A fábrica da VW em Września, na Polónia, que vai comemorar o seu décimo aniversário no próximo ano, está pronta para vai ser ampliada com mais dois novos pavilhões para a produção da próxima geração do Crafter totalmente elétrico.
“A fábrica em Września é uma das mais modernas do Grupo VW e o único local onde produzimos o Crafter e o MAN TGE. Isso torna a expansão da produção da próxima geração do nosso Crafter totalmente elétrico o próximo passo lógico na eletrificação da nossa oferta. Esta nova geração elétrica vai permitir fortalecer ainda mais a nossa posição no segmento de veículos comerciais”, disse Stefan Mecha, CEO da VW Veículos Comerciais.
A unidade de produção da marca germânica na Polónia pertence faz parte da VW Poznań, e ocupa uma área total de aproximadamente 220 hectares. Esta unidade de última geração simboliza a automatização dos processos produtivos, contando com mais de 1.300 robôs em operação e com a utilização de sistemas de controlo de qualidade baseados em inteligência artificial.
Além disso, a unidade de produção já opera com 100% de energia verde. Adicionalmente, parte da energia provém de um sistema fotovoltaico próprio. Com uma capacidade de 18,3 MW, este sistema cobre cerca de 25% das necessidades anuais de eletricidade da fábrica. Em condições meteorológicas favoráveis, chega a fornecer 100% da energia necessária para o funcionamento da unidade.
O arranque das novas obras de ampliação da fábrica de Września está previsto para o primeiro trimestre de 2026, e a conclusão para 2027, não tendo sido revelado, no entanto, o valor de investimento a realizar pela VW na construção dos dois novos pavilhões.
Leia também: