Há muito aguardado, finalmente a Toyota estreia o novo RAV4, o SUV híbrido de tamanho médio que, na sua sexta geração, muda completamente em todos os aspetos, mas sem deixar de ser fiel aos motores parcialmente eletrificados.
O novo Toyota RAV4, que chegará aos concessionários ao longo de 2026, pretende consolidar a sua liderança no segmento SUV, com mais de 15 milhões de unidades vendidas em todo o mundo desde 1994, 2,5 milhões delas na Europa.
Quanto às dimensões, a Toyota não divulgou nenhuma informação, mas a sensação é que o RAV4 2025 ganhará alguns centímetros de comprimento e ultrapassará os 4,60 metros do seu antecessor.
No interior, o novo Toyota RAV4 não altera a distribuição atual, mas revisa o estilo geral para torná-lo mais moderno, sem esquecer a praticidade. Nesse sentido, os veículos japoneses sempre oferecem uma boa ergonomia.
O protagonista do painel é o monitor tátil de 12,9 polegadas para o sistema de infoentretenimento, que aloja um software completamente novo e mais fácil de usar graças ao seu design simples. Os ecrãs podem ser alterados à vontade, escolhendo quais as informações a mostrar e em que zona do monitor.
Estreia um novo assistente de voz avançado, para gerir a navegação, o rádio, a temperatura interior e o controlo do veículo. Há, naturalmente, atualizações OTA e compatibilidade com Android Auto
Abaixo, há botões físicos para controlar o ar condicionado, talvez um pouco pequenos, enquanto na parte inferior dois elementos retangulares (onde atualmente se encontram os rotores do ar condicionado) integram os seletores dos modos de condução.
A instrumentação digital de 12,3 polegadas também foi revista e, em termos de infoentretenimento, dispõe de vários ecrãs, incluindo um que mostra o Google Maps. O volante tem um design perfeitamente circular e, mais uma vez a pensar na ergonomia e facilidade de utilização, os raios laterais têm botões físicos embutidos.
Em termos de espaço e qualidade, a Toyota elevou o nível: a parte traseira é ainda mais confortável, com todo o espaço necessário para as pernas e a cabeça, e os materiais e o acabamento não deixam margem para críticas.
O Toyota RAV4 continua híbrido e não se torna um elétrico puro (para isso existe o novo bZ4X Touring). Uma confirmação agradável para um modelo crucial na gama do fabricante japonês, que vê evoluir os seus motores.
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O novo RAV4 full hybrid estará disponível nas versões de tração dianteira ou total: a primeira com 183 CV e a segunda com 191 (anteriormente, 218 e 222 CV). Não foram divulgados mais detalhes técnicos, mas sabemos que sob o capô está novamente o motor a gasolina 2.5 com quatro cilindros, ladeado por um ou dois motores elétricos, dependendo do tipo de tração escolhido.
Em geral, a eficiência foi melhorada graças à otimização da bateria, da transmissão e da unidade de controlo de potência.
Na era dos superhíbridos chineses, o Toyota RAV4 2025 não quer ficar para trás, por isso a versão plug-in promete uma autonomia 100% elétrica de 100 km, graças a uma bateria de iões de lítio de 22,68 kWh.
A potência de recarga também aumenta, chegando a 50 kW em corrente contínua, para passar de 10 a 80% da capacidade em 30 minutos. Em corrente alternada, por outro lado, atinge 11 kW e a carga é feita em cerca de 3 horas.
Pela primeira vez, o sistema híbrido plug-in pode ser combinado com a tração dianteira. Esta variante oferece 268 cv combinados, enquanto a tração total chega a 304 cv (anteriormente, 309 cv) para uma aceleração de 0 a 100 em apenas 5,8 segundos.
Outra novidade importante no carro é o Arene, a nova plataforma de software na qual se baseiam os sistemas de assistência ao condutor do pacote Toyota T-Mate. Entre eles está a nova geração do Toyota Safety Sense, que estreia a bordo do RAV4 2025.
Existem sistemas como o alerta de tráfego cruzado dianteiro, o detetor de ângulo morto, a nova manutenção da faixa, o sistema pré-colisão melhorado e o estacionamento remoto, para estacionar o carro utilizando o smartphone através da aplicação oficial da marca japonesa.