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Teste – Renault Rafale Esprit Alpine E-Tech Full Hybrid 200 CV – Vento de mudança

Ricardo Carvalho by Ricardo Carvalho
02/12/2024
in Atualidade, Destaques
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Teste – Renault Rafale Esprit Alpine E-Tech Full Hybrid 200 CV – Vento de mudança

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O Rafale substitui o Talisman e reposiciona a Renault no segmento D, dos topos de gama, prioritário para a afirmação da imagem de marca. Na gama, só motorizações híbridas, de acordo com as exigências da eletrificação. À prova, o E-Tech Full Hybrid 200.

A última vez que a Renault se atreveu a pensar num topo de gama “fora da caixa” foi com o Vel Satis (2002-09). Não foi bem-sucedida. Originalmente, planeavam-se 60.000 exemplares por ano, mas isso foi praticamente o que vendeu no total dos sete anos que esteve em produção. Com o Rafale a conversa é outra; não lhe falta arrojo, audácia e design, mas os franceses perceberam a origem do problema, e não só se empenharam seriamente na construção de um automóvel com muito mais qualidade, como o desenvolveram com o formato SUV, fundamental para o sucesso da missão.
O Rafale, assim se chama o novo topo de gama da Renault, tem nome de aeronave moderna (o caça Dassault Rafale), mas o modelo homenageia o avião de corridas Caudron-Renault Rafale que somou recordes de velocidade em 1934, como símbolo de performance, agilidade e superação, referências que se atribuem também ao novo SUV.

Perfil de coupé

O Rafale (que pode ser traduzido por “rajada”) revela grande preocupação com a aerodinâmica, com carroçaria de linhas arrojadas, proporções generosas e perfil de coupé, em que o tejadilho descai em direção à tampa da mala com um spoiler integrado. À frente, o destaque está na grelha com formato XXL e um padrão em losango, composta por pequenos apontamentos em forma de diamante, dispostos em torno do logótipo central, a combinar com os faróis full LED (ou Matrix LED Vision, em opção) também com as mesmas formas. Como é cada vez mais comum na marca, as jantes de grandes dimensões ajudam à imagem de robustez, neste caso de 20”.

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Condução desportiva

O design é cada vez mais imagem de marca na Renault e é verdade que o Rafale cumpre esse requisito na perfeição, num exercício de estilo muitíssimo bem conseguido. Mas, às linhas francamente sedutoras acrescentam-se os créditos de cativar também ao volante. As suspensões mais firmes asseguram um compromisso equilibrado entre dinamismo e eficácia em curva através da restrição dos movimentos da carroçaria e de uma maior proximidade ao solo. O comportamento é claramente mais assertivo do que a da maioria dos rivais na categoria, com o Renault a exibir uma precisão notável, independentemente do ritmo. Para SUV, nota-se muito pouco rolamento da carroçaria e uma grande neutralidade de reações. A direção tem uma boa dose da responsabilidade neste desempenho, até porque é bastante direta. De igual modo, elogio para o sistema de quatro rodas direcionais 4Control advanced: a velocidades baixas, as rodas traseiras viram até 5 graus no sentido oposto ao das dianteira, já a ritmos mais acelerados, rodam até 1 grau no mesmo sentido.

Nesta versão E-Tech 200, o Rafale monta sistema híbrido auto-recarregável de segunda geração, que combina mecânica de 3 cilindros e 1.2 litros a gasolina sobrealimentada por turbo de geometria variável com dois motores elétricos alimentados por uma bateria com 2 kWh de capacidade. O motor elétrico mais potente (68 CV) coloca o SUV em movimento, enquanto o outro (34 CV) tem como missão carregar o acumulador de energia, arrancar a unidade de combustão interna e sincronizá-la com uma caixa de velocidades que tem a particularidade de dispor de 2 relações reservadas para atuação apenas com o motor elétrico (acelera até 80 km/h, em condições ideais) e 5 velocidades para a mecânica térmica, solução que permite mais quilómetros em modo elétrico, sobretudo em ambientes urbanos, e também prestações convincentes com consumos que nunca disparam – média de 6,5 l/100 km, o que é um bom registo para automóvel com este peso e nível de performances.

