A BYD já fez saber que o Yangwang U9 Track Edition atingiu um velocidade máxima de 472,41 km/h numa pista de testes na Alemanha, tornando-se, desta forma, o veículo elétrico mais rápido do mundo.
Este recorde foi batido no dia 8 de agosto nas instalações da ATP Automotive Testing Papenburg, com Marc Basseng ao volante. O Yangwang U9 bateu o recorde do Rimac Nevera R que chegou aos 431,45 km/h em julho de 2025. Esta Track Edition também se assumiu como muito mais rápida que o U9 “normal”, que chegou aos 391,94 km/h em novembro de 2024.
Leia também: BYD YangWang U9 custa o mesmo que um Ferrari
Esta versão de topo está equipada com quatro motores elétricos sendo que cada um debita 755 CV. Assim, e de acordo com a BYD, a potência combinada é de 3000 CV, que se traduz numa relação peso/potência de 1200 CV por tonelada. O Nevera R debita 2017 CV.
Para conseguir controlar toda esta potência, este modelo conta com avançadas capacidades de vetorização de binário, sistema de controlo inteligente da carroçaria DiSus-X que faz nivelamentos automáticos na suspensão para uma aderência de topo. Utiliza ainda a primeira plataforma de veículos de ultra alta tensão de 1200 V.
Utiliza um conjunto de pneus semi-slicks focados em pista desenvolvidos em colaboração com a Giti Tire. Estes apresentam materiais compostos otimizados e um design de banda de rolamento personalizado, juntamente com um lubrificante de alta viscosidade e um tratamento especial entre o pneu e o aro para minimizar o deslizamento.