Yugo pode estar de regresso com gama low cost - Revistacarros
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
  • Motosport
  • Motomais
  • Offroad Moto
  • Revistamotos
  • Calibre12
  • Mundonautico
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
Revistacarros


Yugo pode estar de regresso com gama low cost

Ricardo Carvalho by Ricardo Carvalho
24/02/2025
in Atualidade, Destaques
A A
Yugo pode estar de regresso com gama low cost

Share on FacebookShare on Twitter
FacebookXRedditEmailWhatsApp

Em breve, a Dacia terá a companhia de outra marca acessível dos Balcãs em plena expansão, uma vez que a extinta Yugo, que desapareceu em 2008, está prestes a regressar.

Para descobrir as origens do Yugo, é preciso recuar no tempo. Mais precisamente, em 1853, porque foi nessa altura que a Zastava foi baptizada. Era um fabricante de armas sérvio que ainda hoje fornece armas de fogo à polícia e ao exército locais. Nos anos 30, também construía camiões para o exército, uma atividade secundária que levou à criação da Zastava Automobili em 1953.

Além de carrinhas, a Zastava também construiu automóveis a preços acessíveis para a população jugoslava. Estes modelos eram construídos sob licença da Fiat. Por exemplo, o Zastava 750 de 1955 era, de facto, um Fiat 600 com um motor ligeiramente maior e uma carroçaria ligeiramente modificada. Uma prática comum na Europa de Leste na altura, ainda “confinada” atrás da Cortina de Ferro.

Em 1980, foi lançado o Zastava Yugo. Foi o primeiro modelo concebido pelo próprio fabricante jugoslavo. Embora a base técnica fosse derivada da do Fiat 127, o automóvel tinha um chassis específico com uma distância entre eixos reduzida, alimentado por um motor de 0,9 litros e 45 cv e um design de carroçaria próprio. O estilo angular lembrava um pouco o de um Autobiancchi.

Related Post

Restyling do Tesla Model S e X está pronto

Restyling do Tesla Model S e X está pronto

14/06/2025
O que muda no BMW XM para 2025?

O que muda no BMW XM para 2025?

14/06/2025
Alfa Romeo e Maserati vão trabalhar juntas para sobreviver

Alfa Romeo e Maserati vão trabalhar juntas para sobreviver

14/06/2025
GTI

Afinal o primeiro GTi elétrico é o Peugeot 208

13/06/2025

O modelo foi um sucesso imediato. Não só na Jugoslávia, mas também na Europa Ocidental e até nos Estados Unidos, a Zastava encontrou compradores para o Yugo, de aspeto simpático mas de qualidade medíocre. Após algum tempo, a marca Zastava foi abandonada e todos os modelos passaram a ser Yugos. Como o Florida de 1988, desenhado pelos italianos, que também foi comercializado com os nomes Sana e Miami.

Após a queda do Muro de Berlim, a Zastava passou por dificuldades, mas foram as sanções económicas contra a Sérvia que levaram o Yugo ao abismo. Em 1999, a fábrica de Kragujevac foi bombardeada pelas forças da NATO e a história parecia ter chegado ao fim. Em 2006, a marca sérvia fez uma nova tentativa com um modelo baseado no Fiat Punto, mas em 2008 soou definitivamente a campainha da morte. A Fiat adquiriu uma participação de 70% na empresa e agora constrói o Grande Pande nas instalações da Stellantis em Kragujevac.

Mas o sucesso do Dacia romeno faz sonhar com um novo renascimento. Um certo Aleksandar Bjelić, um empresário sérvio com experiência na indústria automóvel alemã, quer escrever uma sequela contemporânea da história do Yugo.

O modelo esperado em 2027 não será um carro elétrico, mas um verdadeiro carro económico com linhas retro-modernas, alimentado por um “simples” motor a gasolina. O novo Yugo será baseado numa plataforma existente de um construtor de automóveis de grande dimensão cujo nome não foi revelado, mas faltam pormenores.

Tags: DaciaYugo
Ricardo Carvalho

Ricardo Carvalho

Related Posts

Restyling do Tesla Model S e X está pronto
Atualidade

Restyling do Tesla Model S e X está pronto

by Ricardo Carvalho
14/06/2025
O que muda no BMW XM para 2025?
Atualidade

O que muda no BMW XM para 2025?

by Ricardo Carvalho
14/06/2025
Alfa Romeo e Maserati vão trabalhar juntas para sobreviver
Atualidade

Alfa Romeo e Maserati vão trabalhar juntas para sobreviver

by Ricardo Carvalho
14/06/2025
Next Post
Mercedes anuncia “baby G” e mantém V8 e V12

Mercedes anuncia "baby G" e mantém V8 e V12

O que escondem os construtores sobre a autonomia real dos seus carros elétricos?

O que escondem os construtores sobre a autonomia real dos seus carros elétricos?

  • Trending
  • Comments
  • Latest
Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

13/03/2024
Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

13/05/2024
Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

12/02/2024
Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

19/02/2024

Toyota Corolla 2019: interior em 360 graus

0
Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

0
bmw serie 3 interior

BMW Série 3 2019: interior em 360 graus

0
tractor más rápido del mundo

Aí está o trator mais rápido do mundo: 1.000 CV e 217 km/h de velocidade máxima

0
Restyling do Tesla Model S e X está pronto

Restyling do Tesla Model S e X está pronto

14/06/2025
O que muda no BMW XM para 2025?

O que muda no BMW XM para 2025?

14/06/2025
Alfa Romeo e Maserati vão trabalhar juntas para sobreviver

Alfa Romeo e Maserati vão trabalhar juntas para sobreviver

14/06/2025
GTI

Afinal o primeiro GTi elétrico é o Peugeot 208

13/06/2025

Sobre

Noticias do setor automóvel, novidades e ensaios.

Informação importante

Assinaturas
Contactos
Estatuto Editorial
Política de Privacidade
Termos e condições

Tags

100% elétrico Audi Bentley BMW BYD carros elétricos China Citröen CUPRA DS Automobiles Elétrico Elétricos Europa Ferrari FIAT Ford Honda Hybrid Hyundai KIA Lamborghini Lexus Mazda Mercado Mercedes-Benz Nissan Opel Peugeot PHEV Porsche Portugal Produção Renault Revista Carros & Motores SEAT Stellantis SUV tecnologia Tesla Toyota Vendas Videos Volkswagen Volvo Škoda

GRUPO V

Motosport
Motomais
Offroad moto
Revistacarros
Revistamotos
Calibre12
Mundonautico

© 2025 RevistaCarros

No Result
View All Result
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas

© 2025 RevistaCarros

Go to mobile version