Teste – Mitsubishi Colt 1.0 MPI Kyoto – Receita exclusiva - Revistacarros
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
  • Motosport
  • Motomais
  • Offroad Moto
  • Revistamotos
  • Calibre12
  • Mundonautico
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
Revistacarros


Teste – Mitsubishi Colt 1.0 MPI Kyoto – Receita exclusiva

Ricardo Carvalho by Ricardo Carvalho
10/10/2024
in Atualidade, Destaques
A A
Teste – Mitsubishi Colt 1.0 MPI Kyoto – Receita exclusiva

Share on FacebookShare on Twitter
FacebookXRedditEmailWhatsApp

Ainda que praticamente decalcado do ‘primo” Renault Clio, o novo Colt conta com argumentos próprios para se destacar, como é o caso desta motorização 1.0 atmosférica de apenas 65 CV de potência, mais orientada para a acessibilidade e economia de utilização.

Ao abrigo da parceria estratégica estabelecida entre a Renault e a Mitsubishi que permitiu a esta última manter-se cm maior efetividade na Europa, a designação Colt foi escolhida para agraciar uma variante ‘nipónica’ do Clio, mantendo praticamente todos os seus pontos fortes e características, mas sob a égide dos ‘três diamantes’. No entanto, tem um atributo que é exclusivo, na forma de uma motorização 1.0 MPI de três cilindros atmosférica, a qual não se encontra na gama do ‘primo’ francês. Com isso, a Mitsubishi consegue posicionar o Colt como um modelo com algo de único entre os demais.

Prestações ajustadas

Acenando com premissas como o custo de entrada mais baixo (18.490 € de base) e também maior economia, este motor disponibiliza 65 CV e 95 Nm de binário máximo, valores modestos que, no entanto, sublinham competências mais amplas para trajetos urbanos ou em cenários de condução de baixa exigência em termos de prestações. Efetivamente, beneficiando de caixa de velocidades de cinco velocidades em que as três primeiras relações têm escalonamento curto, o Colt 1.0 MPI mexe-se muito bem em cidade, com respostas vincadas mesmo em baixos regimes e suavidade bem-vinda no pára-arranca.

Related Post

Renault e Nissan reajustam a sua aliança

5 anos bastaram. Luca de Meo deixa o Grupo Renault

15/06/2025
Restyling do Tesla Model S e X está pronto

Restyling do Tesla Model S e X está pronto

14/06/2025
O que muda no BMW XM para 2025?

O que muda no BMW XM para 2025?

14/06/2025
Alfa Romeo e Maserati vão trabalhar juntas para sobreviver

Alfa Romeo e Maserati vão trabalhar juntas para sobreviver

14/06/2025

Fora da cidade, este bloco exige maior paciência para ganhar ritmo nalgumas situações, por exemplo na concretização de uma ultrapassagem ou na entrada de uma autoestrada, obrigando ao recurso da caixa de velocidades para compensar a menor energia. Por outro lado, o propulsor 1.0 MPI revela uma credencial que pode ser bastante prezada, que é a da frugalidade nos consumos: mesmo sem grandes cuidados, é fácil registar consumos na casa dos 5 l/100 km, como atesta o valor obtido no final do teste, de 5,5 l/100 km.
Em suma, analisando o desempenho deste bloco atmosférico, importa salientar o desempenho ajustado e convincente, mesmo que sem ambições a grandes correrias.

Outro aspeto em que o Colt sobressai pela positiva é no comportamento (tal como o Clio): o chassis muito bem calibrado – tanto na direção, como no amortecimento – faz com que ofereça agilidade em cidade, enquanto fora dela dá ao condutor elevada sensação de estabilidade e segurança em curva. Mas é o conforto que mais se destaca, mesmo em piso mais ‘rude’, valendo-se ainda de pneus de 15 polegadas, os quais asseguram maior suavidade de rolamento.

Ares de família

Se o exterior não esconde as suas semelhanças com o Renault Clio, podendo até gerar confusões aos mais desatentos (o escudo dianteiro ‘Dynamic Shield’ serve como maior elemento diferenciador), o interior segue o mesmo caminho, com formas e tecnologias provenientes do modelo gaulês. O que não traz desvantagens, antes pelo contrário.

Com construção muito conseguida (não obstante o predomínio de plásticos duros) e ergonomia acertada, exibe bons atributos tecnológicos, mesmo nesta versão Kyoto de base, como o painel de instrumentos digital de 7”, de fácil leitura e completo na informação, ou o ecrã tátil central de igual medida, com sistema de infoentretenimento também ‘familiar’, oriundo da Renault. A conexão aos sistemas Android Auto e Apple CarPlay sem fios é bem-vinda, assim como o carregador sem fios para smartphone. De resto, a posição de condução é bastante boa e todos os comandos estão ao fácil alcance do condutor.

