Toyota RAV4 não altera a distribuição atual, mas revisa o estilo geral para torná-lo mais moderno, sem esquecer a praticidade. Nesse sentido, os veículos japoneses sempre oferecem uma boa ergonomia.
O protagonista do painel é o monitor tátil de 12,9 polegadas para o sistema de infoentretenimento, que aloja um software completamente novo e mais fácil de usar graças ao seu design simples. Os ecrãs podem ser alterados à vontade, escolhendo quais as informações a mostrar e em que zona do monitor.
Estreia um novo assistente de voz avançado, para gerir a navegação, o rádio, a temperatura interior e o controlo do veículo. Há, naturalmente, atualizações OTA e compatibilidade com Android Auto
Abaixo, há botões físicos para controlar o ar condicionado, talvez um pouco pequenos, enquanto na parte inferior dois elementos retangulares (onde atualmente se encontram os rotores do ar condicionado) integram os seletores dos modos de condução.
A instrumentação digital de 12,3 polegadas também foi revista e, em termos de infoentretenimento, dispõe de vários ecrãs, incluindo um que mostra o Google Maps. O volante tem um design perfeitamente circular e, mais uma vez a pensar na ergonomia e facilidade de utilização, os raios laterais têm botões físicos embutidos.
Em termos de espaço e qualidade, a Toyota elevou o nível: a parte traseira é ainda mais confortável, com todo o espaço necessário para as pernas e a cabeça, e os materiais e o acabamento não deixam margem para críticas.
O Toyota RAV4 continua híbrido e não se torna um elétrico puro (para isso existe o novo bZ4X Touring). Uma confirmação agradável para um modelo crucial na gama do fabricante japonês, que vê evoluir os seus motores.
Leia também:
O novo RAV4 full hybrid estará disponível nas versões de tração dianteira ou total: a primeira com 183 CV e a segunda com 191 (anteriormente, 218 e 222 CV). Não foram divulgados mais detalhes técnicos, mas sabemos que sob o capô está novamente o motor a gasolina 2.5 com quatro cilindros, ladeado por um ou dois motores elétricos, dependendo do tipo de tração escolhido.
Em geral, a eficiência foi melhorada graças à otimização da bateria, da transmissão e da unidade de controlo de potência.
Na era dos superhíbridos chineses, o Toyota RAV4 2025 não quer ficar para trás, por isso a versão plug-in promete uma autonomia 100% elétrica de 100 km, graças a uma bateria de iões de lítio de 22,68 kWh.
A potência de recarga também aumenta, chegando a 50 kW em corrente contínua, para passar de 10 a 80% da capacidade em 30 minutos. Em corrente alternada, por outro lado, atinge 11 kW e a carga é feita em cerca de 3 horas.
Pela primeira vez, o sistema híbrido plug-in pode ser combinado com a tração dianteira. Esta variante oferece 268 cv combinados, enquanto a tração total chega a 304 cv (anteriormente, 309 cv) para uma aceleração de 0 a 100 em apenas 5,8 segundos.
Outra novidade importante no carro é o Arene, a nova plataforma de software na qual se baseiam os sistemas de assistência ao condutor do pacote Toyota T-Mate. Entre eles está a nova geração do Toyota Safety Sense, que estreia a bordo do RAV4 2025.
Existem sistemas como o alerta de tráfego cruzado dianteiro, o detetor de ângulo morto, a nova manutenção da faixa, o sistema pré-colisão melhorado e o estacionamento remoto, para estacionar o carro utilizando o smartphone através da aplicação oficial da marca japonesa.