Interior de 1.ª Classe

A bordo do SUV gaulês com nome de avião de corridas, voltamos ao tema da aeronáutica para destacar os índices elevados de qualidade no cockpit. Nesta versão esprit Alpine, a mais equipada, todos os materiais são suaves ao toque e os revestimentos dos bancos desportivos são em TEP e Alcantara com o logótipo luminoso Alpine, numa combinação que sublinha a desportividade. Mas é na vertente tecnológica que o Rafale mostra enorme sofisticação, com destaque para os conteúdos do sistema multimédia OpenR Link com Google Automotive Services, que inclui navegação e diversos serviços digitais, assente em monitor de 12,3’’ no centro do painel de bordo. A instrumentação também é digital e o ecrã de 12’’ permite até quatro fórmulas de visualização das informações.

No equipamento, destaca-se a possibilidade de contar com inovador tejadilho panorâmico em vidro, com 1,47 m de comprimento por 1,11 m de largura, de seu nome Solarbay. Criado em colaboração com a Saint Gobain tem nove segmentos e permite a variação da opacidade/transparência. Na prática, permite um escurecimento automático e repartido – só à frente, até meio ou apenas na 2.ª fila. O isolamento térmico é elevado, assim como a proteção da luz exterior (85%). Nota ainda para o espaço interior, nomeadamente atrás, com muitos centímetros livres para as pernas. O Rafale tem exatamente a mesma distância entre eixos do Espace (2.738 mm), mas com cinco lugares e não sete e uma bagageira com 530 litros de capacidade. Chega e sobra.

Texto Vítor Mendes
Fotos Paulo Calisto

CONCLUSÃO

Com o Rafale, a Renault tem razões para sonhar alto. O novo SUV apresenta-se com qualidades mais do que suficientes para conseguir impor-se num segmento muito competitivo. O sistema híbrido com 1.2 turbo a gasolina apoiado por dois motores elétricos trabalha de forma competente e, dinamicamente, o mecanismo de quatro rodas direcionais e a suspensão asseguram-lhe agilidade acima da média.

FICHA TÉCNICA
RENAULT RAFALE ESPRIT ALPINE E-TECH FULL HYBRID 200 CV

TIPO DE MOTOR                        Gasolina, 3 cilindros em linha, turbo

CILINDRADA                                1.199 cm3

POTÊNCIA                                     130 CV às 4.500 rpm

BINÁRIO MÁXIMO                     250 Nm às 1.750 rpm

TRANSMISSÃO                            Dianteira, caixa auto multimodo

SISTEMA ELÉTRICO

TIPO DE MOTOR                        Dois motores elétricos, síncronos de ímanes permanentes

POTÊNCIA                                     68 CV/34 CV

BINÁRIO                                        205 Nm/50 Nm

BATERIA                                        Iões de lítio, 2 kWh, 400 V

SISTEMA HÍBRIDO

TIPO DE MOTOR                        Gasolina-Elétrico

POTÊNCIA                                     200 CV

BINÁRIO                                        N.D.

VELOCIDADE MÁXIMA 180 km/h

ACELERAÇÃO                               8,9 s (0 a 100 km/h)

CONSUMO (WLTP)                    4,7 l/100 km (misto)

EMISSÕES CO2 (WLTP)             105 g/km (misto)

DIMENSÕES (C/L/A)                  4.710 / 1.866 / 1.613 mm

PNEUS                                                          245/45 R20

PESO                                              1.660 kg

BAGAGEIRA                                 530-1.600 l

PREÇO                                                          50.001 €

GAMA DESDE                              45.500 €

I.CIRCULAÇÃO (IUC)                  111,46 €

LANÇAMENTO                            Junho de 2024

Ricardo Carvalho

Ricardo Carvalho

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