Este Toyota Tacoma esconde a mecânica de um Tesla Model 3. Quem diria! - Revistacarros
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
  • Motosport
  • Motomais
  • Offroad Moto
  • Revistamotos
  • Calibre12
  • Mundonautico
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
Revistacarros


Este Toyota Tacoma esconde a mecânica de um Tesla Model 3. Quem diria!

Ricardo Carvalho by Ricardo Carvalho
27/04/2024
in Atualidade, Destaques
A A
Este Toyota Tacoma esconde a mecânica de um Tesla Model 3. Quem diria!

Share on FacebookShare on Twitter
FacebookXRedditEmailWhatsApp

O dono chama-lhe Tescoma. Porquê? À primeira vista, é apenas uma pick-up Toyota Tacoma de primeira geração. Simples, de fabrico americano, fiável.

Mas se se der uma espreitadela debaixo do capô, ficará surpreendido ao descobrir que o motor a gasolina que costumava “roncar” quando a carrinha era mais nova já não está lá. No seu lugar, encontramos uma cablagem cor de laranja e uma peça de metal grande e brilhante que diz “Tesla“. Mas é tudo mais silencioso. Se caminharmos alguns metros em direção à caixa de carga, veremos que a pick-up não é exatamente de série.

Esta, senhoras e senhores, pode ser a primeira Toyota Tacoma do mundo com metade de uma unidade de tração Tesla Model 3 Performance e uma bateria totalmente substituída. É a ideia de Drewthecarguy nos fóruns Tacoma World, que pegou numa Tacoma de 2002 com tração às duas rodas muito bem cuidada e decidiu transformá-la em algo especial.

Depois de utilizar um Tesla Model 3 como veículo diário durante algum tempo, disse que ficou viciado no binário instantâneo de um VE, pelo que o projeto era claro: converter a velha Tacoma numa pickup alimentada por bateria.
Para manter a configuração original da carrinha, o mentor que teve a ideia decidiu instalar apenas o motor elétrico traseiro de um Tesla Model 3 Performance usado, o que resultou numa potência de cerca de 300 CV. Como lembrete, o Model 3 Performance veio com uma configuração de motor duplo, mas um dos motores não foi usado para esta construção. O sedan elétrico também foi construído na mesma fábrica da Califórnia que a pickup com duas décadas de diferença.

Related Post

Este Subaru Impreza custa mais de 800 mil euros

Este Subaru Impreza custa mais de 800 mil euros

11/08/2025
Novo Audi A6 Avant não encobre sucesso da antiga RS6

Novo Audi A6 Avant não encobre sucesso da antiga RS6

11/08/2025
Esta é a melhor fusão entre um Corolla e um Yaris. Chama-se Yarolla

Esta é a melhor fusão entre um Corolla e um Yaris. Chama-se Yarolla

11/08/2025
Leapmotor C10 vai ter tração integral e… 585 CV

Leapmotor C10 vai ter tração integral e… 585 CV

11/08/2025

A bateria de alta voltagem que saiu de outro Tesla Model 3 foi desmontada e os quatro módulos foram divididos: dois entre as calhas do chassis e dois na caixa de carga, dentro de uma caixa feita à medida.
O construtor afirmou nas suas publicações que decidiu optar por uma bateria do Model 3, porque queria ter cerca de 320 quilómetros de autonomia quando totalmente carregada. A decisão de manter os quatro módulos deveu-se ao facto de o motor elétrico necessitar de 400 volts para funcionar corretamente, pelo que manter apenas dois módulos teria resultado em apenas 200V sem acrescentar hardware adicional.

A suspensão precisava de ser modificada para lidar com o peso extra das baterias, pelo que foi instalada uma configuração de coilover Ridetech. Os travões dianteiros foram melhorados com um conjunto de pinças Cadillac ATS usadas e novos rotores EVO que foram perfurados numa oficina local para se adaptarem aos cubos da Tacoma, enquanto os traseiros receberam um conjunto de travões de origem Tesla.

