VW já colocou dois milhões de veículos a “falarem” entre si - Revistacarros
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
  • Motosport
  • Motomais
  • Offroad Moto
  • Revistamotos
  • Calibre12
  • Mundonautico
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
Revistacarros


VW já colocou dois milhões de veículos a “falarem” entre si

Virgilio Machado by Virgilio Machado
09/11/2025
in Atualidade, Destaques
A A
VW Car2X

Share on FacebookShare on Twitter
FacebookXRedditEmailWhatsApp

A VW anunciou que tem mais de dois milhões de modelos produzidos na Europa equipados com tecnologia Car2X, que permite comunicação entre veículos e infraestruturas.

A conectividade está a transformar a passos largos a forma como conduzimos e, ao mesmo tempo a tornar a condução mais segura, cómoda e eficiente. Dessa forma VW acaba de anunciar que ultrapassou a produção de mais de dois milhões de modelos equipados com tecnologia Car2X para o mercado europeu, o que “representa, por isso, um passo importante rumo à redução dos acidentes rodoviários”.

Os veículos ligados em rede através do Car2X utilizam o princípio da inteligência coletiva local e podem comunicar entre si e com a infraestrutura de trânsito local em tempo real. Uma comunicação que segundo a VW “pode ocorrer em milissegundos, sem necessidade de receção de rede móvel, possibilitando avisos e reações atempadas em situações onde a rapidez na transmissão é crucial – por exemplo, em casos de travagem de emergência, aproximação repentina ao final de uma fila de trânsito ou presença de veículos de emergência em aproximação”.

VW Golf

Related Post

Porsche Cayenne Elétrico

Porsche Cayenne Elétrico vai para a estrada com tecnologia da Fórmula E

09/11/2025
Renault

Só fica um! Renault está a vender jóias da coleção

09/11/2025
Google Maps tem novidades. Seja o primeiro a chegar

Preferir sombra: será esta a função mais inútil do Google Maps?

09/11/2025
Hyundai nova pick-up

Hyundai diz que nova pick-up vai deixar todos de cabeça perdida

08/11/2025

A conectividade com a infraestrutura envolvente está também a ganhar relevância: por exemplo, unidades inteligentes à beira da estrada podem enviar mensagens de aviso específicas aos veículos sobre diversos acontecimentos no trânsito – como condutores em contramão, engarrafamentos, presença de peões, animais ou objetos na via – bem como sobre fenómenos meteorológicos invulgares.

“Com a crescente utilização do Car2X, o tráfego rodoviário pode tornar-se mais cooperativo e preventivo em muitas situações. Esta tecnologia é, por isso, um elemento-chave da nossa ‘Visão Zero’ – um trânsito sem acidentes graves. Além disso, a Volkswagen está a lançar as bases para a mobilidade do futuro, que será mais segura, inteligente e conectada”, disse diretora de Sistemas de Assistência à Condução no departamento de desenvolvimento da VW, Veronica Lehr, em comunicado.

Comunicação direta e inteligente

Um pouco por toda a Europa, estão a ser feitos investimentos crescentes na integração da tecnologia Car2X nas infraestruturas de transporte. Na Alemanha, por exemplo, a Autobahn GmbH já equipou mais de 1.000 reboques de sinalização de obras com tecnologia Car2X.

Na Áustria, unidades instaladas à beira da estrada estão agora presentes em toda a rede de autoestradas, além disso, países como Itália, Espanha, República Checa, Hungria e Eslovénia já instalaram um elevado número de unidades junto à via e equiparam veículos de emergência e veículos especiais.

VW ID.7

Além disso, os serviços de assistência em estrada utilizam igualmente esta tecnologia para partilhar informações com utilizadores da via com Car2X num raio de até 800 metros, enquanto operadores rodoviários e os serviços de emergência consideram esta tecnologia um passo importante na prevenção de acidentes e na proteção das suas equipas no terreno.

