O primeiro Volkswagen Golf GTI totalmente elétrico está em desenvolvimento – e o CEO da VW, Thomas Schäfer, promete que “será um carro monstruoso”.
A VW continuará a atualizar o atual Golf até ao final da década, altura em que entrará em cena uma versão totalmente elétrica, baseada na nova arquitetura SSP do Grupo VW. E com margem zero para erros num carro tão icónico, o trabalho conceptual está bem encaminhado para eletrificar o GTI original.
“No final da década, lançaremos um Golf [GTI] elétrico, e será um carro monstruoso”, disse Schäfer. “Estou muito feliz com o progresso. É fantástico. Pode ser emocionante, tem de ser emocionante, tem de ser autêntico. Se lançarmos um GTI, tem de ser um [verdadeiro] GTI.”
A notícia principal é que o GTI terá tração dianteira, apesar do seu irmão elétrico mais próximo – o ID.3 GTX – ter um motor de 322 CV que aciona as rodas traseiras. Isso é cerca de 80 CV a mais do que o atual GTI a gasolina turbo de 2,0 litros, mas é possível que o e-GTI iguale a sua mudança radical em potência, devido à capacidade do motor elétrico de controlar com precisão a quantidade de binário em cada roda dianteira.
O primeiro Golf R elétrico – também previsto de acordo com Schäfer – terá espaço para outro salto de potência, porque mantém o conceito R de enviar potência para as quatro rodas.
“Vamos lançar toda uma gama GTI, começando pelo ID.2 GTI, que será o primeiro modelo elétrico. Quando iniciámos esta jornada, [dissemos às] equipas de desenvolvimento que ‘temos de nos orgulhar do GTI do futuro’, e a equipa está a assumir esse compromisso.”
O chefe da marca já fez algumas voltas rápidas no próximo GTI, que deverá chegar ao mercado em 2026. “Conduzimos alguns protótipos com a nova configuração e é impressionante. E o som? E a sensação geral, a condução e assim por diante? É possível.”
Schäfer não quis revelar se o GTI iria imitar o Hyundai Ioniq 5 N com as suas mudanças de velocidade simuladas e banda sonora. Também tem um modo drift, brinquedos eletrónicos que são mais exclusivos do Golf R elétrico mais radical. Ele mencionou a suspensão GTi, que certamente proporcionará a combinação característica de conforto de condução e resposta ágil nas curvas. «É possível tornar um Golf elétrico emocionante? Claro», prometeu.
O trabalho digital no novo pacote Golf está a tomar forma, antes de o carro passar para a fase de protótipo físico. “Sabemos como é o veículo e [podemos] sentar-nos virtualmente nele”, disse Schafer. “As dimensões da plataforma e do veículo estão claras, embora não estejam [ajustadas] até ao último detalhe do design. Temos muitas etapas de iteração a percorrer.”
A base SSP será uma revolução para o Grupo Volkswagen, com todos os carros elétricos da Skoda e VW, até à Lamborghini e Bentley, a utilizar os módulos de hardware e software que introduz. Mas as iterações serão divididas de acordo com o tamanho e o custo do veículo.
E qual é o GTI favorito de Thomas Schäfer de todos os tempos? “Acho que o primeiro é o mais emocionante, porque surgiu do nada e foi uma revolução total. O que começou como uma experiência [tornou-se] uma tendência e coisas assim são lendárias.”