A direção assistida utiliza uma bomba Volvo e os travões assistidos contam com uma bomba de vácuo Tesla Model S, ambas alimentadas a eletricidade. Existe também um compressor de ar condicionado de origem Tesla Model S.
Quanto ao carregamento, a maioria das outras conversões com Tesla mantém o conetor NACS do veículo elétrico, bem como a capacidade do veículo para carregar nos Superchargers. Mas este não. O homem por detrás do projeto disse que optou por um controlador de unidade de tração pós-venda da EV Controls e que o carregamento seria feito através de um conetor J1772 para manter as coisas mais baratas.

Quanto ao desempenho, o Tacoma convertido que foi construído no ano passado é supostamente capaz de ir de zero a 100 km/h em apenas 3,5 segundos. É bastante rápido para um hot hatch moderno, quanto mais para uma carrinha com 22 anos.

 

Tags: Model 3Toyota Tacoma
Ricardo Carvalho

Ricardo Carvalho

Related Posts

Este Subaru Impreza custa mais de 800 mil euros
Atualidade

Este Subaru Impreza custa mais de 800 mil euros

by Ricardo Carvalho
11/08/2025
Novo Audi A6 Avant não encobre sucesso da antiga RS6
Atualidade

Novo Audi A6 Avant não encobre sucesso da antiga RS6

by Ricardo Carvalho
11/08/2025
Esta é a melhor fusão entre um Corolla e um Yaris. Chama-se Yarolla
Atualidade

Esta é a melhor fusão entre um Corolla e um Yaris. Chama-se Yarolla

by Ricardo Carvalho
11/08/2025
Next Post
Mercedes-Benz em testes com nova geração do CLA

Mercedes-Benz em testes com nova geração do CLA

Mercedes-AMG E 53 Hybrid 4Matic+ já tem preço para Portugal

Mercedes-AMG E 53 Hybrid 4Matic+ já tem preço para Portugal

  • Trending
  • Comments
  • Latest
Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

13/03/2024
Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

13/05/2024
Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

12/02/2024
Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

19/02/2024

Toyota Corolla 2019: interior em 360 graus

0
Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

0
bmw serie 3 interior

BMW Série 3 2019: interior em 360 graus

0
tractor más rápido del mundo

Aí está o trator mais rápido do mundo: 1.000 CV e 217 km/h de velocidade máxima

0
Este Subaru Impreza custa mais de 800 mil euros

Este Subaru Impreza custa mais de 800 mil euros

11/08/2025
Novo Audi A6 Avant não encobre sucesso da antiga RS6

Novo Audi A6 Avant não encobre sucesso da antiga RS6

11/08/2025
Esta é a melhor fusão entre um Corolla e um Yaris. Chama-se Yarolla

Esta é a melhor fusão entre um Corolla e um Yaris. Chama-se Yarolla

11/08/2025
Leapmotor C10 vai ter tração integral e… 585 CV

Leapmotor C10 vai ter tração integral e… 585 CV

11/08/2025

Sobre

Noticias do setor automóvel, novidades e ensaios.

Informação importante

Assinaturas
Contactos
Estatuto Editorial
Política de Privacidade
Termos e condições

Tags

100% elétrico Audi Baterias Bentley BMW BYD carros elétricos China Citröen CUPRA Elétrico Elétricos Europa Ferrari FIAT Ford Honda Hybrid Hyundai KIA Lamborghini Lexus Mazda Mercado Mercedes-Benz Nissan Opel Peugeot PHEV Porsche Portugal Produção Renault Revista Carros & Motores SEAT Stellantis SUV tecnologia Tesla Toyota Vendas Videos Volkswagen Volvo Škoda

GRUPO V

Motosport
Motomais
Offroad moto
Revistacarros
Revistamotos
Calibre12
Mundonautico

© 2025 RevistaCarros

No Result
View All Result
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas

© 2025 RevistaCarros

Go to mobile version