Toyota anuncia duas novas versões GR Supra A90 - Revistacarros
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
  • Motosport
  • Motomais
  • Offroad Moto
  • Revistamotos
  • Calibre12
  • Mundonautico
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
Revistacarros


Toyota anuncia duas novas versões GR Supra A90

Ricardo Carvalho by Ricardo Carvalho
29/11/2024
in Atualidade, Destaques
A A
Toyota anuncia duas novas versões GR Supra A90

Share on FacebookShare on Twitter
FacebookXRedditEmailWhatsApp

O Toyota GR Supra foi melhorado com uma nova edição limitada que representa a especificação máxima da última geração, enquanto a marca apresenta ainda o GR Supra Lightweight Evo melhorado que proporciona um prazer de condução superior.

Um automóvel desportivo de raça pura, com uma configuração de motor dianteiro/tração traseira e dimensões que atingem o “golden ratio” para um comportamento ideal, o GR Supra foi o primeiro modelo global a ser desenvolvido pela TOYOTA GAZOO Racing (TGR), a organização que agrega as atividades globais de desporto automóvel da Toyota.

Para expressar a sua gratidão aos fãs da atual geração do Supra e celebrar a sua participação ativa nos desportos motorizados a nível mundial, a TGR criou uma edição limitada que pretende ser o culminar da atual geração: o GR Supra “A90 Final Edition”. Esta edição especial apresenta numerosos elementos de condução melhorados, tais como 95 CV (70 kW) de potência extra e 70 Nm de binário adicional, atualizações aerodinâmicas distintas, um sistema de suspensão KW inspirado nas corridas e pneus de maior diâmetro.

Embora a produção do atual GR Supra esteja programada para terminar com a A90 Final Edition como o culminar do modelo, a TGR continuará a aperfeiçoar o GR Supra através de atividades de desporto motorizado no futuro.

