A gama do renovado Skoda Enyaq é ampliada com a versão de altas prestações RS, também disponível em formato Coupé.
No exterior, ambos são reconhecíveis pelos detalhes em preto, as jantes de liga leve de até 21 polegadas e a aerodinâmica melhorada. No interior, o ambiente é desportivo e há muitas funções úteis, como carregamento sem fios e estacionamento remoto através da aplicação da marca.
O Enyaq RS e o Enyaq Coupé RS integram dois motores elétricos, um em cada eixo (portanto, há tração total) e uma potência combinada de 340 CV (250 kW), como no Elroq RS. Ambos os modelos atingem os 180 km/h (autolimitados) e aceleram dos 0 aos 100 km/h em apenas 5,4 segundos. A bateria de 84 kWh permite uma autonomia de mais de 560 km para o RS e 570 km para o Coupé, de acordo com o ciclo WLTP.
O carregamento rápido com corrente contínua atinge até 185 kW e, graças a isso, a bateria passa de 10% para 80% em cerca de 26 minutos, enquanto com corrente alternada (até 11 kW) uma carga completa demora oito horas e meia. Ambos os modelos também admitem carregamento bidirecional, útil para fornecer energia a dispositivos externos. Os preços serão anunciados posteriormente.
Como mencionei, o novo Enyaq RS e a versão Coupé têm um aspecto desportivo. Os detalhes em preto são visíveis nas molduras das janelas, nas barras do tejadilho, nas capas dos espelhos retrovisores e nas inscrições. Os pára-choques dianteiro e traseiro apresentam um design específico e uma faixa refletora na parte traseira. As jantes de liga leve de série são de 20 polegadas, mas também estão disponíveis em 21 polegadas.
Entre as cores disponíveis está o Verde Mamba, exclusivo destes modelos. Os faróis são LED inteligentes, com efeitos luminosos ao abrir e fechar o carro, e os piscas traseiros são animados.
Leia também: Skoda Elroq mais desportivo herda sigla RS
No interior, o Enyaq RS oferece dois estilos à escolha: RS Lounge, com bancos em microfibra e couro sintético com costuras verdes, ou RS Suite, com bancos em couro e costuras cinzentas. Ambas as versões contam com um volante desportivo em couro com o logótipo RS e bancos dianteiros desportivos com aquecimento e encosto de cabeça integrado. Além disso, o do condutor é elétrico e tem funções de massagem e memória.
O equipamento inclui um ecrã de 5 polegadas no painel de instrumentos, outro central de 13 polegadas e um Head-up Display opcional com realidade aumentada. Há tomadas USB-C para carregar dispositivos, carregamento sem fios para smartphones, abertura automática da bagageira e acesso/fecho sem chave. O carro também pode estacionar sozinho, através da aplicação para smartphones da marca checa.
O chassis desportivo reduz a altura livre da carroçaria para uma condução mais estável e divertida, enquanto a suspensão pode ser ajustada em 15 posições para escolher entre conforto ou desportividade, de acordo com os gostos ou necessidades específicas.