A Volkswagen Veículos Comerciais vai introduzir na renovada Multivan e na nova California, um novo sistema híbrido plug-in dotado de tração integral que recebe a designação eHybrid 4MOTION.
O objetivo deste sistema é juntar a propulsão elétrica, a aptidão para percorrer longas distância, sempre com a ajuda do motor a gasolina, e o poder da tração integral.
Com este sistema, a marca alemã assegura um equilíbrio quase perfeito para estes dois modelos, porque desta forma oferecem uma condução elétrica para o quotidiano e conseguem percorrer percursos de auto-estrada sem comprometer radicalmente a autonomia.
A tração integral passa a estar disponível pela adição de dois motores elétricos, um por eixo, acionando, respetivamente, os eixos dianteiro e traseiro. A bateria disponibiliza uma capacidade de 19,7 kWh, função de carregamento rápido e ainda sistema de recuperação de energia.
A marca garante que, com esta bateria totalmente carregada é possível percorrer até 95 km em modo elétrico. No mesmo modo elétrico alcançam velocidades de até 140 km/h.
Leia também: Volkswagen Veículos Comerciais apresenta a sua nova marca “California”
Contam com quatro perfis de condução opcionais nesta versão híbrida: Eco, Comfort, Sport e Individual. Por razões de eficiência, nos modos Eco e Comfort, o motor elétrico traseiro é ativado apenas quando necessário, a velocidades superiores a 65 km/h.
No perfil Sport, mantém-se ativo até 130 km/h e, no modo Individual, consoante a configuração selecionada. Acima dos 130 km/h, o eixo traseiro permanece sempre desativado.
O motor a gasolina que acompanha esta inovação em ambos os modelos é o 1.5 eTSI. A potência total combinada é de 177 CV, tanto na Multivan, como na California. O lançamento está agendado para o final do ano.