Related Post

BYD

BYD forçada ao maior recall da sua história por falhas técnicas

21/10/2025
carros que arrancam sorrisos

Nem Cabrio, Nem Desportivo: Estes são os carros que arrancam mais sorrisos

21/10/2025
Mais segurança na estrada com a campanha de travagem Renault Trucks

Mais segurança na estrada com a campanha de travagem Renault Trucks

21/10/2025
carros de luxo

Hotel abandonado com vários carros de luxo esquecidos 

21/10/2025

GR Supra A90 Edição Final
A TOYOTA GAZOO Racing mostra a sua tecnologia e o seu know-how em desportos motorizados com a criação do GR Supra A90 Final Edition. O resultado é um GR Supra único de alto desempenho e alta especificação que foi otimizado em sintonia com a evolução natural do modelo.
A versão definitiva da atual geração é inspirada na participação dos automóveis GR Supra em competições como drift, endurance e NASCAR, bem como no desporto automóvel para clientes, onde o GR Supra GT4 ganhou vários campeonatos. Este ano o GR Supra GT4 Evo estreou-se em Portugal no Circuito do Estoril e tem tido enorme sucesso no Campeonato de Portugal de Velocidade (CPV), tendo sido já aclamado campeão do Iberian Supercars 2024. O GR Supra A90 Final Edition, com motor de três litros e transmissão manual, oferece aos condutores uma mistura emocionante de potência, agilidade e precisão, tudo isto reforçado por uma variedade de modificações destinadas a criar ainda mais emoção. As vendas serão limitadas a 300 unidades em todo o mundo.
As atualizações do novo motor aumentaram a potência de 340 CV (250 kW) para 435 CV (320 kW) e o binário de 500 Nm para 570 Nm para uma aceleração e resposta mais rápidas, enquanto o veículo ganha 20 km/h adicionais para atingir uma velocidade máxima de 270 km/h. Isto foi conseguido através da revisão da trajetória do ar de admissão, da adaptação do catalisador de baixa pressão traseira para reduzir a perda de pressão e da otimização dos controlos do motor.
Os condutores podem levar o desempenho em curva até ao limite com o A90 Final Edition, graças a uma série de melhorias de comportamento. A suspensão KW ajustável em termos de força de amortecimento – da mesma marca utilizada pelo carro de corrida GR Supra GT4 – apresenta 16 níveis de aumento e 12 de compressão para uma condução ágil em estrada numa variedade de condições. As melhorias adicionais em curva incluem o ajuste do ângulo de camber das rodas dianteiras e traseiras, que também aumenta a aderência, e a otimização do controlo ativo do diferencial para reduzir a subviragem.
A direção mais direta é obtida através de definições otimizadas da direção assistida elétrica – exclusivas do A90 Final Edition – enquanto a sensação de condução do GR Supra é também aumentada por modificações para criar uma ligação ainda mais estreita entre o condutor e a estrada, para uma dinâmica de condução precisa e confiante. Isto é conseguido através de suportes de reforço da carroçaria, incluindo uma barra transversal reforçada no espaço da bagageira traseira, o mesmo suporte rígido em alumínio para a subestrutura traseira utilizado no GR Supra GT4 e estabilizadores dianteiros e traseiros reforçados.
A maior aderência e estabilidade em curva são conseguidas graças aos pneus 10 mm mais largos, enquanto as jantes leves de 19 polegadas à frente e de 20 polegadas atrás – gravadas com o logótipo TGR – enfatizam a famosa capacidade de manobra do GR Supra. Os pneus Michelin Pilot Sport Cup 2 de elevada aderência incentivam ainda mais o desempenho no limite.
A travagem também é melhorada graças aos travões dianteiros Brembo de 19 polegadas com pastilhas de elevado coeficiente de atrito, enquanto os discos flutuantes perfurados à frente e atrás asseguram uma excelente potência de travagem mesmo durante a condução desportiva. Além disso, as mangueiras de travão em malha de aço inoxidável reduzem a perda de transmissão de pressão devido à expansão da mangueira durante a travagem, maximizando a eficiência do sistema de travagem reforçado.
Para manter o desempenho máximo, a par da melhoria das curvas e do aumento da potência do motor, foi adicionada uma placa deflectora ao cárter do óleo do motor para evitar uma distribuição irregular do óleo sob forças-G mais elevadas, enquanto o arrefecimento foi aumentado através do reforço da ventoinha de arrefecimento do radiador, da adição de um sub-radiador e do aumento das alhetas de arrefecimento da tampa da caixa de velocidades do diferencial.
Para além de uma cor preta mate única, o exterior do A90 Final Edition apresenta alterações aerodinâmicas, resultado de um extenso programa de testes em túnel de vento levado a cabo pela TOYOTA GAZOO Racing Europe (TGR-E), que contribuiu com a sua experiência em desportos motorizados e no GR Supra GT4. O spoiler dianteiro em fibra de carbono inspirado nos desportos motorizados, os canards dianteiros e a aba central dianteira combinam-se com uma asa traseira em fibra de carbono ao estilo do GR Supra GT4 para otimizar o equilíbrio aerodinâmico dianteiro e traseiro, a força descendente e a resistência, o que melhora o contacto com a estrada e a dinâmica de condução. Uma nova conduta em fibra de carbono no capot apresenta um elemento interior amovível para um arrefecimento extra quando removido. Também inspirado no GR Supra GT4, o A90 Final Edition inclui um silenciador de titânio Akrapovi? que gera um som de motor mais potente.
Dentro do habitáculo, o interior centrado no condutor inclui bancos RECARO Podium CF full-bucket, com uma cor vermelha e almofadas em alcântara, para manter uma posição de condução e conforto ideais, mesmo sob forças-G mais elevadas. Os cintos de segurança vermelhos, as embaladeiras exclusivas em fibra de carbono e os extensos acabamentos em alcantara, incluindo o volante direcionado para o condutor, realçam a exclusividade do modelo de edição limitada.

 