A habitabilidade também é convincente, com espaço mais do que suficiente para quatro adultos, graças a lugares traseiros com boa amplitude, tanto para as pernas, como em altura, sendo a largura o seu atributo menos conseguido. Neste aspeto, o utilitário da Mitsubishi coloca-se a bom nível no segmento em questão, até pela capacidade da bagageira, com 391 litros, uma das referências da classe.

Na versão base Kyoto, o Colt evidencia já um nível de equipamento bem completo, como o acesso e arranque sem chave, os referidos ecrãs digitais de 7”, ar condicionado automático, câmara traseira ou faróis Full LED, indo ao encontro das expectativas do cliente-tipo de segmento B.

Texto Miguel Silva
Fotos Paulo Calisto

CONCLUSÃO

Os desenhos exterior e interior sobressaem pela qualidade elevada, não variando face aos do Clio. Mas o motor MPI permite ao Colt assumir uma oferta exclusiva. Com 65 CV, não são de esperar respostas extremamente velozes, mas também não desapontam na larga maioria das situações, com o benefício associado da economia – na aquisição e na utilização. Um argumento que pode jogar a seu favor.

FICHA TÉCNICA
MITSUBISHI COLT 1.0 MPI KYOTO

TIPO DE MOTOR                        Gasolina, 3 cilindros em linha, injeção indireta

CILINDRADA                                999 cm3

POTÊNCIA                                     65 CV às 6.250 rpm

BINÁRIO MÁXIMO                     95 Nm às 3.600 rpm

TRANSMISSÃO                            Dianteira, caixa manual 5 velocidades

VELOCIDADE MÁXIMA             160 km/h

ACELERAÇÃO                              17,1 s (0 a 100 km/h)

CONSUMO (WLTP)                    5,2 l/100 km (misto)

EMISSÕES CO2 (WLTP)             118 g/km (misto)

DIMENSÕES (C/L/A)                  4.053 / 1.798 / 1.439 mm

PNEUS                                           185/65 R15

PESO                                              1.194 kg

BAGAGEIRA                                 391-1.069 l

PREÇO                                           18.490 €

GAMA DESDE                              18.490 €

IMPOSTO DE CIRCULAÇÃO (IUC) 111,46 €

LANÇAMENTO                            Novembro de 2023

Tags: Mitsubishi Colt Kyoto
Ricardo Carvalho

Ricardo Carvalho

Related Posts

Renault e Nissan reajustam a sua aliança
Atualidade

5 anos bastaram. Luca de Meo deixa o Grupo Renault

by Vitor Mendes
15/06/2025
Restyling do Tesla Model S e X está pronto
Atualidade

Restyling do Tesla Model S e X está pronto

by Ricardo Carvalho
14/06/2025
O que muda no BMW XM para 2025?
Atualidade

O que muda no BMW XM para 2025?

by Ricardo Carvalho
14/06/2025
Next Post
Kylian Mbappé recebe novo BMW XM mas…

Kylian Mbappé recebe novo BMW XM mas...

Toyota e Subaru estão a trabalhar juntas num novo modelo elétrico

Toyota e Subaru estão a trabalhar juntas num novo modelo elétrico

  • Trending
  • Comments
  • Latest
Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

13/03/2024
Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

13/05/2024
Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

12/02/2024
Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

19/02/2024

Toyota Corolla 2019: interior em 360 graus

0
Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

0
bmw serie 3 interior

BMW Série 3 2019: interior em 360 graus

0
tractor más rápido del mundo

Aí está o trator mais rápido do mundo: 1.000 CV e 217 km/h de velocidade máxima

0
Renault e Nissan reajustam a sua aliança

5 anos bastaram. Luca de Meo deixa o Grupo Renault

15/06/2025
Restyling do Tesla Model S e X está pronto

Restyling do Tesla Model S e X está pronto

14/06/2025
O que muda no BMW XM para 2025?

O que muda no BMW XM para 2025?

14/06/2025
Alfa Romeo e Maserati vão trabalhar juntas para sobreviver

Alfa Romeo e Maserati vão trabalhar juntas para sobreviver

14/06/2025

Sobre

Noticias do setor automóvel, novidades e ensaios.

Informação importante

Assinaturas
Contactos
Estatuto Editorial
Política de Privacidade
Termos e condições

Tags

100% elétrico Audi Bentley BMW BYD carros elétricos China Citröen CUPRA DS Automobiles Elétrico Elétricos Europa Ferrari FIAT Ford Honda Hybrid Hyundai KIA Lamborghini Lexus Mazda Mercado Mercedes-Benz Nissan Opel Peugeot PHEV Porsche Portugal Produção Renault Revista Carros & Motores SEAT Stellantis SUV tecnologia Tesla Toyota Vendas Videos Volkswagen Volvo Škoda

GRUPO V

Motosport
Motomais
Offroad moto
Revistacarros
Revistamotos
Calibre12
Mundonautico

© 2025 RevistaCarros

No Result
View All Result
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas

© 2025 RevistaCarros

Go to mobile version