Além disso, o Car2X abre novas possibilidades para o desenvolvimento de sistemas de assistência inovadores, concebidos para tornar a condução ainda mais cómoda e eficiente no futuro

“Por exemplo, ao receber informações relevantes, o sistema opcional Travel Assist com ACC pode reduzir a velocidade do veículo dentro dos limites do sistema, mesmo que o final de uma fila de trânsito ainda não seja visível. Para as mudanças de faixa assistidas em autoestrada, os dados fornecidos pelo Car2X podem ser utilizados para gerir a aceleração de forma mais suave e eficiente”.

No futuro a VW prevê que bicicletas, motociclos e outros utilizadores da via, como camiões e autocarros, também passem a estar interligados em rede. A marca germânica é membro da Coalition for Cyclist Safety, um consórcio que reúne líderes das indústrias automóvel, de bicicletas e de tecnologia, e cujo objetivo é reforçar a segurança dos ciclistas através da sua integração num ecossistema tecnológico conectado.

VW Tayron

Tecnologia Car2X num raio de 800 metros

Baseado no padrão Wi-Fi, a tecnologia Car2X permite aos veículos trocar avisos, dados de localização e outras informações em tempo real, num raio de até 800 metros. “Todas as notificações são anonimizadas, garantindo dessa forma a privacidade dos utilizadores, e a transmissão é gratuita, já que não faz uso da rede móvel”.

O sistema de assistência de alerta de perigos de trânsito com tecnologia Car2X está atualmente disponível de série nos modelos Golf Urban, Golf GTI Edition 50, Golf R, Golf Variant Urban, Passat Elegance, Passat R-Line, a partir do Tiguan Urban, Tayron, ID.7 Limo e ID.7 Tourer.

Tags: Car2XComunicaçãoinafraestruturastecnologiaVeículosVeronica LehrVW
Virgilio Machado

Virgilio Machado

Related Posts

Porsche Cayenne Elétrico
Atualidade

Porsche Cayenne Elétrico vai para a estrada com tecnologia da Fórmula E

by Virgilio Machado
09/11/2025
Renault
Atualidade

Só fica um! Renault está a vender jóias da coleção

by Virgilio Machado
09/11/2025
Google Maps tem novidades. Seja o primeiro a chegar
Atualidade

Preferir sombra: será esta a função mais inútil do Google Maps?

by Vitor Mendes
09/11/2025
  • Trending
  • Comments
  • Latest
Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

13/03/2024
Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

13/05/2024
Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

12/02/2024
Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

19/02/2024

Toyota Corolla 2019: interior em 360 graus

0
Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

0
bmw serie 3 interior

BMW Série 3 2019: interior em 360 graus

0
tractor más rápido del mundo

Aí está o trator mais rápido do mundo: 1.000 CV e 217 km/h de velocidade máxima

0
VW Car2X

VW já colocou dois milhões de veículos a “falarem” entre si

09/11/2025
Porsche Cayenne Elétrico

Porsche Cayenne Elétrico vai para a estrada com tecnologia da Fórmula E

09/11/2025
Renault

Só fica um! Renault está a vender jóias da coleção

09/11/2025
Google Maps tem novidades. Seja o primeiro a chegar

Preferir sombra: será esta a função mais inútil do Google Maps?

09/11/2025

Sobre

Noticias do setor automóvel, novidades e ensaios.

Informação importante

Assinaturas
Contactos
Estatuto Editorial
Política de Privacidade
Termos e condições

Tags

100% elétrico Audi Baterias BMW BYD carros elétricos China Citröen CUPRA Elon Musk Elétrico Elétricos Europa Ferrari FIAT Ford Honda Hyundai KIA Lamborghini Lexus Marcas Mazda Mercado Mercedes Mercedes-Benz Nissan Opel Peugeot PHEV Porsche Produção Renault Revista Carros & Motores SEAT Stellantis SUV tecnologia Tesla Toyota Vendas Videos Volkswagen Volvo Škoda

GRUPO V

Motosport
Motomais
Offroad moto
Revistacarros
Revistamotos
Calibre12
Mundonautico

© 2025 RevistaCarros

No Result
View All Result
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas

© 2025 RevistaCarros

Go to mobile version