GR Supra Lightweight Evo
Incorporando o feedback dos clientes, a TGR continuou a sua missão de aperfeiçoar os automóveis e as pessoas através da participação nos desportos motorizados, expressa pelo GR Supra Lightweight Evo que eleva a experiência de condução a um novo nível.
A confiança e a precisão são refinadas através de um controlo diferencial ativo e de mapas de controlo exclusivos, que melhoram a tração entre o pneu e a superfície da estrada, reduzindo a subviragem nas curvas. A aderência em curva é também aumentada graças a um ângulo de curvatura revisto das rodas dianteiras e traseiras, que proporciona aos condutores uma maior estabilidade em curva. Os discos de travão Brembo de maiores dimensões proporcionam um melhor controlo da travagem.
As modificações da suspensão e do chassis aumentam a estabilidade e reforçam a ligação direta à estrada. As caraterísticas dos amortecedores controlados eletronicamente e sensíveis à situação foram revistas e combinadas com um estabilizador dianteiro reforçado para melhorar o desempenho da condução. Uma maior sensação de integração da suspensão e da carroçaria é conseguida através de casquilhos de borracha reforçados para os braços de controlo dianteiros e suportes de borracha reforçados para a subestrutura traseira, enquanto uma melhor aderência e controlo também são conseguidos através de um suporte inferior da carroçaria mais forte.
A manobrabilidade é ainda melhorada pelas modificações aerodinâmicas que otimizam o equilíbrio aerodinâmico dianteiro/traseiro e a força descendente. Estas consistem num spoiler traseiro em fibra de carbono, novas aletas nos arcos das rodas dianteiras e palas dos pneus dianteiros mais altas. Entretanto, a direção assistida elétrica otimizada proporciona uma sensação de direção mais direta e um melhor controlo.
O aspeto exterior distinto e arrojado do GR Supra é complementado pelas novas jantes pretas mate de 19 polegadas. No interior, o banco do condutor em pele genuína é estofado em Alcântara bordado com o logótipo GR, enquanto o pesponto vermelho, o realce vermelho em torno da manete da caixa de velocidades e os cintos de segurança vermelhos acentuam o toque desportivo do interior.
O GR Supra Lightweight Evo e o GR Supra A90 Final Edition estarão disponíveis em Portugal no segundo trimestre de 2025.

Ricardo Carvalho

Ricardo Carvalho

Related Posts

BYD
Atualidade

BYD forçada ao maior recall da sua história por falhas técnicas

by Vitor Mendes
21/10/2025
carros que arrancam sorrisos
Atualidade

Nem Cabrio, Nem Desportivo: Estes são os carros que arrancam mais sorrisos

by Vitor Mendes
21/10/2025
Mais segurança na estrada com a campanha de travagem Renault Trucks
Comerciais e Pesados

Mais segurança na estrada com a campanha de travagem Renault Trucks

by Ricardo Carvalho
21/10/2025
Next Post
Fiat desvenda preço e abre encomendas do Grande Panda Electric

Fiat desvenda preço e abre encomendas do Grande Panda Electric

Fiat volta a interromper produção do 500e

Fiat volta a interromper produção do 500e

  • Trending
  • Comments
  • Latest
Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

13/03/2024
Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

13/05/2024
Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

12/02/2024
Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

19/02/2024

Toyota Corolla 2019: interior em 360 graus

0
Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

0
bmw serie 3 interior

BMW Série 3 2019: interior em 360 graus

0
tractor más rápido del mundo

Aí está o trator mais rápido do mundo: 1.000 CV e 217 km/h de velocidade máxima

0
BYD

BYD forçada ao maior recall da sua história por falhas técnicas

21/10/2025
carros que arrancam sorrisos

Nem Cabrio, Nem Desportivo: Estes são os carros que arrancam mais sorrisos

21/10/2025
Mais segurança na estrada com a campanha de travagem Renault Trucks

Mais segurança na estrada com a campanha de travagem Renault Trucks

21/10/2025
carros de luxo

Hotel abandonado com vários carros de luxo esquecidos 

21/10/2025

Sobre

Noticias do setor automóvel, novidades e ensaios.

Informação importante

Assinaturas
Contactos
Estatuto Editorial
Política de Privacidade
Termos e condições

Tags

100% elétrico Audi Baterias Bentley BMW BYD carros elétricos China Citröen CUPRA Elétrico Elétricos Europa Ferrari FIAT Ford Honda Hyundai KIA Lamborghini Lexus Marcas Mazda Mercado Mercedes Mercedes-Benz Nissan Opel Peugeot PHEV Porsche Produção Renault Revista Carros & Motores SEAT Stellantis SUV tecnologia Tesla Toyota Vendas Videos Volkswagen Volvo Škoda

GRUPO V

Motosport
Motomais
Offroad moto
Revistacarros
Revistamotos
Calibre12
Mundonautico

© 2025 RevistaCarros

No Result
View All Result
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas

© 2025 RevistaCarros

Go to mobile version