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A Volvo atualizou a gama das versões Recharge do XC40 e do C40, melhorando a autonomia, eficiência e performance. Contudo, a grande novidade dos SUV elétricos é o regresso aos modelos de tração traseira 25 anos depois.

Assim, na base da gama desta dupla de SUV passa a figurar uma versão RWD de 235 CV/175 kW em substituição da versão de tração dianteira 231 CV/170 kW – um aumento de potência de 3%. Outra novidade é a introdução de um sistema de arrefecimento melhorado, que segundo o fabricante sueco permite melhorar a autonomia, apesar de manter a bateria de 69 kWh de capacidade. Graças a isso, o XC40 Recharge consegue agora percorrer 460 km (WLTP), quando antes se ficava pelos 425 km. Já o C40 Recharge percorre até 476 em vez de 438 km.


Nestas versões, o carregamento de 10% a 80% demora agora cerca de 34 minutos utilizando um carregador DC de 130kW.
A versão RWD extended range passa a ter 252 CV/185 kW e uma bateria de 82 kWh que o torna capaz de percorrer até 515 km no XC40 e 533 km (mais 18 km do que antes) no C40. As atualizações incidiram também nos tempos de carregamento, com o XC40 Recharge Twin a permitir agora até 200 kW, o que possibilita encher de 10 a 80% da bateria em 27 minutos (menos 10 minutos do que antes) – um tempo equivalente ao carregamento rápido da bateria pequena que opera até 150 kW.

Os níveis de equipamento são três: core, plus e ultimate. Estas novas versões incluem ainda melhorias do lado de fora. Estão agora disponíveis, por exemplo, duas novas cores e novas jantes de liga leve de 19″ capazes de melhorar o design e ajudar na eficiência aerodinâmica. O Volvo XC40 Recharge está disponível a partir de 51.672 euros e o Volvo C40 Recharge a partir de 53.620 euros. As versões Twin chegam em maio e as versões RWD apenas no outono.

Ricardo Carvalho

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